Geral, Opinião Veja mais em Geral, Opinião

Brasil, um país de tolos

 
Brasil, um país de tolos
 

Você sabia que 95% dos crimes ficam impunes por falta de investigação policial?

É a primeira vez que abordo um tema assim aqui no blog, mas fiquei bastante chocado com os números que encontrei e ainda mais quando o Jornal Hoje decidiu publicar, no dia 16 de agosto, um guia de etiqueta uma reportagem com dicas de como se comunicar com um assaltante (ainda não consegui o vídeo). Será mesmo que chegamos ao ponto de que a sociedade vai ter que aprender a conviver com o crime tão pacificamente?

Somente 1 em cada 20 casos em São Paulo (o equivalente a 5,2%) vira processo judicial, abrindo a possibilidade de punição. Para piorar, mais da metade dos processos só é aberta porque o criminoso foi pego em flagrante. Caso contrário, a possibilidade de a polícia descobrir o criminoso cai pela metade: somente 1 em cada 40 casos tem criminosos revelados (equivalente a 2,5% do total).

E falamos aqui somente dos crimes que são comunicados à polícia. Isso porque, de acordo com pesquisas feitas sobre o problema em todo o Brasil, no período entre 2001 e 2008 , cerca de 70% dos crimes não são comunicados à polícia.

Os números são o resultado do cruzamento de dados do Ministério Público Estadual (MPE) com os crimes registrados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), entre 2002 e 2009, feito por repórteres de O Estado de S. Paulo e publicado no editorial do Jornal da Tarde, do dia 27 de julho de 2010.

O editorial coloca São Paulo como uma “privilegiada” em relação a outras capitais brasileiras, como o Rio de Janeiro, por exemplo, onde a situação é ainda pior.

A comparação com a eficiência da polícia em dois países europeus, feita pela reportagem, chega a ser humilhante para São Paulo e nossas outras grandes cidades. Na Inglaterra, o índice de esclarecimento de homicídios foi de 92% em 2007 e, na França, ele foi de 82% entre 2004 e 2008.

Resumindo a história, o que esses números mostram é a triste realidade da polícia em nosso país, onde a impunidade vigora! Se desconsiderarmos os míseros casos em que a grande mídia aborda (e chega a nos cansar com informações inúteis), a probabilidade de alguém ser preso e pagar por um crime é muito pequena.

Não se esqueça que esse ano tem eleições para presidência, senador, governador e deputados estaduais e federais. Você já sabe em quem vai votar? Conheça as propostas do seu candidato! Vote consciente! Vamos tentar fazer melhor a nossa parte para ter um país melhor!

Leia também:

 

2 Comentários para “Brasil, um país de tolos”

  1. zecamerda diz:

    país melhor?? hmmmm, com esse povinho acomodado e feliz? hmm, sei não…to achando que a tendencia é aumentar o numero de bolsas-esmolas e bolsas-façafilhos para o povo feliz, enquanto o zé-contribuinte, aquele que trabalha honestamente vai financiando tudo isso até ser esgotado ou morto por vagabundo, supostamente aquele vagabundo cuja mãe recebia o bolsa-esmola…Brasil uma vergonha mundial, desde sua fundação.

  2. Zé Brasileiro diz:

    “Brasil uma vergonha mundial, desde sua fundação.” Precisa dizer mais alguma coisa? Acho que não né? E o pior é que tenho que conviver dentro da minha propria casa,com minha fámilia achando que este país vai ser país de primeiro mundo!! Pense….

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).