Livros de Comunicação Grátis para Download

 
Livros de Comunicação Grátis para Download
 

Primeiramente, gostaria de agradecer pela colaboração de todos na divulgação deste blog, que teve recorde (bem acima das minhas expectativas) de visitação no último post: “Redação Grátis – Softwares Livres para Jornalistas”.

Além disso, quero agradecer também aos comentários, elogios e críticas que venho recebendo, principalmente através do próprio blog e no meu Twitter (@inexato).

Essa semana, preparei uma lista de livros de Comunicação que podem ser baixados ou lidos gratuitamente na Internet, seguindo os conselhos de Chris Anderson no livro Free: “Those who understand the new Free will command tomorrow’s markets and disrupt today’s – indeed, they’re already doing it”.

Quem entende inglês, pode ler aqui o livro completo, mesmo com as restrições de área do mesmo (que é restrito para visualização no Brasil).

Você vai encontrar livros de Jornalismo, Mídias Sociais, Internet, Design e Marketing.

Em breve pretendo publicar as referências bibliográficas completas dos livros que estou utilizando na minha nova monografia: “Muito Além do Tempo Real” (título ainda provisório).

Uma boa leitura e comente! Se você tiver alguma outra sugestão de livro, compartilhe!


Redes Sociais na Internet

Redes Sociais na Internet

Redes Sociais na InternetRaquel Recuero

O livro trata de um fenômeno que toca milhares de usuários ao redor do mundo: surgimento das redes sociais na Internet. Além disso, ele mostra que os conceitos de rede sociais são bem mais remotos que a Internet.

A partir de uma proposta teórico-aplicada, o livro foca as questões teóricas voltadas ao atores, ao capital social e às estruturas das redes sociais, bem como sua aplicação para os estudos na Internet, a popularidade, autoridade e reputação em sites como Fotolog, o Flickr, o Orkut etc. Discute, assim, toda uma cultura da sociabilidade mediada emergentes em diversos grupos e comunidades.

O livro de Recuero nos ajuda a ver como as redes sociais na Internet são instrumentos de colaboração e de produção de conhecimento, e como devemos aprender a usá-los para ampliarmos a nossa ação sobre o mundo.

DownloadDownloadComprar versão Impressa


Para Entender a Internet

Para Entender a Internet

Para Entender a Internet Organizado por Juliano Spyer

Trata-se de uma coletânea com 38 textos escritos por profissionais de Internet atuantes no Brasil pensando no leitor não muito familiarizado com a web.

Segundo o organizador, “muitas pessoas ainda sentem que a tal revolução trazida pela Web é uma festa para a qual eles não foram convidados. Muitos professores de escolas públicas e privadas, empreendedores, executivos, comunicadores, administradores públicos e uma boa parte da sociedade civil não entendem o motivo de tanta euforia em relação à internet.”

Participam do livro: Alessandro Barbosa Lima, Alex Primo, Alexandre Hannud Abdo, Alexandre Matias, Ana Brambilla, André Passamani, Bárbara Dieu, Bruno Ayres e Marianna Taborda, Carlos Estigarribia, Carlos Merigo, Cris Dias, Dalton Martins, Daniel Duende, Diego Franco, Edney Souza, Fábio Fernandes, Fábio Seixas, Felipe Fonseca, Fernando Gouveia, José Mauro Kazi, José Murilo Junior, Juliano Spyer, Luiz Algarra, Luli Radfahrer, Manoel Lemos, Marcelo Coutinho, Marcelo Vitorino, Pablo Handl, Rafael Ziggy, Raquel Recuero, Renato Targa, Rodrigo Savazoni, Ronaldo Lemos, Rosana Hermann, Sérgio Amadeu, Soninha Francine, Wagner Tamanaha.

DownloadDownload


Como Escrever Para a Web

Como Escrever Para a Web

Como Escrever para WEB

Publicado pelo Centro Knight for Journalism in the Americas em diversos idiomas, inclusive o português. Escrito pelo jornalista colombiano Guillermo Franco foi traduzido ao português pelo jornalista brasileiro Marcelo Soares.

O livro traz exemplos práticos sobre como escrever para publicações online e como pesquisar a partir de outras fontes. O autor o considera não só um manual, mas também um ponto de partida para um guia mais abrangente sobre como escrever para a Web. Desde a sua publicação em dezembro de 2008, a edição em espanhol já foi baixada quase 13.000 vezes.

