O Jornalismo e o Twitter

 
O Jornalismo e o Twitter
 

twitter_birdNão! Não vou (ainda) debater sobre as relações entre o Jornalismo e o Twitter, visto que acredito que precise de um pouco mais de estudo sobre o assunto antes de manifestar qualquer opinião. Porém, sim! Considero o Twitter, sem dúvida, um mecanismo de grande potencial para a divulgação de notícias. Prova disso é o fato de que os jornais britânicos possuem um total de 1.069.592 seguidores através de 121 contas do sistema, conforme publicado no blog de Malcolm Coles.

O jornal Guardian, por exemplo, é o líder de seguidores, com 831.935 usuários acompanhando suas notícias em tempo real, na conta @GuardianTech, e mais 25.992 seguidores do @GuardianNews. Em terceiro lugar aparece o Times com 24.762 seguidores em @TimesFashion. Para ver a lista completa dos jornais britânicos e seus seguidores, clique aqui.

Apesar de serem dados bastante expressivos, o que pretendo abordar hoje aqui é o JournoTwit, que conheci enquanto navegava pelos meus Feeds e me chamou bastante a atenção.

Considerado pelo site Twitter Journalism como um “cliente de Twitter para jornalistas”, o sistema totalmente web (não necessita de download) é muito parecido como Tweetdeck, porém, com o diferencial de atender necessidades específicas dos produtores de notícia, organizando os twits (ou twitts, se preferirem) em sete tipos de conteúdo, que podem ser ocultados, organizados e divididos em colunas.

As divisões de conteúdo acontecem da seguinte maneira:journotwit_pqno

  • Status Updates – Aqui são exibidas as mensagens simples, que contenham somente texto, sem links, retweets ou replies;
  • Potencial News (Notícias em Potencial) – Twits que contenham links;
  • Pictures (Imagens) – Filtra mensagens com fotos e exibe miniaturas das imagens quando os links apontarem para o Twitpic;
  • ReTweets – Exibe somente mensagens que contenham “RT”, isso é, que tenham sido encaminhadas por outros usuários;
    Chatter (Conversas) – Mostra as conversas que estão ocorrendo no Twitter, sempre iniciadas com “@”;
  • @ Replies (Respostas) – Exibe todas as vezes que seu perfil foi citado ou respondido;
  • Direct Messages (Mensagens Diretas) – Mostra as mensagens diretas recebidas pelo seu perfil.

Ao acessar o sistema, informando seu login e senha do próprio Twitter, o sistema armazena suas configurações, para que você possa utilizá-las em mais de um computador. Além disso, é possível acessar múltiplas contas simultaneamente, tendo em vista que a maioria dos jornalistas utilize tanto a conta do jornal quanto a sua pessoal.

Criação do jornalista de tecnologia e desenvolvedor web Andrew “Spode” Miller, o sistema foi desenvolvido em PHP e tem versão para dispositivos móveis. Spode afirma ter grandes planos para o JournoTwit e que está trabalhando com Dan Monsieurle na esperança implementar uma série de novidades em breve.

Leia também:

 

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).