Livros Veja mais em Livros

Livros de Comunicação Grátis para Download – Parte 2

 
Livros de Comunicação Grátis para Download – Parte 2
 

Depois do grande sucesso do post “Livros de Comunicação Grátis para Download“, decidi quer faria uma nova lista com mais dez livros de comunicação que estivessem disponíveis na web para download legal, respeitando os direitos autorais.

Após uma longa pesquisa e diversas indicações que recebi, acabei escolhendo 15 livros.

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.” (Bill Gates)

A maioria dos livros está no formato PDF. O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Há aplicativos gratuitos para Linux, Microsoft Windows e Apple Macintosh, alguns deles distribuídos pela própria Adobe e podem ser baixados aqui.

Uma boa leitura à todos e espero que gostem!

Os livros estão organizados em ordem alfabética.


Branding

Branding

Branding: O manual para você criar gerenciar e avaliar marcas – José Roberto Martins

Branding traz os passos e insights necessários aos vários estágios de criação, desenvolvimento e administração de marcas.

Para os iniciantes, o material serve como um guia detalhado de como partir do zero, tentar tirar o atraso ou construir desde o início uma marca com bases concretas.

DownloadDownload


Comunicação e Gênero

Comunicação e Gênero

Comunicação e Gênero: A aventura da pesquisa – Organizado por Ana Carolina D. Escosteguy

Esse texto reúne relatos de pesquisa sobre as relações de gênero no campo da comunicação. Especialmente, apresenta um mapeamento da questão tanto no espaço nacional quanto no anglo-americano (três capítulos); estudos sobre a configuração de uma determinada audiência feminina (mulheres-presidiárias) (dois capítulos); e análise de representações midiáticas em relação à mulher e ao homem (dois capítulos). Todos os textos apresentam suas opções metodológicas e os resultados alcançados. No final, apresenta-se um roteiro de leituras e sites sobre o tema.

DownloadDownload


Comunicação Multimídia

Comunicação Multimídia

Comunicação Multimídia: objeto de reflexão no cenário do século XXI – Organizado por Maria José Baldessar

Lançado no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom, em Curitiba, reúne onze textos abordando do Marketing ao Jornalismo, da Cibercultura à Convergência de Meios, entre tantos assuntos.

DownloadDownload


Cultura Digital.br

Cultura Digital.br

Cultura Digital.br – Organizado por Rodrigo Savazoni e Sérgio Cohn

Organizado por Rodrigo Savazoni e Sérgio Cohn, com a supervisão de José Murilo Jr. e Álvaro Malaguti, integrantes da coordenação executiva do Fórum da Cultura Digital Brasileira, é composto por entrevistas de Alfredo Manevy, André Lemos, André Parente, André Stolarski, André Vallias, Antonio Risério, Bernardo Esteves, Claudio Prado, Eduardo Viveiros de Castro, Eugênio Bucci, Fernando Haddad, Franklin Coelho, Gilberto Gil, Guido Lemos, Hélio Kuramoto, Jane de Almeida, Juca Ferreira, Ladislau Dowbor, Laymert Garcia dos Santos, Lucas Santtana, Marcelo Tas, Marcos Palácios, Ronaldo Lemos, Sergio Amadeu e Suzana Herculano-Houzel.

DownloadDownload


História da Mídia Sonora

História da Mídia Sonora

História da Mídia Sonora – Organizado por Luciano Klöchkner e Nair Prata

O livro propõe-se a ser o primeiro de uma série. A idéia partiu dos pesquisadores do Grupo Temático de História da Mídia Sonora, reunidos no VII Encontro Nacional de História da Mídia, realizado em Fortaleza, no Ceará, no período de 19 a 21 de agosto de 2009, numa promoção da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR). Os textos integrantes deste livro eletrônico foram editados em cinco capítulos: Rádio e Memória; Rádio e Educação; Rádio, Perfis e Música; Rádio, Política e Comunicação Pública e ainda Rádio, Jornalismo e Tecnologia. Embora agrupados de maneira abrangente, os artigos têm abordagem específica e atualizada, apresentando pesquisas recentes desenvolvidas em diversos níveis da área acadêmica.

DownloadDownload


História das Relações Públicas

História das Relações Públicas

História das Relações Públicas – Organizado por Cláudia Peixoto de Moura

Essa obra é o resultado dos encontros do Grupo Temático História das Relações Públicas, da Rede de Pesquisadores de Memória da Imprensa e Construção da História da Mídia no Brasil – Rede Alfredo de Carvalho – REDE ALCAR ocorridos de 2004 a 2008. Os textos são resultados de Comunicações Científicas realizadas através de artigos escritos por docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Também há memórias de experiências ou depoimentos de especialistas, em textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas da história da mídia ou das respectivas profissões.
A coletânea reúne material relevante a respeito da história da área, com os títulos dos trabalhos organizados em capítulos conforme o enfoque dos textos.

