Livros Veja mais em Livros

Livros de Comunicação para Download Grátis – Parte 5

 
Livros de Comunicação para Download Grátis – Parte 5
 

Já faz mais de um ano que eu decidi listar aqui no blog os livros de comunicação que eu encontrei na internet e que poderiam ser baixados livremente de maneira legal. Esse post continua sendo um dos mais lidos. Com o passar do tempo essa lista foi crescendo e, hoje, chega a sua quinta parte, talvez a mais completa de todas.

Nesta quinta lista, selecionei 17 livros das mais diversas áreas da comunicação. Fico bastante feliz de, pela primeira vez, fazer parte de um desses livros. Logo no primeiro livro da lista “Novos Jornalistas: Para entender o Jornalismo hoje”, o organizador me convidou para escrever o texto “Jornalismo online ou agregador de conteúdo” (página 133). Espero que gostem!

Como bônus, o último item da lista é o livro “Periodismo Digital en un paradigma de transición”, em espanhol.

Mais uma vez, convém lembrar que a maioria dos livros está no formato PDF, um padrão aberto e que qualquer pessoa pode usar. Há aplicativos gratuitos para Linux, Microsoft Windows e Apple Macintosh, alguns deles distribuídos pela própria Adobe (e que podem ser baixados aqui).

Quero deixar claro que todos os livros listados aqui são de distribuição gratuita e respeitam os devidos direitos autorais. Fico feliz que as pessoas sempre peçam livros, porém, muitas vezes eu não posso atendê-las por serem obras com direitos mais restritos, que proíbem a distribuição.

Vamos aos livros:


Novos Jornalistas: Para entender o Jornalismo hoje – Gilmar Renato da Silva (Org.)

Está claro para todos que a forma de se fazer Jornalismo nos tempos atuais está sendo reinventada diariamente. O ritmo acelerado dos avanços tecnológicos só contribui para turbinar a velocidade dessas mudanças. Como se fazia Jornalismo há algumas décadas todo mundo sabe. O que será do Jornalismo amanhã é algo praticamente impossível de se prever. Porém, para entender o Jornalismo hoje, o jornalista Gilmar Renato da Silva reuniu 38 profissionais da mídia brasileira em um livro que tenta explicar.

“Novos Jornalistas – Para entender o Jornalismo Hoje” é um e-book realizado de maneira colaborativa, licenciado em creative commons e disponibilizado para download gratuito.

DownloadDownload


Caderno de Viagem – André Lemos

Um texto – em letras e imagens – que trata de comunicação, lugares e tecnologias. Comunicação entre lugares, conectando pessoas distantes, através de tecnologias, as mais diversas possíveis, que ligam meios de transporte com meios de comunicação.

O texto é recheado de constatações e angústias ? naturais do nosso tempo, diriam alguns ? de um acadêmico que, não perdendo o rigor, passeia ? para ser mais coerente, flana ? com os lugares, livros, sites, mapas, coisas e gentes. Esse mix, de fato, dá charme especial ao livro, que é uma deliciosa viagem acompanhando o seu percurso durante o seu pós-doutoramento no Canadá.

DownloadDownload


#Mobilize – Ricardo Cavallini, Léo Xavier e Alon Sochaczewski

Mobile marketing nada mais é do que marketing feito a partir e através de celulares e dispositivos móveis. Na encruzilhada entre publicidade e tecnologia, o marketing móvel é absolutamente complementar e simultâneo às outras mídias e permite construir uma relação, em tempo real, entre marcas e pessoas. Somado a isso, vivemos num país onde há mais acesso à telefonia móvel do que à rede de esgoto ou água tratada. Por mais chocante que soe este fato, essa comparação serve para ratificar a altíssima penetração deste meio. Como meio é mídia, nada mais natural do que entender o grande potencial dos dispositivos móveis quando aplicados a negócios e à comunicação.

DownloadDownload


#MídiasSociais: Perspectivas, tendências e reflexões – PaperCliq e Danila Dourado (Organizadores)

As Mídias Sociais estão sendo discutidas intensamente faz alguns anos. Com o crescente uso das tecnologias da informação e comunicação pelas pessoas, começou-se um debate reflexivo e metarefencial através destes próprios meios. Discursos sobre a comunicação digital e as mídias sociais são construídos principalmente através destes próprios ambientes. Profissionais, pesquisadores e, sobretudo, pessoas “comuns” utilizam Orkut, Facebook, Nings, Twitter e outras mídias sociais para entender estes fenômenos que são, inclusive, citados como “revolucionários”.

