Jornalismo Veja mais em Jornalismo

Presente de Natal: O que é Jornalismo

 
Presente de Natal: O que é Jornalismo
 

livro_o_que_e_jornalismo

O jornalismo, independente de qualquer definição acadêmica, é uma fascinante batalha pela conquista das mentes e corações de seus alvos – leitores, telespectadores ou ouvintes. Uma batalha geralmente sutil e que usa uma arma de aparência extremamente inofensiva – a palavra, acrescida, no caso da televisão, de imagens. Entrar no universo do jornalismo significa ver essa batalha por dentro, desvendar o mito da objetividade, saber quais são as fontes, discutir a liberdade de imprensa no Brasil.

Essa é a definição de Jornalismo que Clóvis Rossi escreveu no livro “O que é Jornalismo”.

Livro esse que possui todo um significado especial para mim, visto que foi o primeiro que ganhei quando entrei na faculdade de Jornalismo. (Obrigado primo e jornalista @jgabrielandrade)

Foi lendo as páginas da obra de Rossi que comecei a tomar mais gosto por aquilo que eu viria me tornar.

Como eu não posso fornecer o conteúdo integral deste livro aqui no blog, pois o mesmo possui direitos autorais que não autorizam a publicação, fiquei imaginando um jeito de trazer esse texto para meus leitores.

Visto que o Natal está chegando, decidi comprar mais uma edição deste livro e vou sorteá-la aqui no blog.

Para participar do sorteio, basta fazer um comentário aqui neste post (no espaço abaixo) expressando sua opinião sobre a pergunta lançada no título do livro: “O que é Jornalismo?“.

O sorteio ocorrerá na primeira semana de janeiro de 2010!

Fico aguardando a sua opinião, boa sorte e ajude a divulgar!

ATUALIZAÇÃO: Desculpem a demora no sorteio, mas estive de férias e acabei por tentar abandonar a vida cibernética. De qualquer forma, o sorteio ocorrerá no dia 29/01/2010, sexta-feira agora!

É a última chance para quem ainda não participou! Aproveitem! Abraços!

Leia também:

 

27 Comentários para “Presente de Natal: O que é Jornalismo”

  1. Heitor diz:

    Esse é um livro incrível, acho que a primeira leitura de todos que entram na faculdade. E lembro como já no primeiro ano, nas aulas da querida Eliane Freire ou do Robson Bastos aqui na Universidade de Taubaté, já discutiamos as tantas perguntas que o livro propunha. De certo, no primeiro ano ainda não tinhamos maturidade o suficiente. Esse post me despertou a ler de novo O que é Jornalismo e ver, agora recém-formado, que novas respostas vou encontrar!

    Ah! Já tenho o livro! Deixo a chance para os outros…

    Abraços,

  2. bruna rosa diz:

    Ele tem a ver com a vida. Porquê?! Porque aquilo que é notícia, só é notícia porque tem algum potencial de transformar a realidade. Então o jornalismo não lida com o efémero, o jornalismo lida com a transformação.

  3. Gabriela G diz:

    Então vamos começar…
    Pra mim o jornalismo, não depende de uma câmera de televisão ou de um jornal impresso, depende da força de vontade de alguém de mostrar, as falhas e as coisas boas, de um mundo cheio de erros.
    Jornalismo, não depende de palavras bonitas ditas nas horas erradas, e sim de verdades… Que muitos tentam esconder.

  4. Ariane Fonseca diz:

    Jornalismo para mim é a arte diária da criatividade e da perseverança. Os jornalistas precisam sempre pensar numa forma diferente e dinâmica de noticiar um fato para pessoas diferentes, tanto no modo de pensar, como na idade. Isso exige muita criatividade! Por outro lado, precisam de um espírito de perseverança muito grande, visto que, grande parte dos fatos não caem na mesa deles. É necessário correr atrás e não desistir nas primeiras dificuldades.

  5. Wander Veroni diz:

    Olá! Esse também foi um dos primeiros livros que li sobre jornalismo quando entrei na faculdade. Hoje, já formado e atuante na área, vejo como é importante continuar lendo e debatendo assuntos da profissão para não deixar que o jornalismo seja apenas técnica. Até pq não é: trata-se de uma profissão que exige conhecimento científico em Comunicação, técnica, atenção e sensibilidade para os problemas da sociedade. Quero participar desse sorteio, com certeza.

    Abraço

  6. Fabiane Bastos diz:

    O jornalismo é uma tentativa, as vezes bem sucedida, as vezes nem tanto de tornar a informação e o conhecimento direito de todos. E como atualmente a informação pode ser uma arma, nada mais natura que a atividade tenha grande importância em nossos tempos.

  7. Bruno Carvalho diz:

    Jornalismo é a forma ou ato de expressão de um indivíduo crítico quanto à realidade que o cerca. Jornalismo não é a simples ação de reportar, mas sim de contextualizar os acontecimentos.

  8. Wanessa Fischer diz:

    Jornalismo é a arte de comunicar, informar e participar da sociedade.

