Livros Veja mais em Livros

Livros de Comunicação para Download Grátis – Parte 4

 
Livros de Comunicação para Download Grátis – Parte 4
 

Sem dúvida, essa foi a coletânea mais difícil de organizar. Isso por que, infelizmente, a produção de livros no ciberespaço não está a mil por hora como nós gostaríamos, apesar de encontrarmos alguns ótimos esforços individuais. Porém, após muito garimpo, consegui encontrar mais algumas coisas boas que eu ainda não tinha divulgado por aqui.

Gostaria de agradecer todos os comentários positivos que o blog vem recebendo. Esse é o melhor reconhecimento que eu poderia querer! Inclusive, estou tentando preparar um post com todas as citações que oJornalista.com teve em outros sites e blogs.

Outra coisa é que eu tenho recebido muitos pedidos de livros nos comentários, via Twitter, email etc. Porém, quero deixar claro (mais uma vez) que todos os livros que divulgo aqui no blog respeitam os devidos direitos autorais e, inclusive, a maioria está licenciada como Creative Commons.

Por outro lado, quase todos os livros que me foram pedidos possuem direitos autorais mais rígidos e não podem ser reproduzidos. Portanto, publicá-los aqui seria “pirataria/crime”.

A maioria dos livros está no formato PDF. O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão. Há aplicativos gratuitos para Linux, Microsoft Windows e Apple Macintosh, alguns deles distribuídos pela própria Adobe e podem ser baixados aqui.

Como eu sempre digo, vamos aos livros:


Jornalistas da Web – Os Primeiros 10 Anos – Mario Lima Cavalcanti

Nas páginas deste livro estão presentes informações textuais e visuais sobre a história do site Jornalistas da Web, evolução do layout do site, seminários organizados, evolução do logotipo do JW, ações de divulgação e alguns produtos, como a edição móvel, produzida exclusivamente para smartphones.

DownloadDownload


A Cibercultura e seu Espelho – Eugênio Trivinho e Edilson Cazeloto (Orgs.)

A presente obra reúne artigos sobre temáticas centrais da cena social, política, cultural, econômica e tecnológica contemporânea ligadas ao fenômeno transnacional da cibercultura, a fase do capitalismo pós-industrial fincada em media e redes interativos.

DownloadDownload


Direitos do Homem, Imprensa e Poder – Isabel Salema Morgado

Entendida por muitos como marco civilizacional, coube-me procurar compreender como é percepcionada a Declaração Universal dos Direitos do Homem, na sua dupla projecção: como representação social objectivada no discurso e como enquadramento de uma certa prática política enquanto proposta de exercício do poder para todos os Estados, logo, uma proposta de poder transnacional.

DownloadDownload


Conceito e História do Jornalismo Brasileiro na “Revista de Comunicação” – Antonio Hohlfeldt e Rafael Rosinato Valles

Trata-se de uma obra que, analisando uma publicação específica encartada na “Revista de Comunicação”, “História da Comunicação no Brasil”, faz uma análise detalhada de alguns dos principais veículos de imprensa brasileira, aos quais se somam algumas empresas de televisão e dois ou três artigos a respeito da própria evolução do jornalismo brasileiro propriamente dito. No caso do livro ora apresentado, os autores procuram ir mais longe: depois de contextualizar o surgimento da reflexão teórica sobre a comunicação e o jornalismo em nosso país, busca-se reunir, numa única publicação, alguns dados sobre as diferentes fases do jornalismo no Brasil, discutir os conceitos de “comunicação” e de “jornalismo”, tais como trabalhados pela revista e, enfim, apresentar e discutir os dados trazidos pela mesma.
Com isso, a obra, mais do que uma análise, é também uma revisão crítica de praticamente todo o campo do jornalismo brasileiro, seu desenvolvimento e o dos estudos sobre ele, até o fim do século XX (tendo em conta que a revista encerrou suas atividades em 1998).

DownloadDownload


Ferramentas Digitais para Jornalistas – Sandra Crucianelli

Esta é a versão em português do e-book de Sandra Crucianelli – “Ferramentas Digitais para Jornalistas”, que já foi baixado quase 10 mil vezes em sua edição original em espanhol, disponível há um mês. O livro é um manual prático voltado para ajudar jornalistas a compreenderem melhor como usar as ferramentas digitais em seus trabalhos diários.

DownloadDownload


Tendências e prospectivas. Os “novos” jornais

Os “novos” jornais centra-se nos desafios e possibilidades da sociedade em rede para os jornais.