Este ebook, #MidiasSociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões é uma tentativa de sistematizar alguns destes conhecimentos. Se realizada uma análise tipográfica da rede multexistente entre autores dos artigos, encontraríamos certamente um alto grau de interconexões. Contudo, esse alto grau de interconectibilidade não representa um grafo ou um nicho, ele pode ser identificado, também, em relação ao mercado, à academia e à sociedade como um todo. De grau em grau de separação, o nosso “mundo pequeno” pode conversar facilmente, com menores restrições de tempo e espaço.

DownloadDownload


Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros – Fenaj

Votado em Congresso Nacional dos Jornalistas, o código está em vigor desde 1987: O Código de Ética do Jornalista fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional, nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação, e entre jornalistas.

DownloadDownload


?

Comunicação e Mobilidade – André Lemos e Fabio Josgrilberg (Orgs)

A história deste livro, de alguma maneira, é um registro das posssibilidades do atual período técnico. Os textos foram reunidos em movimento e a distância.

Para registrar o tal do “zero fictício” de uma narrativa histórica,  poderíamos situar o início da empreitada no convite feito a nós por Kim Sawchuk, editora do Wi-Journal of Mobile Media (http://wi.hexagram.ca), para coeditar uma edição especial sobre mídias móveis no Brasil. No início do trabalho editorial, tratava-se de um conexão Canadá-Inglaterra-Brasil. Kim, na Universidade Concordia, André como pesquisadorvisitante nas Universidades de Alberta e McGill, todas instituições canadenses e, do outro lado, Fabio como pesquisador-visitante na London School of Economics and Political Science, em Londres. Depois de algumas discussões, chegamos aos nomes dos autores que estão aqui neste livro. Todos eles de diferentes partes do Brasil, com suas respectivas atividades e instituições.

DownloadDownload


Autor e Autoria no Cinema e Televisão – José Francisco Serafim

Discutir o lugar do autor em obras audiovisuais é o objetivo dos textos aqui apresentados. Mas, podemos nos indagar inicialmente, quem é o autor de uma obra fílmica ou televisiva? A quem podemos outorgar o epíteto de autor? É um fato sabido por todos que a grande maioria das obras audiovisuais é o resultado de um trabalho coletivo e que diferentes profissionais estarão a serviço de uma idéia que será realizada/produzida por um indivíduo que chamamos diretor, podendo este personagem, ser denominado autor da obra. Mas, podemos nos indagar: para quê a obra necessita de um autor?

Neste livro, os textos presentes buscam refletir sobre o autor da obra audiovisual no contexto estético/formal. Mesmo se consideramos as questões jurídico/legais fundamentais para se compreender as obras cinematográficas e televisivas, bem como sua veiculação na atualidade, esses temas são aqui abordados de forma secundária.

DownloadDownload


Televisão e Realidade – Itania Gomes

A importância que a televisão assume no Brasil ainda não produziu, como resultado, o desenvolvimento de métodos de análise adequados de seus produtos. O mais frequente é que a televisão seja tomada a partir de abordagens mais gerais, macroeconômicas, históricas ou sociais, e que o programa televisivo, enquanto um produto cultural com certas especificidades, seja deixado de lado. Na maior parte dos casos, os estudos que tomam a televisão como seu objeto de investigação, ainda que considere seus produtos, tendem a se dispersar em direção a outros objetos de análise, afastando-se da análise dos programas efetivamente produzidos e veiculados. Tais estudos têm o mérito de reconhecer a televisão como objeto de interesse científico e de produzir conhecimento relevante sobre a televisão no Brasil, em especial quanto ao seu caráter histórico, social e econômico, mas a pouca ênfase nos produtos televisivos, tomados eles mesmos como objeto empírico, tem resultado numa certa fragilidade teórica e metodológica quando se trata de descrever, analisar, interpretar os modos de funcionamento, as especificidades, as características do programa televisivo.

DownloadDownload


Arauto – fonte tipográfica para textos e jornais – Fernando de Moraes Caro

O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma fonte de texto para jornais impressos em geral. O que faz necessário um projeto específi co a esse caso são, principalmente, o uso econômico do espaço da página e a baixa qualidade de impressão. Para que a letra permaneça legível a essas situações, é necessário que se busque alto grau de legibilidade. Outros fatores relevantes no projeto são o conforto e a fl uidez da leitura.