DownloadDownload


Comunicação em RedeCharles Cadé

O livro, que não tem capa (de propósito), trata da informação na era digital: jornalismo online, mídia social (web 2.0), jornalismo cidadão etc.

Não é necessário fazer download: você tem acesso ao conteúdo do e-book através do mapa da página. A obra não é estática: é possível clicar, possui tags (etiquetas) e links para mais informações. Isso facilita a leitura fragmentada. Apesar de haver a sugestão de uma linha a ser seguida, os textos podem ser lidos separadamente, caso haja interesse apenas por tópicos específicos.

A obra pode ser atualizada com a inclusão de dados recentes e novos textos.

DownloadLer on-line


Blogs.com - Estudos Sobre Blogs e Comunicação

Blogs.com - Estudos Sobre Blogs e Comunicação

Blogs.com – Estudos sobre Blogs e Comunicação – Organizado por  Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Montardo

O livro é composto por 11 artigos de diversos pesquisadores de diferentes regiões e instituições, que oferecem uma miríade de conceitos e definições de blogs, bem como diferentes interpretações sobre seus usos.  A obra possui duas sessões, a primeira delas concentrando os artigos que tratam do objeto a partir de conceitualizações, sejam elas histórico-diacrônicas ou estruturais, antropológicas, discursivas, sociológicas, entre outras, além de propostas de tipologias e de metodologias para o seu estudo empírico e a constituição da chamada blogosfera.

A coletânea surgiu de um projeto e de uma inquietação teórica comum às autoras: a pesquisa sobre blogs, seus usos e apropriações no ciberespaço, a partir de perspectivas teórico-metodológicas diferentes e olhares que se aproximam e se distanciam.

DownloadDownload


A Sociedade em Rede: Do conhecimento à Acção Política – Gustavo Cardoso e Manuel Castells

Este livro foi lançado em março de 2006 e é o resultado do seminário A Sociedade em Rede e a Economia do Conhecimento: Portugal numa Perspectiva Global, realizado em 2005 em Lisboa. Organizado por Gustavo Cardoso e Manuel Castells foi escrito a convite do então Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio, e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da INCM.

DownloadDownload


DWD:2

DWD:2

Design/Web/Design:2 – Luli Radfaher

Apesar de um pouco antigo (publicado em 2000), o DWD:2 é, como disse o próprio autor, “um manual de questionamentos” e não um livro de técnicas. Portanto, continua sendo bem atual, mesmo com as grandes mudanças que ocorreram na internet nesse intervalo de quase 10 anos. O livro trata de criação, conceituação e técnicas de design, da World Wide Web e de Webdesign.

Recomendado para quem trabalha com design ou áreas relativas, o que o jornalismo on-line não deixa de ser.

DownloadDownload


Onipresente

Onipresente

Onipresente Ricardo Cavallini

Em “A Estrada do Futuro” Bill Gates afirma como é importante saber exatamente a hora em que você tomou uma decisão errada e que, dia após dia, em sua carreira, ele pensou “será que foi agora que errei?”.

Já em “A Noite Americana”, numa cena hoje célebre, François Truffaut usa um diretor para ilustrar que o processo de decisão depende de um certo “gut feeling” (seja no mundo dos negócios, seja na arte).

Onipresente, o terceiro li­vro de Ricardo Cavallini, fala das mudanças que estão ocorrendo com o consumidor, nas agências, na comunicação. Não apresenta fórmulas mágicas, mas colabora com conhecimento, tão importante nesses tempos empíricos.

Se você ainda não entendeu essa tênue relação entre o “gut felling” e o conhecimen­to, vale lembrar a frase antológica de Lee Trevino, um dos golfistas de maior sucesso no mundo. Após uma tacada longa e precisa, uma voz feminina gritou da arquibancada: “Que sorte!”. E Trevino respondeu em voz baixa, mas perto dos microfones: “É minha senhora…quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.”

DownloadDownloadComprar versão impressa


O Marketing Depois de Amanhã

O Marketing Depois de Amanhã

O Marketing Depois de AmanhãRicardo Cavallini

O livro fala sobre o aparecimento de novas tecnologias e a influência que elas poderão exercer no marketing nos próximos anos.

