Biblioteca digital é a biblioteca constituída por documentos primários, que são digitalizados quer sob a forma material (disquetes, CD-ROM, DVD), quer em linha através da Internet, permitindo o acesso à distância. Este conceito inclui também a idéia de organização composta por serviços e recursos cujo objetivo é selecionar, organizar e distribuir a informação, conservando a integridade dos documentos digitalizados. (Wikipédia)
Durante minhas pesquisas sobre livros grátis de comunicação para o post anterior, acabei me deparando com as Bibliotecas Digitais. Para quem não sabe, existe, hoje, na Internet, bibliotecas que disponibilizam um grande número de obras literárias, científicas ou não, gratuitamente para download. Além de livros, em algumas é possível encontrar arquivos de áudio, vídeo, mapas etc.
Uma boa fonte de informação sobre Bibliotecas Digitais, e-books e outras coisas relativas, pode ser encontrada no livro “Construindo uma Biblioteca Digital” de Ednei Procópio, disponível na Virtual Books para download.
Segundo o autor, as vantagens das Bibliotecas Digitais são:
- Acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano;
- Permite os mesmos dispositivos de direitos de propriedade dos livros impressos;
- Permite adicionar mais títulos ao acervo já criado, sem a necessidade de investimentos em espaço físico, infra-estrutura ou dispêndio operacional com funcionários;
- Retiradas, devoluções e recolocações automáticas nas prateleiras digitais;
- Proteção contra roubo ou danificação de documentos;
- Permite atender mais usuários com menos livros;
- Fornece relatórios detalhados para analisar a utilização da biblioteca em níveis sem precedentes, melhorando a qualidade das decisões de aquisição;
- O mecanismo de busca permite pesquisa de palavras em um livro ou em uma coleção inteira de livros;
- É a solução mais adequada pra atender a alunos de cursos a distância, ou iniciativas de Inclusão Digital, que necessitam de acesso a uma biblioteca completa;
- Suporte completo a todos os recursos de anotação e pesquisa.
Já a Wikipédia, enumera também algumas desvantagens:
- O excesso de informação cria redundância e perda de tempo;
- Inexistência de infra-estruturas necessárias;
- Perigo relacionado com os Direitos de Autor;
- A complexidade dos sistemas informáticos pode levar à info-exclusão.
Vou listar aqui algumas Bibliotecas Digitais que julguei interessantes e com vasto material em português:
Biblioteca Digital Mundial (BDM) – Lançada em abril deste ano, pela Unesco, reúne um excepcional acervo de livros, manuscritos e documentos visuais e sonoros procedentes de bibliotecas e arquivos do mundo todo. O conteúdo está disponível nos idiomas: árabe, chinês espanhol, francês, inglês, português e russo.
Biblioteca Brasiliana USP – É um projeto da Reitoria da Universidade de São Paulo que permite o acesso para a pesquisa e para o ensino a maior Brasiliana (coleção de livros e documentos de e sobre o Brasil) custodiada por uma universidade em escala mundial.
Portal Domínio Público – Biblioteca digital da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação do Brasil, chegou aos 14 mil títulos em seu acervo no início de 2006: dez mil em arquivos de texto e quatro mil em outras mídias. O acervo é constituído por obras de domínio público ou devidamente cedidas pelos titulares dos direitos autorais.
Espero que gostem e ajudem a divulgar! Quem conhecer outras bibliotecas com acervo na web, por favor me avise!
Estou preparando para o próximo post uma lista de bibliotecas digitais de teses e monografias. Tem muita coisa boa que nunca se tornou livro e merece ser divulgada.
Até a próxima!
07/08/2009 às 10:17 am
Ótima dica!
Obrigada.
07/08/2009 às 3:18 pm
Bruno bacana as dicas!!! Bjos
07/08/2009 às 10:10 pm
As bibliotecas digitais estão crescendo cada vez mais no mundo inteiro. Aqui no Brasil a iniciativa de digitalizar, e disponibilizar, obras começou agora, com o projeto pioneiro da Brasiliana USP. A iniciativa da Biblioteca Nacional, de digitalizar o acervo, ainda é muito precária. Antes o maior acervo, no país, de bibliotecas digitais era de teses universitárias. Vale deixar como referência na área de bibliotecas digitais a Gallica, cujo acervo é da Biblioteca Nacional Francesa.
12/08/2009 às 9:22 am
Seu artigo é muito bom!
E eu já havia escrito algo parecido sobre isso aqui http://pensandobits.blogspot.com/2009/07/as-vantagens-de-ler-um-e-book-no-pc.html
Abraços
30/09/2009 às 2:52 pm
Bruno, muito boa, útil e atualizada a sua lista de livros gratis e importantíssimos. Muito obrigado pela sua força em prol de um mundo mais igualitário e inteligente. Acabei de twuittar indicando o seu Blog.
@Luiz_Marchesini
Abçs
13/02/2010 às 12:14 pm
ola tas bom colecas
20/02/2010 às 12:49 pm
oi Bruno, aposto que o tweet deste link foi o mais retuitado.
Valeu a dica.
Obrigada.
14/08/2010 às 11:52 am
Ótima dica, com estes livros digitais grátis, já economizamos um bom dinheiro.
Forte Abraço.
12/12/2011 às 5:14 pm
Adorei as dicas Bruno, obrigada!
25/01/2012 às 5:01 pm
Muito bom download grátis de livros, isso irá ajudar muito, ajudará a aperfeiçoar nossos conhecimentos, e como as pessoas no século XXI passam a maioria do seu tempo no computador, isso será mais facil para as pessoas lerem, afinal alguma pessoas nao leem pois passam a maioria do seu tempo no computador, agora não tem desculpas, livros para baixar gratis..
30/01/2012 às 5:29 pm
Procuro pelo livro de direito penal do autor: Giuseppe Bettiol, Revista dos Tribunais, São Paulo, 1977. em PDF.
03/04/2012 às 7:51 pm
gostaria de ler ” o tempo entre costuras” de maria dueñas, mais não sei
entrar.
obrigada,
maruja j. da silva
22/02/2013 às 7:41 am
Bastante util para mim na qualidade de docente.
Peço para fazer o download
22/02/2013 às 7:46 am
Gostaria de adquirir a Publicaçao de Emilio Prado com o Titulo:Estrutura da Informaçao Radiofonica.O que faço ?
07/08/2015 às 9:52 am
Bom dia Amigos, gostaria de ler o livro: Cuba em Perspectiva de Fernado Portela e Cesar Alvarez da Ática