Especialmente concebida a pensar nos agentes com poder de decisão e preocupado com os modelos de negócio dos jornais este relatório, sistematizando um volume considerável de informação online, disponibiliza um olhar sobre o que se tem discutido sobre os “novos jornais”.

Procura explanar as tendências emergentes e identificar sinais ainda ténues de novas direcções para o futuro dos jornais, propondo um conjunto de sugestões e ideias gerais para o desenvolvimento dos jornais em rede.

DownloadDownload


O Livro Depois do Livro – Giselle Beiguelman

DownloadDownload

O Livro depois do Livro é um ensaio sobre literatura, leitura e Internet, escrito em dois formatos: website e livro. Contudo, essa operação não se faz por relação de complementaridade, mas, sim, pela de fricção, soma e intersecção.

A nomenclatura dos dois formatos foi propositadamente invertida. Enquanto a versão livro tem seus capítulos divididos com termos de computação (label, instalação, configuração e sair), a versão Web apropria-se dos recursos de organização dos impressos (índice, capa, colofon etc.), revalidando suas funções de localização e referência.


A Internet em Portugal (2009)

A publicação baseia-se nos dados do inquérito WIP World Internet Project, que conta com edições prévias em 2003 e 2006.

Em 2009 a Internet celebra o seu quadragésimo aniversário e a World Wide Web o seu vigésimo. Desde a sua criação, a Internet e a Web reinventaram-se de várias formas e em diversos momentos, permitindo inclusivamente o surgimento de novos padrões e modelos de comunicação. As sociedades são todas caracterizadas por modelos comunicacionais. Se considerarmos os modelos de comunicação que têm vindo a moldar as nossas sociedades, três principais momentos podem ser identificados. Um primeiro modelo, a comunicação interpessoal, consiste numa troca bidireccional entre pessoas de um determinado grupo social. Um segundo modelo, a comunicação de um-para-muitos, acontece quando uma única pessoa envia uma mensagem para um grupo limitado de pessoas. Um terceiro modelo, a comunicação de massas, foi tornado possível pela evolução tecnológica e consiste na difusão através de meios electrónicos de uma mensagem, enviada para uma massa de indivíduos anónima, de dimensão desconhecida e geograficamente dispersa.

DownloadDownload


Memórias da Cõmunicação – Cláudia Peixoto de Moura, Maria Berenice da Costa Machado (Orgs.)

A publicação Memórias da Comunicação: Encontros da ALCAR RS tem como finalidade divulgar a produção acadêmica dos pesquisadores do Núcleo Gaúcho de História da Mídia – ALCAR RS, que desenvolvem pesquisas interdisciplinares no Estado, focadas na relação entre Comunicação, História e áreas afins. O e-book apresenta os resumos de estudos concluídos e em andamento, que foram selecionados em 2007 e 2008, respectivamente, no 1º e 2º Encontros do Núcleo Gaúcho de História da Mídia.

DownloadDownload


Só deixando claro que os pedidos são sempre bem vindos e, sempre que possível, serão atendidos!

E caso você tenha dica de algum livro, compartilhe!

Leia também:

 

22 Comentários para “Livros de Comunicação para Download Grátis – Parte 4”

  1. Isadora diz:

    sempre trazendo um rico material aos leitores… parabéns pela iniciativa!

  2. Flávia Mendes Timóteo Machado diz:

    Boa tarde, sou estudante de jornalismo e no momento estava precisando do download do livro: Assessoria de imprensa e relacionamento ém comunicação de Jorge Duarte. Não consigo encontrar na net para download, preciso para fazer meu estágio. Poderia me ajudar?

    Obrigada

  3. Stenio Urbano diz:

    Bruno, parabéns por essa generosa iniciativa. Desconheço outro site, blog que disponibilize tão vasta literatura acadêmica. Agradeço muito. Baixe nada menos que 14 livros daqui!

    Abraço e fica e paz!

  4. Ana Maria diz:

    Apesar de trabalhar com ensino de biologia, encontrei uma interface muito interessante com a área de comunicação, especialmente a semiótica. Alguns processos biológicos só podem ser compreendidos como o fruto de uma rede de comunicação, só que envolvendo ecossistemas, tecidos, células, moléculas. Estou me esforçando na apropiação de muitos conceitos e este blog deu-me a oportunidade de obter um ótimo material. Obrigada!

  5. Thiago Lourenço diz:

    Bruno parabéns pela excelente iniciativa e cooperação para nós jornalistas e interessados pelo universo da comunicação! Ótimo trabalho!

    Precisaria de sua ajuda, me indicando algum site ou até postando estes seguintes livros:

    – