Dez livros indispensáveis para jornalistas

 
Dez livros indispensáveis para jornalistas
 

A Revista Imprensa fez uma enquete com 40 jornalistas de diversas áreas perguntando quais livros mais os influenciaram em suas carreiras. Na lista, aparecem obras de não ficção, biografias, romances e os mais variados gêneros. Veja abaixo a lista com os dez mais votados:

E para você? Qual livro foi ou ainda é mais importante?

(via Portal Imprensa)

Leia também:

 

10 Comentários para “Dez livros indispensáveis para jornalistas”

  1. Jussara Cristina diz:

    Olá ,
    sou estudante de jornalismo,e minha professora de teorias da comunicação nos indicou que lêssemos o livro do George Orwell.No começo eu achei meio chato,mas depois,no desenrolar dos fatos vi que era interessante.
    É meio paranóico esse negócio de uma sociedade ser vigiada 24 hs por dia,de todas as suas ações ,todos os seus gestos,até a sua respiração quando diferente, ser motivo de desconfinça.
    O George Orwell teve uma grande imaginação ao escrever esse livro. É possível que em um futuro bem distante, isso se torne uma verdade.

  2. João Damasio diz:

    Ainda sou estudante né cara… desta lista só li Chatô e Dom Casmurro, sendo que não lembro mais nada deste último (ou seja, não marcou).

    Gosto de livro de teoria. “Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire” fica debaixo do meu braço que nem bíblia, dentro da minha mochila que nem apostila da escola.

    Mas nesse naipe da lista da Revista Imprensa eu posso apontar “Admirável Mundo Novo”, do Aldous Huxley e “Liberdade de imprensa” (ainda em processamento na minha mente) que reúne artigos do Marx.

  3. Gustavo Henrique diz:

    Parabéns pelo site, muito rico! O artigo sobre os livros também é muito bom, mas eu ainda acrescentaria “O Assassino e o Jornalista” de Janet Malcolm que vem a provocar no leitor, no jornalista, uma problematização a respeito do seu código de ética. Esse é um livro básico e de suma importância para quem quer fixar a filosofia presente no Código de Ética Jornalístico. Outros livros que recomendo são Rota 66 e Abusado, ambos de Caco Barcelos.
    Realmente o livro Dom Casmurro foi muito bem citado, pois mesmo sendo um romance do século passado, vem exemplificar casos típicos do jornalista que são as dúvidas causadas entre as evidências, a subjetividade inerente e os depoimentos das fontes.

  4. Jornalista M.F. Machado diz:

    O melhor livro nacional: ‘Constituicao da República Federativa do Brasil.’

  5. Elaine diz:

    Gostei muito das suas dicas. Também sou estudante de jornalismo.
    Eu colcaria também o livro HIROSHIMA do autor John HERSEY, muito bom. Lembro de ter terminado a leitura no estágio, pois estava sem muita coisa pra fazer, e quando deu o meu horário de ir embora, na época eu estagiava próximo ao bairro da Liberdade e fiquei doida para sair e conversa com os idosos japoneses que estavam sentadinhos nos bancos da praça. Estava doida para aborda-los. Mas me contive. No final das contas ao espear o ônibus para ir embora, uma senhora de traços orientais que aparentava uns 50 anos sentou-se ao meu lado. E não lembro o motivo, mas ela puxou assunto comigo e eu aproveitei e dsse que estava lendo justamente um história que falava sobre a bomba que atingiu HIROSHIMA. Ela é brasileira e descende de japoneses, e felizmente não estava lá naquela época e seu pai que é japonês veio para o Brasil antes do acontecido. Mas ela dsse ter ido ao Japão e ter levado os 2 filhos, os quais foram aos locais onde tinham a História registrada, mas ela mesmo disse não te tido vontade de ver tanto sofrimento.

  6. Marcos Maia Borges diz:

    Gostei muito desse artigo. Sou estudante do último ano de jornalismo e esse artigo é muito bom pra nos mostrar os ícones da leitura jornalística.

  7. daiane brites diz:

    Ótima lista. Também sou estudante de jornalismo, e pra mim o melhor sem dúvida é a sangue frio, um trabalho realmente incomparável do capote e sonho de qualquer jornalista.

  8. Lima Júnior diz:

    Como entrei há pouco tempo no curso, ainda li poucos livros da área. Dos que estão na lista, li apenas Dom Casmurro e A Sangue Frio (este último li durante meu primeiro semestre). Além desse, li O Jornalista e O Assassino, durante uma cadeira do primeiro semestre e em breve pretendo ler Rota 66.

  9. Jader diz:

    Da imensa lista de obras, pensando apenas no século XIX, vale a pena lembrar por exemplo de :: Ilusões perdidas:: , de Balzac, e de :: Ao correr da Pena :: de José de Alencar…

  10. Verônica da Silva ZAnardi diz:

    Vou fazer um concurso na área de jornalismo e preciso dos livros para dowload baixar:

    Manual de Radiojornalismo- BARREIRO, Heródoto e LIMA, Paulo Rodolfo

    BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa,Companhia das letras

    COIMBRA, Oswaldo. O texto de reportagem impressa. Ed Ática

    DIMENSTEIN, Gilberto e KOTSCHO, Ricardo. A aventura da reportagem

    edSummus. DINES, Alberto. O papel do jornal

    ed SUMMUS. DOTY, Dorothy. Divulgação jornalística e relações públicas, Cultura editores associados.

    ERBOLATO, Mário L.Técnicas de codificação em jornalismo

    edÁtica.MARCONDESFILHO,Ciro.O capital da notícia

    Jornalismo como produção social de segunda naturezaed Ática.

    Literatura sobre fotojornalismo. Manuais sobre Adobe Page Maker.

    Se puder enviar para mim agradeço

    Atenciosamente,

    Verônica Zanardi
    Jornalista

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).