Internet Veja mais em Internet

Use a internet para aprender alguma coisa – Parte 1 – Cursos de idioma gratuitos na web

 
Use a internet para aprender alguma coisa – Parte 1 – Cursos de idioma gratuitos na web
 

use a internet para aprender alguma coisa

Apesar de todos os seus problemas, que não são poucos, as possibilidades que a internet oferece são maravilhosas. Isso é, se forem encontradas em meio a tanta bobagem coisa irrelevante. Para ajudar você a encontrar as coisas boas da web, aqui no blog e no Twitter, eu procuro sempre listar aquilo que considero interessante.

Esse é o primeiro post de uma série que preparei sobre o uso da internet para o aprendizado. Os títulos serão sempre: “Use a internet para aprender alguma coisa” e os posts serão divididos por categoria. Nessa primeira parte, o assunto são os cursos de idiomas.

Com as férias escolares se aproximando, esse é o momento de começar a planejar como aproveitar da melhor maneira o tempo ocioso. E não há nada melhor do que aprender um pouco, ou muito, sem precisar gastar $$!

Dentre os cursos listados aqui, quatro deles estão disponíveis no YouTube, que apesar de ser uma plataforma de entretenimento, tem muita coisa boa perdida e, por vezes, quase esquecida entre seus vídeos. Destes, os links levam para as primeiras aulas e, se o assunto interessar, é possível acompanhar as novidades se inscrevendo nos canais dos professores.

Segundo a INFO Online, que deu algumas dicas, no You Tube, “os vídeos nem sempre apresentam boa qualidade, mas o importante é o conteúdo apresentado, que aborda desde gramática até a pronúncia correta de palavras utilizadas no cotidiano e até em operações de negócios”.

Vamos aos cursos por ordem alfabética:

Aula de inglês (You Tube) – Nível Intermediário – Produzido pelo professor Eduardo DeAguiar, possui dicas de pronúncia e expressões utilizadas na língua inglesa. Em alguns dos vídeos, o apresentador demonstra frases específicas e faz brincadeiras para ajudar a melhorar a pronúncia de algumas letras e sílabas específicas. No mínimo, você vai dar algumas risadas com os “efeitos” especiais!

Aulas de inglês básico (You Tube) – Nível Básico – As aulas do professor Arnaldo possuem recursos de vídeo interessantes, apesar da qualidade do som não ser muito boa. Ele aborda os temas básicos, além de explorar diversas expressões comuns da língua. Essa lousa é o sonho de qualque professor! É só falar que aparece escrito!

bbcBBC Languages – Nível Avançado – Destinado aos que já dominam o inglês e desejam aprender mais uma língua, o site britânico da BBC oferece sete idiomas para aprendizado — entre eles, grego e urdu (língua do Paquistão). Mas, a real ênfase fica concentrada em espanhol, francês, alemão e italiano. É bom porque você aperfeiçoa o seu inglês aprendendo outro idioma. Só não vale querer aprender português…

Dicas rápidas de pronúncia (You Tube) – Nível Básico/Intermediário – Diversas dicas de pronúncia apresentadas por Arthur, comparando as diferenças entre a forma de falar de um brasileiro e de um gringo. Só cuidado para não cuspir no papel na hora de fazer os exercícios!

Inglês para Negócios (You Tube) – Nível Avançado – Ministrado pelo professor canadense Steve Ford, possui uma qualidade até que boa e é voltado a introduzir o aluno ao inglês focado nos negócios, até mesmo ensinando como se portar em uma entrevista de emprego. Let’s make some business!

languageLanguage Guide – Nível Básico/Intermediário – Apesar da interface simples e da falta de interatividade, disponibiliza arquivos de áudio e aulas na própria página. Oferece, também, didatismo superior ao dos outros sites em português avaliados. O site permite o aprendizado de 11 idiomas, incluindo português. O destaque fica com a oferta de japonês, hebraico e árabe. Só torça para não precisar utilizar a ajuda, porque essa está toda em inglês! Ah… e faltou alguma ferramenta de comunicação também! É, nem um chatzinho também.

livemochaLivemocha – Todos os Níveis – O Livemocha não é especificamente um curso de inglês, mas uma espécie de rede social com cursos de diversos idiomas. Segundo o próprio site, são mais de três milhões de membros cadastrados utilizando material em 30 línguas que você pode estudar simultaneamente. O difícil é ficar com tanta língua na boca… quer dizer, na cabeça.

mangoMango Languages – Nível Avançado – Também restrito a quem já tem noções de inglês, o site ensina 11 idiomas diferentes, como espanhol, francês, alemão, mandarim, russo, entre outras. As ferramentas incluem arquivos de áudio (que você pode baixar diretamente para iPod, por exemplo) e significado e pronúncia correta de vocábulos por som. Nesse também dá para treinar o inglês aprendendo outro idioma. Dá até para aprender que no Brasil se atende o telefone falando “Alo!” (gritando).

estacioUniversidade Estácio de Sá – Todos os Níveis – A Universidade oferece um curso de inglês interessante para quem quer aprimorar o uso da língua. Ao todo, são 14 módulos gratuitos, que oferecem conceitos, exercícios práticos, textos para reflexão e utilização no cotidiano. Tudo para ajudar os alunos a compreenderam os detalhes do idioma. O único problema é que o curso já está meio velhinho, porém, na maioria das escolas de inglês você vai acabar pegando um professor bem velinho e isso não atrapalhará em nada o seu aprendizado.

uoleducacaoUOL Educação | BBC – Todos os Níveis – Parceria entre o UOL e a BBC, o usuário encontra interface traduzida para o português. Ela é dividida em exercícios de leitura; testes; gramática e vocabulário; audição e aulas completas. O nível vai do básico ao avançado. Só fica devendo um pouco de interatividade. Alias, poderia ter pelo menos um chat, né?

weblinguasWeblinguas – Todos os Níveis – A idéia do site é diferenciada em relação aos demais. O site não conta com aulas de algum idioma, mas com atividades, jogos, dicas e informações para complementarem os seus estudos, seja em um curso on ou offline. Se você não quer fazer um curso de inglês, mas quer apenas praticar um pouco, o site é uma boa opção.

Bem, os que encontrei foram esses, se você tiver alguma dica, compartilhe!

Leia também:

 

3 Comentários para “Use a internet para aprender alguma coisa – Parte 1 – Cursos de idioma gratuitos na web”

  1. Tweets that mention Use a internet para aprender alguma coisa – Parte 1 – Cursos de idioma gratuitos na web | oJornalista.com -- Topsy.com diz:

    […] This post was mentioned on Twitter by Bruno Cardoso, Leandro Leonardi. Leandro Leonardi said: RT: @inexato: Use a internet para aprender alguma coisa! Parte 1 – Cursos de idioma gratuitos na web – http://migre.me/cTMy […]

  2. Silas Ribas diz:

    Salve,

    Parabéns pelo post, alguns eu conhecia outros não e estou visitando para comecar a aprender.

    Sucesso!

  3. Mariana diz:

    Ótimo post. Eu só conhecia o Livemocha, sou cadastrada há um tempo… bom saber desses outros!

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).