DownloadDownload


Grandes Marcas Grandes Negócios

Grandes Marcas Grandes Negócios

Grandes Marcas Grandes Negócios – José Roberto Martins

As marcas representam a face mais visível das empresas.São o espelho de referência que reflete um indicador de confiança, um endosse de qualidades ou defeitos de produtos e serviços.

Bem focado e acessível a quem ainda não foi submetido ao vestibular do complexo tema “Grandes Marcas Grandes Negócios” pode ajudá-lo, principalmente a não cometer equívocos primários na criação de uma marca. Suas dicas práticas orientam pequenos e médios empresários a como se equipar melhor para enfrentar a concorrência crescente, e cativar a simpatia e fidelidade dos consumidores.

DownloadDownload


Jornalismo Digital de Terceira Geração

Jornalismo Digital de Terceira Geração

Jornalismo Digital de Terceira Geração – Suzana Barbosa

O livro Jornalismo digital de terceira geração reúne os artigos apresentados durante as “Jornadas Jornalismo On-line.2005: Aspectos e Tendências”, durante os dias 25 e 26 de Novembro, na Universidade da Beira Interior, Covilhã (Portugal). Além dos artigos dos seis participantes das Jornadas (Anabela Gradim, António Fidalgo, Concha Edo, Jim Hall, João Canavilhas e Suzana Barbosa), o livro agrega mais duas importantes contribuições produzidas pelos autores brasileiros Elias Machado, Marcos Palacios e Paulo Munhoz. De um modo geral, os textos que integram este livro-coletânea refletem a evolução do jornalismo digital.

DownloadDownload


Manual de Teoria da Comunicação

Manual de Teoria da Comunicação

Manual da Teoria da Comunicação – Joaquim Paulo Serra

O livro é dividido em duas partes. A primeira trata de “Questões epistemológicas”, em que procura-se refletir sobre o estatuto epistemológico das ciências da comunicação – as suas origens, as suas fontes e o seu campo epistêmico. Na segunda parte, discute-se sobre o lugar da Teoria da Comunicação no campo das ciências da comunicação – um lugar que se torna problemático quer pelas dificuldades de conciliação dos múltiplos paradigmas e teorias que integram o campo de tais ciências, quer pela própria heterogeneidade dos fenômenos comunicacionais.

DownloadDownload


Manual Laboratório de Jornalismo na Internet

Manual Laboratório de Jornalismo na Internet

Manual Laboratório de Jornalismo na Internet – Marcos Palacios e Beatriz Ribas

O Manual de Laboratório de Jornalismo na Internet reúne parte dos Exercícios e Estudos Dirigidos produzidos pelos Professores Marcos Palacios e Beatriz Ribas, entre 2005 e 2007, na Oficina de Jornalismo Digital da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A publicação destina-se a uso em sala de aula, em cursos de graduação, atualização ou aperfeiçoamento em Jornalismo e áreas afins. Os exercícios têm caráter básico e introdutório, mas pressupõem algum grau de “alfabetização digital”: boa capacidade de navegação na Internet e utilização de softwares básicos de edição de imagem e texto.

DownloadDownload


Neon Digital

Néon Digital

Néon Digital: Um discurso sobre os ciberespaços – Herlander Elias

Numa civilização da imagem digital podemos reter o caráter publicitário das novidades. A onda digital atravessa discursos, mecanismos, instituições e promove-se como que um reclame luminoso e incandescente. O néon digital é o que contemplamos na atualidade, momento este em que nada fica de fora dos ciberespaços e tudo por lá promete passar. Dos videojogos à Inteligência Artificial, da Realidade Virtual ao Homem-Máquina, do Ciberespaço Acústico à Fotografia Digital o néon adverte que o digital veio mesmo para “ficar”. A grande questão não é “se entendemos o que a comunicação eletrônica nos apresenta”, mas sim, “se antes de mais reparamos que a comunicação digital já faz parte da nossa vida”. Todas as inovações nos parecem normais por estarmos dentro dos media, direta ou indiretamente. O que fica do remoinho da técnica voraz e da cultura profunda é a promoção elétrica na era da cibercultura supersônica.

DownloadDownload


O Ensino do Jornalismo em Redes de Alta Velocidade

O Ensino do Jornalismo em Redes de Alta Velocidade

O Ensino do Jornalismo em Redes de Alta Velocidade – Organizado por Elias Machado e Marcos Palacios

O livro fornece ao leitor uma visão sumária de diversas metodologias de ensino do jornalismo na Internet, a partir de experiências e investigações conduzidas por uma equipe de pesquisadores, integrantes da “Rede Latino-americana para o desenvolvimento de metodologias e software para o ensino de jornalismo nas redes digitais de alta velocidade”, formada pela Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Pernambuco, Universidad Nacional de Córdoba/Argentina, Instituto Tecnológico de Monterrey/México, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Catarina e Faculdades Jorge Amado (Bahia).