A pesquisa divide-se dois: questões relacionadas a alfabetos de jornais e design de fontes. Na primeira parte, foram estudadas legibilidade, ‘readability’, impressão e diagramação de jornais e as características de uma fonte de texto. Foi feito também o levantamento dos tipos utilizados por vinte e cinco jornais brasileiros e internacionais e escolhidos sete, para uma análise mais profunda. Quanto ao estudo de design tipográfi co, na outra parte de pesquisa, foram procuradas informações que deram o embasamento para execução da fonte. No fi nal da pesquisa, foram elaborados os requisitos, que
deram suporte ao projeto.

DownloadDownload


Perspectivas Atuais do Direito da Propriedade Intelectual – Helenara Braga Avancini e Milton Lucídio Leão Barcellos (Orgs.)

Dentre os estudos desenvolvidos pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCRS foram selecionados alguns trabalhos para compor a presente publicação, a qual tem a intenção de ser a primeira de uma série de produções científicas a serem desenvolvidas na área do direito da propriedade intelectual.

O primeiro artigo desta coletânea, de autoria do Prof. Ricardo Antequera Parilli, traz importante análise internacional dos direitos de propriedade intelectual, em especial dos direitos autorais, no âmbito da ALCA. A propriedade intelectual na sociedade em rede e a função social da propriedade intelectual, as quais representam as duas linhas de pesquisa do GPPI/PUCRS, são abordadas, direta ou indiretamente, nos demais artigos desenvolvidos.

DownloadDownload


Homo Consumptor: Dimensões Teóricas da Comunicação Publicitária – Eduardo José Marcos Camilo

Este trabalho constitui o resultado das lições que o autor tem vindo a proferir sobre a temática da publicidade na licenciatura em Ciências da Comunicação e no Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas da Universidade da Beira Interior. Os seus conteúdos também reflectem o trabalho que realizou no âmbito das linhas de investigação “IPOCOM – Imagens e Processos de Comunicação” e “Informação e Persuasão” do Labcom e a participação nas iniciativas de reflexão e de dinamização científica no Grupo de Trabalho de Publicidade & Comunicação da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências de Comunicação.

Subjacente a este livro encontra-se a pretensão de conseguir responder a uma questão central: o que é a publicidade enquanto fenómeno de comunicação de massa? No ensaio da resposta, o autor repesca uma série de paradigmas teóricos que pretende que sejam alternativos aos que habitualmente estão integrados no domínio das ciências empresariais, com especial destaque para o do marketing: desde os da psicologia aos da sociologia e teoria da comunicação, desde os da semiótica do discurso aos da teoria da cultura e antropologia cultural.

DownloadDownload


Manuais de Cinema IV – Os Cineastas e a sua Arte – Luís Nogueira

Neste livro, que deve servir de base a uma unidade curricular universitária designada Teoria dos Cineastas, procuramos coligir alguns dos ensinamentos de vários cineastas fundamentais da história do cinema e reflectir de modo breve acerca dos mesmos. Procurámos aqueles autores cujo pensamento está, por iniciativa própria ou não, registado ou sistematizado em livro. Para uma futura ocasião deixamos a recolha de pensamentos expostos através de outros meios. Para já, julgamos que se poderá encontrar enorme proveito em conhecer as ideias dos realizadores sobre a sua arte.

DownloadDownload


Conceitos de Comunicação Política – João Carlos Correia & Gil Baptista Ferreira & Paula do Espírito Santo (Orgs.)

A Comunicação Política é uma área vasta em expansão quer sob o ponto de vista da reflexão teórica praticada nas Academias quer sob o ponto de vista da sua prática em numerosos domínios da vida cívica. Vislumbra-se um claro aprofundamento dos estudos nesta área visível na imprensa universitária e especializada, na formação de Grupos de Trabalho nas Sociedades Científicas nacionais e internacionais. O livro surge neste contexto deveras interessante em que a Comunicação Política ganha uma centralidade nos estudos seja de comunicação seja de política, carecendo quer de modelos descritivos quer de reflexões normativas que apreendam a complexidade das modernas sociedades pluralistas.

DownloadDownload


E o rádio?: Novos horizontes midiáticos – Luiz Artur Ferraretto e Luciano Klöckner (Orgs.)