A obra traz prefácio de Washington Olivetto (presidente da W/Brasil): “O Marketing Depois de Amanhã é um objeto que fisicamente parece um livro, mas na verdade é uma espécie de tradutor simultâneo de tudo que está acontecendo e mudando no marketing e na comunicação de hoje e de um futuro próximo: amanhã cedo, por exemplo”.

O autor discorre sobre a fragmentação da audiência frente às novas mídias, como celulares e videogames, sem utilizar uma linguagem técnica ou termos complicados. Ainda para facilitar o entendimento, as tecnologias foram separadas por capítulos, nos quais o autor se aprofunda apresentando vários cases.

Profundo conhecedor de assuntos relacionados à tecnologia atrelada à comunicação, Cavallini aborda em seu livro assuntos que são fruto de muita pesquisa, com “produtos e tecnologias que já são realidade, mesmo que na forma de protótipos. Tecnologias cujo processo de maturação causará impacto no futuro do marketing como o conhecemos hoje”, escreve o autor na introdução do livro.

DownloadDownload


A Arte de Desperdiçar EnergiaRicardo Cavallini

O livro conta a história do Boa Bronha, um site amador campeão de audiência da Internet brasileira.

Segundo o Ibope, em apenas três meses, o despretensioso site passou a ser um dos mais visitados do Brasil. Só como comparativo, o Google tinha, na mesma época, uma média mensal de 35 milhões de páginas vistas por brasileiros. O Boa Bronha alcançou 1,8 milhão, em um único dia.

Em 2002, a pedido da empresa em que trabalhava na época, a Globo.com, o autor montou um site pornô amador para alavancar a audiência do portal.

Profundo conhecedor de assuntos relacionados à tecnologia atrelada à comunicação, Cavallini nunca imaginou fazer um site pornô e, muito menos, que a experiência seria rica o suficiente para virar um livro.

A obra traz prefácio de Marcelo Tas, jornalista e comunicador de TV: “ A história do sucesso meteórico desse pornô-site, descrita de maneira direta e minuciosa, é uma aula preciosa de comunicação. Os sites pornôs (e também a maioria dos programas de televisão) tratam o cara que está do outro lado da tela como uma besta quadrada. Cavallini botou o ovo de Colombo em pé: apostou na inteligência dos taradões da Internet. ”

DownloadDownload

Leia também:

 

50 Comentários para “Livros de Comunicação Grátis para Download”

  1. Ana Marta Moreira Flores diz:

    Ótima iniciativa! parabéns! 😛

  2. Lina diz:

    Inacreditável que te achei desta maneira…
    Por onde vc anda?
    Saudades de ti!
    Me manda um e-mail resposta.
    Bjos

  3. Guilherme Vinicius diz:

    Ótimo post. Está favoritado!

  4. Mariely diz:

    Parabéns pela seleção de livros, realmente muito bons, vale a pena dar uma olhada.. mas ainda prefiro segurar um livro na mão e folheá-lo. =)

  5. Adelson (Gerenciando Blog) diz:

    Olá, Bruno!

    Vim aqui retribuir sua visita ao Gerenciando Blog e conhecer o seu trabalho.

    Seu blog é ótimo! Estou gostando muito dos artigos que estou lendo. Achei ótima também sua iniciativa no artigo anterior e também neste: muitos não sabem que existem ótimos materiais de distribuição livre na internet, e acabam caindo no “lado negro” e baixando conteúdo ilegal. Mesmo não sendo da área de Jornalismo, vi ótimo títulos aqui que podem interessar para qualquer um que tenha um blog ou site.

    Parabéns pelo seu trabalho e sucesso!

  6. Leonardo Ferreira diz:

    Ótima lista. Adorei. É isso aí. Este é o segrego da plenituda da vida: compartilhar!!

  7. André de Moraes diz:

    Cara, seu blog é inEXATAMENTE ótimo!

    Muito bom e já figura na lista dos meus favoritos.

    Também tenho um blog, O Quarto Poder.info (www.quartopoder.info). Ele é recente na blogosfera – pouco mais de 20 dias -, mas pretendo fazer um bom trabalho e com o “ojornalista”, minha vida ficará mais fácil…

    Vou te indicar!

    E depois, com tempo, leio TODOS os posts!

    No mais, muita paz!