DownloadDownload


Perspectivas Atuais do Direito da Propriedade Intelectual

Perspectivas Atuais do Direito da Propriedade Intelectual

Perspectivas Atuais do Direito da Propriedade Intelectual – Organizado por Helenara Braga Avancini e Milton Lucídio L. Barcellos

O livro aborda questões atuais do direito da propriedade intelectual a partir de uma visão acadêmica, fruto da pesquisa do grupo de pesquisa sobre propriedade intelectual da PUCRS com a participação de professores com conhecimento notório no tema. Assim a obra consagra os autores já conhecidos e apresenta a nova geração.

DownloadDownload


Retórica e Mediação: Da escrita à internet

Retórica e Mediação: Da escrita à internet

Retórica e Mediatização: Da escrita à internet – Organizado por Paulo Serra e Ivone Ferreira

O livro teve origem em uma das Jornadas subordinadas ao tema Retórica e Mediatização – da Escrita à Internet, que tiveram lugar na Universidade da Beira Interior em Janeiro de 2007 e que foram organizadas, conjuntamente, pelo Projeto Informação e Persuasão na Web, do LabCom (Laboratório de Comunicação Online), da UBI, e pelo Grupo de Trabalho de Retórica da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação).
O tema das Jornadas foi desdobrado em três painéis, que constituem as três partes em que se divide este livro: Retórica e Publicidade, Retórica e Imagem e Retórica e Media.

DownloadDownload


Tudo o que você precisa saber sobre Twitter

Tudo o que você precisa saber sobre Twitter

Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter – Organizado por Juliano Spyer, Luiz Alberto Ferla, Moriael Paiva e Fabiola Amorim

O que é Twitter? Para que serve? Por que todo mundo só fala nele? Como fazer parte da tuitosfera? Essas dúvidas que muita gente tem, mas não sabia para quem perguntar, agora já podem ser respondidas. Elas estão no primeiro guia online sobre a ferramenta.

O prefácio é de Marcelo Tás, que possui mais de 200 mil seguidores na ferramenta.

DownloadDownload


Continuem mandando dicas de livros!

Abraços e obrigado a todos que lêem e divulgam o blog!

Leia também:

 

30 Comentários para “Livros de Comunicação Grátis para Download – Parte 2”

  1. Tweets that mention Livros de Comunicação Grátis para Download – Parte 2 | oJornalista.com -- Topsy.com diz:

    […] This post was mentioned on Twitter by Letícia Alves. Letícia Alves said: @alecduarte RT @ojornalistacom: Mais Livros de Comunicação Grátis para Download!!! Parte 2 – http://migre.me/7RaS […]

  2. Mariely diz:

    Otima seleçao de livros, vou dar uma olhada atenta neles. =)

  3. Marcelo Bloc diz:

    Parabéns pelo post, muito útil!
    Tem também o http://www.comunicacaoemrede.com/, do cearense @charlescade.

  4. TwittLink - Your headlines on Twitter diz:

    […] Livros de Comunicação Grátis para Download – Parte 2 | oJornalista.com […]

  5. Everton Zanella Alvarenga (everton137) 's status on Tuesday, 29-Sep-09 16:54:53 UTC - Identi.ca diz:
  6. Paulo Henrique diz:

    Legal o post, mandei um RT divulgando o post.

    Tudo de bom.

    http://www.agenciadda.com.br

  7. Fernando Sá diz:

    Excelente iniciativa, Bruno. Fiz um post no Blogit sobre isso. Abraços!

  8. alexandre taleb diz:

    Prezado
    Gostei do seu blog!
    Abs
    Alexandre Taleb
    Consultor de Imagem
    http://ataleb.wordpress.com
    E-mail: alexandre@alexandretaleb.com.br

  9. Helder diz:

    Amigo,

    Muito bom seu blog, fiz já baixei alguns livros.
    Eu to há muito tempo procurando o livro da Marcélia Lupet “Planejamento de Comunicação”, e tudo quanto é site informa que está esgotado. É difícil de encontrar em bibliotecas. Eu estou fazendo meu TCC sobre planejamento de comunicação e gostaria muito te ter este livro. Será que você tem ou consegue?!

    Desde já obrigado,

    Abraços.

  10. Cleiton diz:

    Parabéns e bela seleção !!

    Abraço

  11. amanda diz:

    valeu mesmo
    estes livros vao ser úteis demais!!!

  12. Emerson Silva diz:

    Idéia ótima vai ajudar muitos como eu que precisam saber mais sobre o assunto.