O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma fonte de texto para jornais impressos em geral. O que faz necessário um projeto específi co a esse caso são, principalmente, o uso econômico do espaço da página e a baixa qualidade de impressão. Para que a letra permaneça legível a essas situações, é necessário que se busque alto grau de legibilidade. Outros fatores relevantes no projeto são o conforto e a fl uidez da leitura.

A pesquisa divide-se dois: questões relacionadas a alfabetos de jornais e design de fontes. Na primeira parte, foram estudadas legibilidade, ‘readability’, impressão e diagramação de jornais e as características de uma fonte de texto. Foi feito também o levantamento dos tipos utilizados por vinte e cinco jornais brasileiros e internacionais e escolhidos sete, para uma análise mais profunda. Quanto ao estudo de design tipográfi co, na outra parte de pesquisa, foram procuradas informações que deram o embasamento para execução da fonte. No fi nal da pesquisa, foram elaborados os requisitos, que deram suporte ao projeto.

DownloadDownload


Cadernos da Comunicação – Manual de redação do jornalismo online – Eduardo de Carvalho Viana

A idéia de se editar os Cadernos da Comunicação surgiu a partir da vontade de contribuir, de alguma forma, para estimular o debate sobre a função dos meios de comunicação na sociedade contemporânea, a importância do papel representado pela mídia e pelos jornalistas e de que maneira é exercido este papel, e, principalmente, as relações mídia-políticos e mídia-governo. Mas, se por um lado pretendemos abordar temas capazes de suscitar a discussão tanto nas faculdades quanto nas redações, por outro não podíamos deixar de lembrar os grandes jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão que já existiram no Rio de Janeiro. E quando falamos de imprensa carioca estamos falando de imprensa nacional, pois a nossa cidade, como capital federal, foi o palco onde se desenrolaram os fatos mais significativos da história moderna e contemporânea do país.

A partir desses objetivos decidiu-se, então, dividir a coleção em dois segmentos. O primeiro, dedicado à divulgação de estudos, de novas idéias, questionamentos, discussões sobre Comunicação no seu sentido mais amplo, através de trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação, mestrado ou doutorado, seminários, traduções de autores estrangeiros, tudo aquilo que seja capaz de gerar novas reflexões. O segundo segmento é dedicado a resgatar a memória da imprensa nacional, princi- palmente do Rio de Janeiro. É preciso não deixar as lembranças se apagarem. É vital para os jovens jornalistas conhecer os veículos de comunicação que já circularam e a razão de não mais existirem. É importante resgatar a memória da nossa cidade e nada melhor para isso do que fazê-lo através da nossa imprensa.

DownloadDownload


Cadernos da Comunicação – Jornalismo Internacional em Redes – Pedro Aguiar

O Jornalismo Internacional talvez seja a área da imprensa com maior abrangência de temas, já que deve abarcar fatos da políti- ca, economia, cultura, enfim, de tudo que aconteça pelo Mundo afora.. Sua definição é, por natureza, relativa, já que um assunto doméstico para um país é internacional para todos os outros.

Em 1980, um documento publicado pela Unesco analisou os problemas de comunicação no mundo em sociedades modernas, principalmente em relação à comunicação de massa e à imprensa internacional. O Relatório MacBride, como ficou conhecido, suge- ria uma nova ordem da informação e da comunicação e discutia o controle governamental, a censura, o monopólio e a comercialização dos meios de comunicação, bem como os problemas relacionados ao domínio cultural, ao poder das sociedades transnacionais, ao direito de informar e à possível contribuição dos meios de comuni- cação de massas para a solução dos problemas mundiais

DownloadDownload


Cartilha de Redação Web: Padrões Brasil e-Gov

A presente Cartilha é o resultado do Projeto Padrões Brasil e-Gov, do Programa de Governo Eletrônico do Governo Federal – que fornece recomendações de boas práticas na área digital, com o objetivo de aprimorar a comunicação, o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.

A adoção dos Padrões Brasil e-GOV traz vantagens na gestão de sítios, como a garantia do nível de qualidade, pois possibilita a mensuração de resultados. Fornece também requisitos para a correta contratação da equipe responsável por desenvolver o sítio, diminui o tempo, o custo de desenvolvimento e manutenção das páginas. Além disso, a padronização desses ambientes acelera o processo de adaptação e migração para tecnologias mais modernas, e ainda aumenta a qualidade da comunicação com a sociedade.

