Redação Grátis – Softwares Livres para Jornalistas

 
Redação Grátis – Softwares Livres para Jornalistas
 

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem nenhuma restrição”. (Wikipedia)

617357055_6ef675d11e

Abaixo você encontra uma lista com os principais softwares livres existentes na internet, que rodem em mais de um sistema operacional (Windows e Linux, em sua grande maioria), que considero essenciais para o jornalista que deseja trabalhar com tecnologias multimídia e não quer gastar fortunas com as licenças dos softwares proprietários.

A lista pode ser útil para profissionais de todas as áreas, porém, meu foco principal foram os jornalistas.

A idéia foi reunir uma gama de programas que podem ser baixados gratuitamente e considero necessários em uma redação de jornal impresso, on-line ou qualquer outro, divididos em categorias, como: áudio, vídeo, gerenciadores de projetos, editores de texto, editores de imagem, diagramação etc.

Espero que as dicas sejam úteis e que você se permita ao menos experimentar alguma opção “free” para os softwares que você já está acostumado a trabalhar no seu cotidiano.

Vamos aos programas e bom download!

Browsers

Firefox / Chrome

Firefox / Chrome

Mozilla Firefox (em Português) – Conhecido como o browser mais inovador, chega na versão 3.5 com suporte a HTML 5, modo privativo e promete mais velocidade. Possui corretor ortográfico, navegação por abas, proteção contra páginas falsas, pesquisa inteligente, restauração da sessão, bloqueador de janelas popup e leitor de RSS.

Google Chrome (em Português) – Google Chrome é o navegador de código aberto desenvolvido pela Google com a idéia de ser proposta de ser limpo, simples e fácil de usar. Possui navegação em abas, navegação privada, miniatura dos sites mais utilizados e pesquisa na barra de endereços.

Clientes de FTPs

Filezilla – Cliente de FTP para transferência de arquivos.

FireFTP – Programa de FTP/SFTP que funciona em uma aba do Firefox ou em uma janela própria, pode fazer uploads e continuar downloads interrompidos.

E-mails

Thunderbird (em Português) – Software de correio eletrônico desenvolvido pela Fundação Mozilla, responsável pelo Firefox. Possui filtro anti-spam, pastas de pesquisa, marcadores, proteção à privacidade e muito mais.

Comunicadores Instantâneos

Miranda IM

Miranda IM

aMSN – Programa de mensagens instantâneas via Internet que foi desenvolvido como alternativa para usuários de MSN Messenger.

Miranda IM – Programa de mensagens instantâneas que une vários dos sistemas mais populares de bate-papo em um único aplicativo,  como: ICQ, MSN, Yahoo! Messenger, Google Talk e AOL Messenger. Além disso, o programa oferece suporte à plataforma de conversa em tempo real IRC.

Pidgin – Antigamente conhecido como Gaim, se distingue dos demais programas de comunicação pela sua ampla capacidade de se conectar com diversos protocolos, tipo: AIM, ICQ, Jabber/XMPP, MSN Messenger, Yahoo!, Bonjour, Gadu-Gadu, IRC, Novell GroupWise Messenger, QQ, Lotus Sametime, SILC, SIMPLE, e Zephyr.

Ekiga – Anteriormente conhecido como GnomeMeeting é uma aplicação de videoconferências e telefonia IP para o GNOME. Permite que todas as características modernas de uma videoconferência como suporte de provedor inteligente fornecedor chamadas de computador para telefone.

QuteCom – Antigo WengoPhone, é uma aplicação que pretende agregar diversos modelos ou sistemas de comunicação síncrona. Com o QuteCom é possível realizar comunicação VoIP e videoconferências, realizar chamadas telefônicas (incluindo para e de linhas terrestres e operadores móveis), SMS e integra funcionalidades para chat e mensagens instantâneas para as redes MSN, AIM, ICQ, Yahoo and Jabber

ChatZilla – Cliente IRC (Internet Relay Chat) distribuído como extensão para o navegador Firefox.

Office – Editores de Texto/Apresentações/Planilhas/Etc.

