Existe humor inteligente na televisão brasileira?

 
Existe humor inteligente na televisão brasileira?
 

Quando eu ainda era estudante de Jornalismo, há não tanto/algum tempo, fizemos um estudo em classe sobre o quanto o (ex)programa global Casseta e Planeta fazia piadas relacionadas à política e qual a interpretação da maioria da população sobre os assuntos abordados. Chegamos à conclusão que tais “piadas” acabam por tornar engraçadas as “trapalhadas” que os políticos fazem em Brasília, banalizando assuntos importantes, fazendo do espectador a própria piada.

Isso já faz um bom tempo e muita coisa mudou desde então. Surgiram outros programas de humor que também se propunham a ir até a capital brasileira com humor, tentando abordar assuntos sérios, como foi o caso do CQC nos seus primeiros capítulos. Digo isso, porque depois de algum tempo sem assistir televisão, quando liguei no programa do Tas vi que a coisa toda tinha desandado e, aparentemente, deixou de ser séria também. Hoje não sei como anda… então não vou comentar mais afundo.

De qualquer forma, fazer humor com coisas sérias é uma arte. Conto nos dedos os “profissionais” que conseguem fazer isso de uma maneira interessante, isso é, que não seja estúpida. Por outro lado, vejo muitos apresentadores de TV querendo passar seriedade enquanto mais parecem satirizar o cotidiano de nossos políticos. Existem telejornais que aparentam ser uma piada em si.

De qualquer forma, o objetivo do post não é julgar o telejornalismo ou o humorismo tentando abordar assuntos mais sérios. Não vou falar sobre os processos do Rafinha Bastos ou se o jornalista/apresentador X está nos fazendo de palhaço. O que quero mostrar a vocês é uma sátira feita pelo Marcelo Adnet, um cara que, já faz algum tempo, vem me chamando bastante atenção com suas piadas inteligentes.

Aproveitando a música “Roda Viva”, de Chico Buarque de Holanda, feita ainda nos tempos de ditadura militar no Brasil, Adnet parodiou criando as “Indiretas Já”, que foi ao ar no programa “Comédia MTV”. “Surpreendentemente boa”, conforme disse o Blue Bus, a música faz críticas severas a diversos canais e programas de TV.

Confesso que fiquei impressionado com a capacidade do humorista de resumir tanta coisa em menos de quatro minutos, ainda mais com tanta qualidade. Uma pena que poucos vão entender tudo o que foi dito e alguns vão fingir que não era com eles. Realmente vale a pena assistir essa obra de arte:

Quem já viu algum vídeo dos Festivais de Música Popular Brasileira, transmitidos por algumas emissoras de televisão, como a TV Excelsior, TV Record, TV Rio, e até a Rede Globo, entre os anos de 1965 e 1985, perceberá detalhes nessa paródia. Lembrando que esses festivais consolidaram grandes compositores e intérpretes da nossa música, como o próprio Chico, Elis Regina, Elizete Cardoso, Vinícius de Morais, Edu Lobo, Elza Soares, entre tantos outros.

Se alguém se sentir ofendido, “veste a carapuça pra lá”!

Leia também:

 

7 Comentários para “Existe humor inteligente na televisão brasileira?”

  1. Maykon Araújo diz:

    Cara, vi o vídeo e também fiquei surpreso com tamanhas coragem e capacidade de resumir em tão poucos minutos toda a baboseira na atual TV brasileira!

  2. Rafaela - Tudo em Foco diz:

    Ótimo vídeo e ótima reflexão! Acho que o Adnet conseguiu resumir a situação atual com maestria e dispensa comentários. O artigo também traz um ponto de vista interessante e acho que um complementa o outro. Para quem trabalha com a imprensa, praticamente indispensável.

  3. Brunna de Sousa diz:

    É interessante ler o seu posicionamento sobre o assunto, inteligentíssima reflexão e parabéns por se posicionar sem apontar defeitos e sim argumentando pontos gritantes da realidade, os conteúdos televisivos nos últimos tempos não querem informar para formar querem apenas garantir audiência apelando para todos os lados sem apresentar motivos plausíveis que prendam nossa atenção, é por essas e outras que vem sendo desnecessário no nosso dia-a-dia ligar a tv para se entreter com qualquer que seja a emissora. Leio o blog a bastante tempo e fico impressionada com a sua capacidade e versatilidade nos posts. Parabéns pelo progresso do blog. O conteúdo é de extremo bom gosto.

  4. Jaciara diz:

    Muito interessante. Digo também, ótima reflexão. Eu também sempre admirei muito o trabalho do Adnet. Mas então já que você é jornalista, queria perguntar algumas coisas. Por exemplo, eu quero muito ser jornalista, então você pode dar alguns conselhos ? ( é como um sonho.)

  5. Antonio Alberto diz:

    Eu acho que o grande problema da sociedade atual (ironicamente falando) é a “cegueira”. Pois muitos políticos são descobertos e mesmo assim, suas “piadas” ainda são alvo de risadas (no caso, a impunidade) raramente um político sem escrúpulos como os citados acima, não são devidamente punidos pelos seus atos contraditórios à lei. Algumas vezes pelo simples fato de que os acusantes não tinham autorização judicial para gravar vídeos por exemplo. na minha opinião, este é o grande problema da sociedade.
    Isso justifica a frase: “O maior cego é aquele que não quer ver”.

  6. Marayane Ribeiro diz:

    Adnet sempre arrasa! Amei o post!

  7. Marayane Ribeiro diz:

    Adnet sempre arrasa! Curti o post.

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).