  8. Livros eletrônicos sobre comunicação « Charles Cadé Blog / Comunicação, tecnologia e cultura digital diz:

    […] 2009 Agosto 4 tags: ebook, ebook download by charles c Recentemente, os blogs de Bruno Cardoso e da Lila trouxeram boas dicas de leituras de livros eletrônicos gratuitos sobre comunicação. […]

  9. Jornal A Verdade diz:

    Extraordinária a idéia de aproximar toda essa geração ao conhecimento do mundo da informática. Preciso saber um pouco mais. Desejo montar um blog e necessito com urgência de um manual simples para elaboração e postagem na internet.
    Forte abraço e parabens pela brilhante iniciativa.

  10. Fabiana Alves diz:

    Primeiramente obrigada pelos livros e estou te seguindo.
    Agora, o link de softwares Redação Grátis está com algum problema.

    Obrigada e gostei do blog.

    Parabéns.

  11. Bruno Figueiredo diz:

    Favoritado e repostado no escriba Virtual.

  12. joao marcelo diz:

    ainda há livros que estou atras e não consegui. O livro é: A ERA DOS IMPÉRIOS.
    Para tanto, por este portal que baixa alguns livros, parabens sim, ô xente!

  13. Danilo Trindade diz:

    Parabéns pelo Blog!!! Um belo trabalho que você está fazendo.

  14. Anizio Silva diz:

    Caro Bruno, o link para o artigo “Redação Grátis – Softwares Livres para Jornalistas” tá quebrado.

    No mais, ótimo post. Já li alguns desses “e-livros” e são bons mesmo.

  15. Elton diz:

    Muito boa a lista, parabéns pelo trabalho.

    Sugiro mais livro para sua lista:
    http://culturadigital.br/blog/2009/09/26/baixe-o-livro-culturadigital-br/

    Um abraço

  16. Reinaldo diz:

    Sucesso!!!! o seu blog é super interessante, para meu conhecimento, aprendizado.

    abraços

  17. Joyce diz:

    Ola!Parabéns pelo seu blog é otimo e realmente um dos melhores que ja li.

  18. Joyce diz:

    Ah e alias,pretendo seguir na profissão de jornalista,se tiver um tempo,pode me dar algumas dicas?
    Obrigada

    Joyce Grazyelly.

  19. Gabriela diz:

    Ola!
    Você teria disponível para download o livro “Por que estudar a Mídia?” do Roger Silverstone? Não encontro em site algum…

    Obrigada,
    Gabi.

  20. Juliane diz:

    Oi,amei o site.
    Estou loucamente procurando na net o livro “Teorias da comunicação de Massa” de Sandra Ball-Rokeach.
    Você sabe onde posso encontrá-lo grátis?
    Achei na net mais só achei pago.
    Desde já agradeço.

  21. Sidelon Magno diz:

    Olá Bruno, muito bom o seu trabalho!
    Apesar de não estudar para jornalismo eu reconheço o seu trabalho

    Eu vejo um mundo melhor onde você mostra que, com o saber sendo gratuito
    Uma sociedade é bem formada um futuro digno para todos, onde cada um tem sua escolha

    Que Deus este-já sempre na sua frente

    Ass: Sidelon Magno.
    Recife _Pe

    Seu corretor de imoveis
    (081) 91540155/ 85624988
    E-Mail: Consultor_de_vendas@yahoo.com.br

  22. silvaney diz:

    ola ! sou novato no ramo da web designer mais, sou a paixonado e gostaria de auguns livros pra baixar pois adorei, o seu trabalho e não consigo baixar com facilidade livros gratis, se puder me ajude ficaria muito grato obrigado e muito bom trabalho.

  23. Débora diz:

    Olá, só estou passando para agradecer, muito obrigada, muitos desses livros estão me ajudando, e tenho certeza que me ajudarão muito, mais uma vez, agradeço e parabéns pela iniciativa =)

  24. Daniela Barbieri diz:

    Prezado Bruno,

    Sou publicitária e estou desatualizada em novas tecnologias. Preciso de material para fazer concurso. Poderia disponibilizá-lo para mim.

    Obrigada, Daniela

  25. Bruna Gontier diz:

    Olá. Sou acadêmica de Comunicação Social- Jornalismo, e estou á procura de um livro em específico: A arte de fazer um jornal diário, de Ricardo Noblat. Teria como eu fazer o download deste?
    Desde já, agradeço.

  26. oJornalista diz:

    Oi Bruna,
    Infelizmente não! O livro do Noblat não pode ser distribuido pela internet.