BrOffice - Writer

BrOffice - Writer

OpenOffice/BrOffice (em Português) – BrOffice.org é o nome oficial do OpenOffice.org no Brasil. É um pacote de softwares gratuito, semelhante ao Office da Microsoft. O uso é bem parecido com o da Microsoft, porém, com a inclusão de um editor gráfico e um editor de fórmulas matemáticas. Além disso, ele tem a possibilidade de salvar arquivos em PDF. Veja abaixo a lista de softwares que compõem o pacote:

OpenOffice.org Writer – Editor de texto bem parecido com o Word;
OpenOffice.org Impress – Programa de apresentação de slides parecido com o PowerPoint;
OpenOffice.org Math – Editor de fórmulas matemáticas;
OpenOffice.org Draw – Ferramenta para criação e edição de imagens, desenhos, fluxogramas, cartazes, logotipos etc. Suporta a inclusão de imagens, gráficos, desenho de vetores e formas geométricas, textos, filmes, sons e muito mais.
OpenOffice.org Calc – Editor de planilhas similar ao Microsoft Excel;
OpenOffice.org Base – Sistema de banco de dados semelhante ao Microsoft Access.

AbiWord -Editor de texto extremamente poderoso e profissional, com recursos comparáveis aos do Word nas versões anteriores ao Microsoft Office 2007. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi criar um processador de texto leve e rápido, especialmente útil nas tarefas comuns e básicas de processamento de texto, que possa ser utilizado em qualquer sistema operacional. A desvantagem é não salvar arquivos em DOC, apesar de abrir arquivos nesse formato.

LyX – Editor de texto em que o usuário tem apenas de preocupar-se com a estrutura e com o conteúdo do texto, enquanto a formatação é feita pelo LaTeX, um avançado sistema de editoração. LyX é projetado para autores que desejam um resultado profissional com um mínimo de esforço e sem a necessidade de se tornarem especialistas em editoração. Trabalha com os formatos: LYX, TEX, DVI, PDF, PS, TXT, HTM.

Dia – Programa para desenhar e editar diagramas. A sua interface intuitiva e simplicidade de processos permite ao utilizador comum aprender rapidamente a utilizar a ferramenta para criar
diagramas UML, mapas de rede, diagramas de fluxo, etc.

Celtx – Processador de textos especialmente para roteiros. Primeiro software a trabalhar com pré-produção de filmes, televisão, cinema e novos tipos de mídia de uma maneira acessível. Escreva e adapte seu roteiro de uma forma clara e concisa, formatando as páginas e o próprio texto dentro dos padrões esperados de um escritor de roteiros profissional.

Gerenciamento de Projetos

GanttProject (em Português) – O GanttProject é um programa criado para agendamento de tarefas de um projeto em suas diferentes etapas baseado no Diagrama de Gantt.

jxProjetcGerenciador de projetos onde você pode programar recursos com múltiplos calendários, zonas de tempo, mudanças de tempo e muito mais. O programa ainda pode imprimir mapas e tabelas com ajustes de escalas e muito mais.

OpenProj

OpenProj

OpenProj – Software para gerenciamento de projetos, planejado para ser um substituto dos programas Microsoft Project e Primavera – é inclusive compatível com os arquivos de ambos. Oferece várias opções para a inclusão e administração de todas as atividades co-relacionadas ao desenvolvimento das atividades, apresentando os resultados, em especial, sob o formato de Gráficos de Gantt.

Animações

Pencil – O Pencil é uma ferramenta para a criação de desenhos e animações em 2D. A sua interface tem algumas semelhanças com o Paint e demonstra ser de fácil utilização. Os trabalhos podem ser gravados no formato XML ou exportados para Flash Movie (SWF).

Synfig – Programa para edição e criação de animações em 2D que trabalha de forma dinâmica e com automação de processos. Aos moldes de famosos programas de edição de imagens livre, o Gimp (citado abaixo), o Synfig Studio tem uma interface que se apresenta como diversas janelas independentes, cada uma com propriedades e ferramentas semelhantes e que favorecem a organização.

Áudio

Audacity – Editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG;

Songbird – Tocador de músicas que permite oferecer opções para organização de biblioteca de músicas, criação de playlists e possibilidade de classificação das faixas mais ouvidas.

Quartz – Um programa para gravação e criação de músicas, que inclui um “seqüenciador” MIDI. Possui 4 trilhas de áudio estéreo, 16 trilhas de MIDI, efeitos, equalizador para cada faixa, buses auxiliares, sincronização de vídeo, partituras e mais.