DownloadDownload


Periodismo Digital en un paradigma de transición – Fernando Irigaray, Dardo Ceballos e Matías Manna (Orgs.)

La realización del Foro de Periodismo Digital de Rosario pretende anualmente crear un espacio de reflexión que contribuya a la redefinición de las prácticas, roles y modos de producción de la profesión periodística. A través de conferencias, mesas temáticas, debates y diálogos se enmarca en la necesidad de construcción de nuevos modos y nuevos lenguajes que permitan un camino de avance hacia el cumplimiento de nuevas exigencias comunicativas dentro del periodismo digital.

Integrar un debate crítico y pertinente entre el mundo académico y profesional sobre las problemáticas de los medios digitales de comunicación, indagar sobre los modelos de producción de información actuales en esos medios y generar espacios de articulación entre los protagonistas del periodismo digital de Rosario, son algunos de los objetivos planteados por los organizadores.

DownloadDownload


Aproveitem essa oportunidade maravilhosa de disseminação de conhecimento gratuito que a internet nos oferece!

Boa leitura! 🙂

Leia também:

 

17 Comentários para “Livros de Comunicação para Download Grátis – Parte 5”

  1. Pri Oliveira diz:

    Ja estou baixando…

    vlw Bruno! :*

  2. Roberto Oliveira diz:

    valeu irmão… já estou baixando algo…

  3. Thyago Dias diz:

    vou baixar… iupiiiiiiiiiiii\o/

  4. Jorge diz:

    Olá, sou do blog http://professorscarpin.blogspot.com. Estou concorrendo também ao topblog, na área de Economia.
    Adorei o seu blog e já votei. Espero sua visita. Para votar no meu blog, pode ir pelo blog ou então no link http://www.topblog.com.br/2010/index.php?pg=busca&c_b=23111150.
    Um grande abraço,

    Jorge Eduardo Scarpin

  5. Raquel diz:

    Olá, sou estudante de publicidade e propaganda.
    Gostaria de saber se você tem um livro sobre merchandising televisivo, mas especificamente em novelas, para me indicar.

    Abraços.
    Raquel A. Gama.

  6. Raimundo Andrade diz:

    Você está disponibilizando um tesouro valioso para os studantes de Jornalimo.
    Obrigado por essa ideia maravilhosa!

  7. JOANA DARC REMIGIO COELHO diz:

    BRUNO, ESSA COMPILAÇÃO VALE OURO! VALE RESSALTAR QUE, ALÉM DE UM QUASE GEEK ITELECTUAL, VC ´UM GATO. ABRAX!!! HHEHEHEHE

  8. Eli diz:

    Bruno, parabéns pela iniciativa e obrigada!

    Compartilhar conhecimento é sempre muito importante.

    Abraços
    Eli

  9. Fernanda diz:

    Nossa…Que lindo esse site… *_*

  10. alexandre diz:

    bom site e de grande conteúdo….os livros vão me audar muito….vc teria algo sobre propaganda institucional….entou entrando nesta área e preciso me atualizar.

  11. polianna diz:

    quero o livro JORNALISMO CULTURAL – DANIEL PIZA
    VOCÊ TEM AI?

  12. Paullinhooh diz:

    Muito Obrigado pela grande disponibilidade de downloads de livros que este site está me proporcionando ;D

  13. Patricia Theodosio diz:

    Olá, estou em processo de conclusão de tcc e gostaria de saber se vc tem algun livro falando sobre propagandas institucionais. desde já agradeço a disponibilização dos demais conteudos.

  14. Lílian Araújo diz:

    Muito obrigada por disponibilizar os downloads. Eu adoraria o livro Jornalismo Cultural – Daniel Piza. Você tem?

  15. Li Viana diz:

    Tens o livro Jornalismo cultural do Daniel Piza ? brigada

  16. Ingrid Albuquerque diz:

    Olá, sou estudante de Jornalismo. Gostaria de saber se você tem o livro “ética na comunicação” de Esther kosovski. Ficaria muito agradecida.

    abs.

  17. mamadu lamine sano diz:

    Tenho a necessidade de aprender com este livro, melhorando assim os meus trabalho na comunidade onde estou afecto em termos de os apoiar na produção dos documentos tais como estas.

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).