Opinião Veja mais em Opinião

O que esperar das próximas gerações?

 
O que esperar das próximas gerações?
 

“O iPad é uma revista que não funciona”. Esse foi o título de um vídeo que assisti recentemente no site da revista Época que me fez pensar bastante. É verdade! Para uma criança, um iPad é sim uma revista que não funciona! Veja o vídeo:

Como eu já disse aqui no blog, eu tenho uma sobrinha de 6 anos (fará 7 na semana que vem) e observo bastante a relação dela com a tecnologia. Meu notebook já faz parte do cotidiano dela. Ela joga e mantém uma página do YouTube aberta tocando músicas da Lady Gaga. Navega entre várias janelas como muitos usuários nem tão leigos não fariam com tanta facilidade.

Essa geração já nasceu conectada. São ratos de computadores e de internet. Não conseguiriam imaginar um mundo sem o www, YouTube, downloads, computadores portáteis, tablets, chats, fotos digitais etc. Um mundo totalmente virtualizado. Vocês não imaginam o tempo que perdi explicando o que era um VHS para ela. Rebobinar nunca fará parte do vocabulário dessa meninada.

Me lembro como se fosse hoje o meu primeiro acesso à internet em 1998. Utilizei um CD do UOL que veio em alguma revista. Quase estourei o orçamento da casa com a conta telefônica para acessar meia dúzia de sites simples, estáticos, só com texto e poucas fotos. Meu modem era de 14.400 kbps. Nunca vou me esquecer daquela noite. Nem de todas as outras que me deixavam com sono o dia inteiro na escola porque aproveitava a madrugada para baixar umas duas músicas (o que parecia milagroso) batendo papo no mIRC.

Estou decididamente velho! Qual será o futuro? Será que vou cair em desuso como meu primeiro 386? Ele parecia que mudaria o mundo com sua tela preta e verde. E logo cedeu lugar às 256 cores. A cada novo avanço, uma nova descoberta pra mim. A cada novo avanço, uma verdadeira “normalidade” para minha sobrinha. E não era assim? Ela me pergunta. Mal sabe ela tudo o que já passei na mão dessas máquinas.

Como dito no final do vídeo, Jobs, assim como tantos outros, fizeram sérias modificações no hardware dessa nova geração. Resta saber se isso é bom ou não!

Leia também:

 

2 Comentários para “O que esperar das próximas gerações?”

  1. Ma diz:

    Sua tradução do título é incorreta, A frase é : “A revista é um Ipad que não funciona.” É exatamente usso que o filme mostra que a criança acha que a revista está “quebrada”,

  2. Victor Bimbato diz:

    Engraçado, eu só tenho 22 anos e me sinto velho depois desse post. Eu lembro VHS, lembro dos cds do UOL e da AOL, usei Mirc loucamente, etc. Nós que estamos velhos ou mundo tá mundando de pressa? Ou os dois ao mesmo tempo? PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).