Video

Miro

Miro


Miro
– Software tocador de mídia que reproduz TV pela internet. Desenvolvido pela Participatory Culture Foundation, o software faz download de vídeos automaticamente dos “canais” através do seu agregador de feeds RSS.

VLC Reprodutor multimídia que suporta tanto vídeos como áudio. Reproduz MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, mp3, ogg, DVDs, VCDs e vários protocolos de streaming, além de poder ser utilizado como servidor de streaming.

Avidemux – Aplicação para edição e processamento de vídeo que suporta diversos formatos de “input” e “output”, incluindo AVI, MPEG compatível com DVD, MP4, Flash Video, ASF, etc.

CamStudio – Software para gravação de toda a tela e a atividade de áudio e vídeo em seu computador, podendo criar vídeos (AVI).

Images

Gimp (GNU Image Manipulation Program) – Poderoso e avançado editor de imagens, que bate de frente com o Photoshop. O software conta com milhares de recursos, entre filtros e efeitos — capazes de fazer mágica com quaisquer imagens. Além da grande quantidade de ferramentas, o programa oferece um conjunto de scripts que permitem aumentar os efeitos indeterminadamente, dando mais liberdade ao usuário;

Inkscape – Combina uma interface simples, de elevada usabilidade, com as funcionalidades e ferramentas necessárias para trabalhar em imagem vetorial;

Gráficos 3D

Blender

Blender


Blender
– Desenvolvido pela Blender Foundation, é um software para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D;

Art of Illusion – Aplicação para edição 3D, permite criar modelos tridimensionais e animação, que apresenta como principais vantagens a simplicidade da sua interface, o sistema de ajuda e a facilidade de aprendizagem na sua manipulação;

Makehuman – Como o próprio nome sugere, tem como objetivo facilitar a tarefa de criar modelos 3D de personagens humanóides e construir as respectivas poses e animações. Inicialmente, surgiu como um script programado por utilizadores de Blender que pretendiam expandir as funcionalidades da ferramenta.

Gravação de CDs e DVDs

DeVeDe – Programa para a criação de DVDs, VideoCDs, Super VideoCDs, CVDs e discos DIVX e MPEG-4. Suportando os mesmos formatos que o Mplayer, este software possibilita a transformação de quantos arquivos de vídeo você quiser em uma única mídia, que pode ser reproduzida em seu aparelho de DVD.

DVD Flick – O programa consegue converter automaticamente o vídeo selecionado para o formato de DVD, além de inserir legendas aos vídeos e possibilitar a configuração de mais de uma linguagem diferente.

InfraRecorder – Software de gravação de CD/DVD, distribuído como um software livre, mas que oferece toda a praticidade e facilidade de um programa integrado ao Windows Explorer.

Diagramação

Scribus – Aplicação para edição eletrônica (Desktop Publishing), uma ferramenta para edição e composição de documentos visando a sua posterior publicação, em suporte impresso ou digital. Ou seja, permite utilizar o computador como ferramenta para criar brochuras, capas de CDs, revistas, jornais, cartões de visita, posters, livros ou folhetos prontos a serem impressos ou para distribuição em suporte digital.

Editores HTML

Amaya

Amaya

Amaya – Ferramenta para edição de página Web, HTML e CSS, adotada pelo W3C (World Wide Web Consortium), o consórcio fundado por Tim Berners-Lee para promover e desenvolver padrões (standards) para a World Wide Web. Esta ferramenta é especialmente útil para quem valoriza a interoperabilidade ou pretende trabalhar com os padrões e formatos abertos promovidos pela W3C.

Aptana – Aplicação para IDE (Integrated Development Environment = Ambiente Integrado de Desenvolvimento), um ambiente para facilitar o processo de desenvolvimento de aplicações para a Web e páginas interativas em AJAX (Asynchronous Javascript And XML).

Kompozer – Editor WYSIWYG (What You See Is What You Get = Aquilo que vê é o que obtém) de HTML e CSS. Permite construir páginas web com qualidade e rapidez, combina uma interface fácil, ideal para utilizadores não profissionais, com diversas funcionalidades mais avançadas

OpenLaszlo – Plataforma para desenvolvimento e distribuição de aplicações ricas para a Internet (RIA – Rich Internet Application). A plataforma utiliza a linguagem de programação LZX (combinação de XML e JavaScript) e o OpenLaszlo Server para criar aplicações interativas e visualmente evoluídas.