  27. Bruna Gontier diz:

    Bom.. Agradeço mesmo assim.
    E parabenizo seu blog. Adoro e visito sempre.
    Abraços.

  28. João Paulo diz:

    Olá, sou novo no ramo de comunicação social-jornalismo, e estou passando para parabenizá-lo pela criação do blog. É fantástico! excelente trabalho.

  29. Felipe Lemos diz:

    Sugiro que sejam colocados para download livros do professor Wilson Bueno, de Luciane Lucas (sobre crise de mídia), do Mário Rosa (nesta mesma área), etc, sobre gerenciamento de crise com a mídia.

  30. Silvannir Jaques diz:

    Excelente conteúdo!! Bom trabalho! Fiz questão de divulgar entre os colegas de Comunicação. Iniciativas como esta devem ser levadas a diante! Parabéns!!E obrigada!! 🙂

  31. Elmer diz:

    Sem palavras, excelente blog.
    Vou indica-lo para o pessoal da turma de comunição

  32. J. Henrique G. Machado diz:

    Olá. Sou estudante de jornalismo e estou procurando o livro “Na Mídia, na Rua: Narrativas do Cotidiano” de César Guimarães e Vera França”. Gostaria de saber se consigo fazer download dessa obra.
    Obrigado

  33. Cristiane Jobim diz:

    Olá, achei muito bom o seu blog e estou compatilhando com os alunos e amigos da Escola de Rádio no nosso blog. Abçs e boa sorte !

  34. carlos henrique de souza diz:

    acho maravilho poder contar com este maraviloso acervo.

  35. Gerson Pimentel Chagas diz:

    Sou acadêmico de jornalismo em Sanarém – Pará, acessei o blog e gostei do conteúdo espero que sempre tenham novidades pra nós do ramo jornalístico, e principalmente aqui pro norte que não temos muitas livrarias disponíveis para compra de livros e outros materias.

  36. Gerson Pimentel Chagas diz:

    O nome da minha cidade é Santarém, estado do Pará. Fica localizada no encontro dos Rios Amazonas e Tapajós.

  37. Andréia Homem diz:

    Oi, bom dia!

    Adorei a lista de livros, mas não conseguir baixar nenhum. Dá página inexistente e alguns erros. Eles foram tirados do ar?

    Tem uns títulos que podem me ajudar com a minha monografia!

    Fico aguardando um retorno.

    Grata, Andréia Homem.

  38. Pimenta diz:

    Parabéns pela iniciativa de permitir o download de livros sobre comunicação.

  39. Luana diz:

    O link do livro da Raquel Recuero “Redes sociais na internet” está com problemas”.

  40. Bibliotecas Digitais « Floripa Colaborativa diz:

    […] […]

  41. oJornalista diz:

    Vou verificar! Obrigado!

  42. Os 11 posts mais lidos de 2011 | oJornalista.com diz:

    […] 1. Livros de Comunicação Grátis para Download […]

  43. Marina Fernanda Veiga dos Santos de farias diz:

    Não estou conseguindo baixar os livros???? O que faço?

  44. Livros de Comunicação para Download Grátis – Parte 5 | oJornalista.com diz:

    […] faz mais de um ano que eu decidi listar aqui no blog os livros de comunicação que eu encontrei na internet e que poderiam ser baixados livremente de maneira legal. Esse post […]

  45. Karime diz:

    Ola, estou estudando para concurso e gostaria de saber se tem o livro Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a midia 4 edicao, estou com a 2 edicao e gostaria de verificar se ha grande modificacao. Grata.

  46. Pedro Borralho Ndomba diz:

    é de lovar esta iniciativa ,por facilita-nos ao fazermos as nossas pesquisa.sucessos

  47. Livros Grátis Para Download – Jornalismo | C.A.G.R. - QUILOMBO diz:
  48. Carol diz:

    oi bruno, eu sou estudante de jornalismo, deficiente visual, e tenho dificuldade em conseguir os livros digitalizados. geralmente procuro os em doc, que o leitor de tela lê sem problemas.
    você poderia por favor dispunibilizar o livro:
    o que é acessoria de imprensa?
    obrigada!

  49. Marcela diz:

    Muito bom, obrigada.

  50. SANDRA MARA DO ROCIO SANTOS diz:

    Se puder enviar-me por e-mail,
    muitíssimo obrigada

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).