  9. Adalberto Guimarães diz:

    Jornalismo é transmitir informação como ela é, deixando para leitor ou ouvinte a responsabilidade de mensurar e tirar suas próprias conclusões.

  10. Rodrigo Belloni diz:

    Jornalismo é a fonte da informação e cultura.

  11. Stefanie Macêdo diz:

    Jornalismo é a arte de contar e participar do que acontece. É mostrar histórias, lugares, pessoas, com um olhar apurado para fazê-lo com verdade, isenção, sinceridade e caráter. É muito mais do que uma profissão, é uma escolha, uma doação.

  12. Vinicius diz:

    Jornalismo, é simplismente os livros de historia dos anos que virão.

  13. Lorena Gonçalves diz:

    Jornalismo é dar ênfase ao “ser humano” por meio do serviço de informar.

  14. luis diz:

    obrigado

  15. Aline Ramos diz:

    O tabu que há em cima do jornalismo e de seus profissionais é incrível e ao mesmo tempo assustador. O jornalismo simplesmente leva o indíviduo do campo do desconhecido, para o conhecido. A vida é o centro, seja ela de qual forma, mesmo sendo objetos, eles sempre estarão relacionados a algum tipo de vida. E a vida é multifacetada, logo, vemos o jornalismo abrangendo inúmeras áreas, falando de tudo um pouco. Eis então a magia misteriosa do jornalismo. Muito além de ‘dar notícias’, ele fala sobre a vida.

  16. Alexandre de Souza diz:

    Oi,

    Considero o jornalismo a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter, disposto a noticiar acontecimentos e esclarecer fenômenos que nos cercam.

    Abraços, até mais.

    Leia: http://www.nacoladanoticia.com

    Este, sim, um blog de notícias como você nunca viu.

  17. Anderson Cardoso diz:

    Jornalismo é um estilo de vida, você pensa e respira informação.
    Quando você cobre a área de seu interesse está trabalhando e se divertindo ao mesmo tempo.
    Uma notícia trazendo alegria pode ser o único sorriso que um trabalhador cansado pode estar esboçando no mesmo dia – seu único momento de descontração e felicidade.
    O jornalista é amigo da informação e da sociedade, levando até as pessoas todo tipo de informação: tragédias, feitos históricos, inovações tecnológias, conquistas esportivas, etc.
    Será um bom jornalista aquela que amar o ofício e perseverar sempre atrás de seus objetivos, aperfeiçoando-se cada vez mais.

  18. Caroline Aleixo diz:

    O que é Jornalismo?! Certamente, não só um simples campo profissional, é mais além, é talvez um dom. Jornalismo é doar-se de corpo, alma e mente à sociedade. É acima de tudo, informar com responsabilidade estreitando o espaço dos cidadãos entre os acontecimentos, evidenciando sempre, o bom senso!

    P.S. Como amante indelével dessa área maravilhosa, NECESSITO desse livro… Uma espécie de guia de sobrevivência. rs
    Ficarei ansiosíssima à espera do sorteio!

  19. caroline almeida diz:

    Para conquistar a mente dos leitores é que batalhamos. A luta nunca tem fim e deve aumentar, a cada dia, a ponte entre os setores da sociedade. Dessa forma, com contextualização e responsabilidade, o público pode conhecer e entender a realidade em que vive. Isso tudo através de um comunicador transparente, que não mostra sua opinião, mas peleia para que todos consigam mostrar a sua. Ou melhor, luta para que todos consigam formar uma.

  20. Paulo Almeida Prado diz:

    Jornalismo é apurar fatos e levá-los aos espectadores/leitores, sem deixar que influências externas ou interesses de terceiros o corrompam, ou seja, evitar visões deturpadas para atender ou agradar determinadas pessoas, empresas ou setores.

  21. ana elisa sobral diz:

    Opa, tb quero participar. Comofaz?

  22. Emídia Felipe diz:

    Jornalismo é a ponte que liga as pessoas a outras pessoas e ao que lhes interessa (sabendo elas disso ou não). Todos têm direito de ir e vir e nós somos os arquitetos, engenheiros, pedreiros, pintores e zeladores desta ponte.

  23. CLEANE BRAGA DE SOUSA diz:

    O Jornalismo é responsável por informar e formar as opiniões e idéias da população. Apura e divulga a verdade, de forma imparcial visando sempre tornar acessíveis as informações de todo o mundo.

  24. Sylvia diz:

    Jornalismo é sangue que corre nas veias.

  25. Marina Fiamoncini diz:

    Jornalismo é um caso de amor doentio. Quanto mais ele desgasta a razão, há mais vontade de viver por ele.

  26. Maria do Rosário Rodrigues diz:

    Gostaria de ler o livro O que é Jornalismo, de Clóvis Rossi, como contribuição de aprendisado na construção da minha Monografia. Sou estudante de Jornalismo – UFPI

  27. Maria do Rosário Rodrigues diz:

    O Jornalismo é: Um trabalho feito com ética, responsabilidade e isenção, dar ao cidadão de forma clara e objetiva, a noticia, que é de mais importante e fundamental na pratica da profissão.

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).