Guia de Software Livre

Guia de Software Livre para Escolas, Alunos e Professores

Veja também o “Guia de Software Livre para Escolas, Alunos e Professores“, criado Nelson A. F. Gonçalves e com edição do Centro de Competência ERTE de Viseu da Escola Superior de Educação de Viseu, abrange 10 áreas essenciais da utilização de software: sistemas operativos, educacional e acadêmico, imagem, Internet, multimídia, produtividade, publicação, segurança e utilidades.

Outra lista bem completa de Softwares Livres bem organizada em categorias pode ser encontrada no site Programas Livres.

Já o Adam Westbrook em seu blog fez um post intitulado “Open source for multimedia journalists” (em inglês), onde ele fez uma lista com aplicativos de Código Aberto para Jornalistas Multimídia.

Sugestões de software para melhorarmos essa lista são sempre bem vindas!

Leia também:

 

14 Comentários para “Redação Grátis – Softwares Livres para Jornalistas”

  1. Tati Calixto diz:

    Excelentes dicas, Bruno. Opções ao que já conhecemos e ainda free…ótimo! Vou seguir sua lista!

  2. Cláudio Gourmet diz:

    Bruno, obrigado pelas dicas (a comunidade dos ‘freezeiros’ agradece emocionada). Já uso o Celtx, uma mão na roda sem tamanho na criação de roteiros.

    Valeu…

  3. EFS*** diz:

    Muito legal a iniciativa do seu blog. Parabens! Estou adorando navegar e conhecer coisas novas!

  4. Twitter Trackbacks for Redação Grátis – Softwares Livres para Jornalistas | oJornalista.com [ojornalista.com] on Topsy.com diz:

    […] link is being shared on Twitter right now. @charlescade, an influential author, said MUITO BOM: […]

  5. josemir diz:

    Estou invadindo o mundo da informática bem tarde em minha vida… mas estou me esforçando e sei de minha capacidade… Vou ler e reler estes textos para me inteirar dessa loucura… kkkkkkkk “onde deixei meu diploma de datilógrafo???”

  6. Joao Marcos diz:

    Josemir, sempre é tempo!

    Parabéns ao site. Cheguei por aqui enquanto navegava procurando sobre o openProject. Agora ele está salvo nos favoritos.

    Abração,

    João marcos

  7. Joao Marcos diz:

    Bom, gostaria também de pedir uma atualização desta matéria, pois hoje já existem novos softwares livres e alguns mencionados nesta matéria talvez já não existam mais.

    att.,

    João marcos
    @carvalhojm

  8. Top 10 de Sites de Download | oJornalista.com diz:

    […] Relembrando que há algum tempo fiz um post aqui no blog com uma lista de softwares livres que considero essenciais para jornalista e blogueiros montarem uma verdadeira redação sem gastar nada. Quem quiser aproveitar e dar uma olhada, o título do post é “Redação Grátis – Softwares Livres para Jornalistas“. […]

  9. Novas experiências em produção editorial | kza1 diz:

    […] incentivado o uso de softwares livres em edição, amplamente disponíveis na rede. É incentivada a pirataria através de crack ou similares de softwares […]

  10. Antonio Gomes da Silva diz:

    gostária de apreder editoriar um jonal oline.

  11. Software Para Automação Commercial Gratis Email | Actual Percentil diz:

    […] Redação Grátis – Softwares Livres para Jornalistas … – Veja também o “Guia de Software Livre para Escolas, Alunos e Professores“, criado Nelson A. F. Gonçalves e com edição do Centro de Competência ERTE de Viseu …… […]

  12. Software Automação Commercial Gratis Ludo | Actual Percentil diz:

    […] Redação Grátis – Softwares Livres para Jornalistas … – “Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e …… […]

  13. José Albos Rodrigues diz:

    Qual o melhor software libre para fazer livros e revistas?
    Agradeço

  14. Software De Automação Commercial Gratis Bus | Actual Percentil diz:

    […] Redação Grátis – Softwares Livres para Jornalistas … – Veja também o “Guia de Software Livre para Escolas, Alunos e Professores“, criado Nelson A. F. Gonçalves e com edição do Centro de Competência ERTE de Viseu …… […]

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).