  13. Rachel diz:

    Oi Bruno! Sou estudante de Jornalismo. Muito bom seu blog. Parabéns!

  14. jaime mota diz:

    Cara muito bom gostei muito,agoro posso encontrar os livros que gostaria de le-los,é tão dificio de encontrar livros como esses.Um forte abraço jaime mota estudanter de jornalismo uvv

  15. caroline diz:

    cara, se eu soubesse desse site, ou de outro parecido há pouco mais de um ano, minha vida na monografia de conclusão de curso teria sido bem mais fácil…
    agora estudando para concursos, descobri seu site… muito legal mesmo. parabéns.

  16. luis diz:

    muito obrigado
    luis

  17. Patrícia diz:

    Olá, está de Parabéns pela divulgação e seleção de livros dessa área.

    Já salvei alguns, e com certeza vou divulgar esse lindo trabalho que voce está realizando.

    Patrícia Campos

  18. José Luiz diz:

    Parabens pelo site, é primeira vêz que acesso e encontrei o livro que necessito.

  19. ivonei cheminski diz:

    são pessoas como voçê que mantem viva a corrente da fraternidade
    obrigado por compartilhar esses livros maravilhosos…
    atuo como jornalista no site da minha cidade…
    não tenho canudo…mas é meu sonho futuro..
    enquanto isso minha escola é a leitura
    parabéns pelos post’s…

  20. ramalho diz:

    Alô Família WEB,

    Excelente coleção, são mauais muito úteis para todos até para quem não esteja a seguir esta área.

    grato por compartilhar este belo conteúdo.

    VIVA COMUNICAÇÃO!

  21. Serrana Filetti diz:

    Olá, Bruno!
    Conheci seu blog através de uma amiga de faculdade.
    Amei sua iniciativa… ainda mais que estou me preparando para concursos de nossa área e estou encontrando dificuldades em achar bons livros, já que moro em umma cidade pequena do ES e tudo que compro tem que ser através de sites da Internet.
    Tenho certeza que muito do que há em seu blog vai me ajudar nos estudos.
    Parabéns mesmo por compartilhar com as pessoas tudo que sabe.
    Esse é o verdadeiro profissional! Não tem medo de ensinar aos outros o que aprendeu. Não é egoísta como muitos de nossa área.

  22. Alene diz:

    Bruno,
    adorei as dicas de leitura
    que bom serviço vc nos presta, professores que precisam ficar antenados com bons livros e não sobra muito para investir
    abs
    Alene

  23. Pri Oliveira diz:

    Adorei o blog, adorei o blogueiro…(risos).

    Agora sério. Baixei muitos livros e já recomendei. Dica bacana essa, às vezes conhecemos livros interessantes mais que são inacessíveis. Creio que não só para o jornalismo e a comunicação os mesmo servirão para alunos e curiosos do design, publicidade e outros 😀

    Vlw :*

  24. MÁRCIA RODRIGUES PEDROSO diz:

    A utopia da mente é sonho; Sonhar é Maravilhoso, e Ler é uma fonte de realização de sonhos, pois nos transporta a mundos aparentemente irreais!
    Por isso Agradeço por Todos esses Livros Fantásticos!
    Muito Obrigado por este Blog!

  25. Carlos Ribeiro diz:

    Quero aqui dizer da minha satisfação em encontrar este blog tão fantástico, que proporciona o acesso a obras tão maravilhosas do mundo da comunicação, obras estas que nos enriquecem de maneira grandiosa e transportam-nos a um universo de cultura da mais alta qualidade! Parabens!

  26. Luana diz:

    Ótimos livros! Já fiz a divulgação no twitter. Eu gostaria muito de ler esse último livro da lista ” Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter” – Organizado por Juliano Spyer, Luiz Alberto Ferla, Moriael Paiva e Fabiola Amorim, mas está com problemas no link.

  27. oJornalista diz:

    Vou verificar! Fico feliz que tenha gostado…

  28. Rúbia Karla diz:

    Parabéns pelo site! Vai me ajudar muito no meu trabalho. Ia fazer a mesma observação da Luana. Adorarria ler este livro sobre o Twitter, pois é um grande meio de divulgação para o meu trabalho e sou totalmente ignorante no assunto.
    Muito obrigada!

  29. Rúbia Karla diz:

    Parabéns pelo site! Vai me ajudar muito no meu trabalho. Ia fazer a mesma observação da Luana. Adoraria ler este livro sobre o Twitter, pois é um grande meio de divulgação para o meu trabalho e sou totalmente ignorante no assunto.
    Muito obrigada!

  30. joaquim diz:

    eu gosto muito de comunicação social porque com a comunicação as pessoas vivem mais cima de tudo base de comversa que nos mete em informado’

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).