Internet, Livros Veja mais em Internet, Livros

Bancos de Teses, Dissertações e Produções Científicas

 
Bancos de Teses, Dissertações e Produções Científicas
 
Banco de Teses

Banco de Teses

Essa é uma continuação do post: Bibliotecas Digitais: Livros e mais livros para download grátis.

Quem tem acompanhado o blog, deve ter percebido que estou sempre listando livros e bibliotecas que contenham livros grátis para download livre e legal. O objetivo é divulgar a cultura de maneira gratuita, possibilitada graças a Rede.

Como eu já havia anunciado, hoje estou liberando uma lista de Bancos de Teses, Dissertações e Produções Científicas.

Para quem ainda não sabe, diversas universidades disponibilizam as produções de seus alunos de graduação, mestrado e doutorado, na internet. Além das próprias universidades, podemos encontrar bibliotecas que agrupam trabalhos acadêmicos.

Algumas bibliotecas delas não foram citadas por exigirem cadastro, que algumas vezes, são restritos aos alunos, ex-alunos ou determina público específico. Outras, não constam na lista por possuírem um sistema de difícil navegação ou, simplesmente, péssimo funcionamento.

Vamos aquelas que acessei e consegui baixar bons materiais:

  • SciELO – A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • IBICT – BDTD – Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) é uma base do conhecimento científico, registrado, organizado e armazenado em formato eletrônico, acessível, mais comumente, pela Internet. Integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.
  • BOCC – Biblioteca Online de Ciências da Comunicação – Na minha opinião, um dos melhores bancos de teses existente na internet. Divididas em categorias e com opção de busca, possui um enorme acervo de arquivos em língua portuguesa. Possui mirrors no Brasil, na Espanha e em Portugal.
  • Biblioteca Digital Brasileira de Computação – Possui atualmente 5905 trabalhos publicados em periódicos nacionais e anais de eventos realizados no Brasil sobre Computação.

Além desses, segue abaixo uma lista de universidades que mantém on-line o material produzido por seus alunos:

Se você conhece outras bibliotecas, compartilhe conosco!

Leia também:

 

3 Comentários para “Bancos de Teses, Dissertações e Produções Científicas”

  1. Giovanna diz:

    A UNESP de Araraquara compartilha em seu site as monografias desde 1986 apresentadas por seus alunos de Economia. O site é: http://www.fclar.unesp.br/eco/mono2.php?id=eco

    Talvez no restante do site e nas páginas dos outros campi seja possível encontrar mais monografias!

  2. Twitter Trackbacks for Bancos de Teses, Dissertações e Produções Científicas | oJornalista.com [ojornalista.com] on Topsy.com diz:

    […] Bancos de Teses, Dissertações e Produções Científicas | oJornalista.com ojornalista.com/blog/2009/08/bancos-de-teses-dissertacoes-e-producoes-cientificas – view page – cached Essa é uma continuação do post: Bibliotecas Digitais: Livros e mais livros para download grátis. Quem tem acompanhado o blog, deve ter percebido que — From the page […]

  3. João P Dubas diz:

    Salve,

    Numa aula que dava para o curso de Fisiologia do Exercicío, sobre conhecimento eu discuto alguns dos sites que você apresentou e alguns que não estão listado, o endereço para a mesma é: http://www.slideshare.net/joaodubas/atualizacao-cientifica

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).