Jornalismo Veja mais em Jornalismo

Isso é Jornalismo?

 
Isso é Jornalismo?
 

Há algum tempo estou elaborando um post com algumas considerações sobre o ofício do Jornalismo. Para falar a verdade, era para ter sido meu primeiro post neste blog, porém, quase que diariamente, eu reescrevo todo o texto e não considero que esteja bom o suficiente para ser publicado e volto para a página em branco.

É muito difícil estereotipar a profissão de qualquer maneira que seja. Ou você acaba sendo aquele louco apaixonado, que sonha com o mundo melhor, ou acaba utilizando-se de desprezo. Não consegui ainda encontrar um meio termo. Quem mandou o Super-Homem escolher esse ofício?

Hoje, diante de tudo o que vejo, creio que tenhamos duas divisões para esclarecer o que é Jornalismo: para a primeira, eu gosto de usar o termo “Jornalismo Ideal”, que representa tudo aquilo em que acreditamos e que aprendemos na faculdade. E a segunda, menos “charmosa”, seria o “Jornalismo Real”, aquilo que vemos todos os dias e começamos a ter contato somente nas “aulas-laboratório”.

Em um próximo post, pretendo terminar minha reflexão. Porém, por enquanto, deixo o vídeo abaixo (Operários da Notícia) para refletirmos: isso é Jornalismo? É um pouco exagerado, mas não está muito longe do que encontramos nas redações. Quero sua opinião!

Aproveitando a oportunidade, gostaria de agradecer por estar presente na lista dos 35 jornalistas para seguir no twitter, ao lado de nomes que tanto admiro e também pelos comentários que vocês deixam aqui no blog.

Leia também:

 

3 Comentários para “Isso é Jornalismo?”

  1. EFS*** diz:

    A realidade é dura, mas é a realidade… para a primeira parte de sua reflexão eu deixo uma expressão-chave: “Adptação e insatisfação eternas”, pelo menos é o que se vive em grande parte das redações por aí.

    Abraços!

  2. Raimundo Neto diz:

    Se hoje, Charles Chaplin estivesse vivinho e com o mesmo vigor fisico e criativo de sua época ele faria “Tempos pós-modernos” ainda em preto e branco e ainda numa industria apertando parafusos de uma maquina de fazer jornal, ou como queiram: de fazer noticias…noticias em série para as familias da classe media consumidoras de assunto pra ter o que conversar na hora do almoço (prato de salada verde e suco de laranja) em frente do jornal hoje!!!!

  3. Pensadora diz:

    Deprimente duas redes de tv por interesses brigaram e exporem seu público a este tipo de situação.
    Precisamos de um jornalismo de verdade e imparcial!

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).