Opinião Veja mais em Opinião

Mas, sinceramente, não sei se vai dar em alguma coisa

 
Mas, sinceramente, não sei se vai dar em alguma coisa
 

Dizer que vai entrar para os livros de História é impossível, visto que hoje não temos mais história. Vivemos de momentos e de modismos. Hoje, tudo é eterno e imutável por um curto período de tempo.

Dizer que vamos mudar alguma coisa é ilusão. Nunca o povo conseguiu mudar nada. Toda a decisão vem do alto. A diferença é que algumas agradam mais a população.

Dizer que estamos fazendo algo novo é subestimar tudo o que já foi feito, que foi muito pouco. Diretas já, fim da ditadura, impeachment, não passaram de golpes políticos creditados à população.

Isso tudo está fazendo a alegria das agências de publicidade. Mais parece um movimento regado de slogans como o “Vem pra rua”, que é uma peça da Fiat, ou até mesmo “O gigante acordou”, uma propaganda maravilhosa da Johnnie Walker. Keep walking, Brazil? Imagine na Copa… diria a Brahma.


protestos5Achar que a Globo vai se importar com alguma atitude é ingenuidade, visto que a audiência continuará a mesma e o carro queimado foi o da Record. Será que não reparam na diferença do logotipo?

A imprensa só noticia o que lhe interessa, independentemente do veículo de comunicação. Eles se apropriam de nossa vontade para atingir seus objetivos. Mas como fazer quando até a imprensa está nos apoiando? Eu sinto um cheiro estranho no ar. Foi você?

Sem dúvida, esse é o momento certo. O mundo está olhando para o Brasil, mas o que você está vendo? E, pior, o que será que os gringos vão ver?

Quem me garante que esse não é um preparativo para a Copa? Para poderem dizer que durante a Copa das Confederações toda a manifestação pode ser controlada pela polícia? O problema do Brasil não era mesmo a violência? Será que todos os crimes bárbaros diários pararam para acompanhar as manifestações?

Qual o motivo disso tudo? Com certeza vai muito além dos 20 centavos, porém, é preciso lembrar que em sua essência todo protesto é político. O aumento das tarifas do transporte? O custo de vida? O dinheiro investido nos estádios? Qual o real motivo da nossa manifestação? Dizer que estamos cansados de tudo é um pouco abrangente demais e faz pouco ou nenhum sentido.

Ativismo, para quem não sabe, entende-se que seja algo cuja premissa básica é a existência de uma discussão política que se sustente. Não se pode ir contra tudo e contra todos ou não é ativismo. Nós estamos brigando pelo que mesmo? Ah, só estamos cansados…

Por isso, não se pode tratar como ativista todos aqueles que mudam seus avatares ou compartilham fotos relacionadas a protesto pelo simples fato de fazê-lo. Nem aqueles que param a Avenida Paulista em hora de rush e isso só alimenta a mídia nos intervalos entre os jogos.

O povo está brigando contra o povo e, com isso, o povo é quem sofre, sempre. Eu, você e esse aí ao seu lado gritando frases pensadas por “ativistas” profissionais, manifestantes de carteirinha. Não estamos causando dor àqueles que importam, esse não se importam. Só prejudicando a vida dos nossos semelhantes.

Somos nós que estamos levando tiros de borracha. É a nossa polícia (assalariados como nós, “paus mandados”) que estão sendo feridos. É a nossa imprensa que é tomada. É a nossa classe dos que trabalham e pagam impostos que estamos atrapalhando.

protestos3Não adianta atacarmos a nós mesmos. Pensemos grande e não como querem que façamos.

Guerra dos 20 centavos, V de Vinagre, e diversos de movimentos partidários infiltrados. Usamos a máscara de Guy Fawkes, apropriada pela obra V de Vingança, e pagamos direitos autorais para protestar. Algo parece muito errado nisso tudo.

Gosto do que vejo, mas sei que não chega perto do mínimo do suficiente. Pelo menos, o povo está se sentindo unido e, finalmente, aprendeu a cantar o hino. Já é bastante coisa.

Mas nunca se esqueça de que não adianta ir às ruas com o objetivo de aparecer na TV, levar um cartaz escrito “Galvão Filma Nóis”, tirar fotos com a hashtag #protestando, ou filmar o melhor vídeo da manifestação para ter mais acessos no seu canal do YouTube. Tem tanta gente se promovendo às custas dessas manifestações…

Engraçado ver pessoas protestantes reclamando dos protestos quando não conseguem chegar em casa por causa de alguma manifestação. Protesto bom é na rua do vizinho?

E no longo prazo? O que você acha que esses protestos farão diferença no nosso país? Sejamos realistas. Vamos protestar até as coisas mudarem? Será mesmo que vamos conseguir mudar alguma coisa ou tudo não passará de festa?

Tenho alguns medos em relação a isso tudo. O primeiro é que o protesto seja banalizado e caia em descrédito e o segundo é que isso não mude absolutamente nada e as pessoas voltem para suas casas com o pensamento apaziguador de “já fiz minha parte e não tem mais jeito”.

protestos1Nunca conseguiremos mudar o nosso país ou o mundo, enquanto não conseguirmos mudar a nós mesmos.

Essa é a minha opinião. Me desculpe ser pessimista e, muitas vezes, apocalíptico. Tomara que eu esteja errado. Tomara que essa seja a forma de mudar alguma coisa nesse mundo pós história. Mas, sinceramente, não sei se vai dar em alguma coisa.

Leia também:

 

4 Comentários para “Mas, sinceramente, não sei se vai dar em alguma coisa”

  1. Luiz Bueno diz:

    O texto é interessante, mas possui uma série de inconsistências. É tão pessimista que chega a distorcer fatos para justificar o ponto de vista do autor.

  2. empregos na internet diz:

    muito obrigado!

  3. Dennis Marques de Freitas diz:

    Olá!!!!

    Creio que nada dura para sempre nos dias de hoje, tudo é igual um castelo de areia que pode ser desfeito pelas ondas do mar ou pelo força do vento, não existe nada mais sólido.

    O defeito é que eles com certeza usaram nas campanhas eleitorais esse ano os movimentos que houveram no Brasil, prometendo melhoras.

    Que a gente já sabe que dificilmente sairá do papel.

  4. Julio Faz diz:

    Adorei seu artigo Bruno!

    O povo hoje em dia acha que ir pra rua vai mudar o mundo, critica a todos os ventos políticos, mas na hora que tem oportunidade de furar uma fila ou comer um picole dentro do mercado e jogar o pacote fora e nao pagar fazem na maior cara dura. Presenciei uma cena dessas ontem em um mercado aqui em Florianópolis, com um casal bem vestido e comeu um picole para eles e para o filho e na hora da pegar no caixa deixaram de lado os pacotes…somos o espelho dos políticos, o brasil nõ vai pra frente por causa da corrupção em todos os lados, não só do lado de lá!

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).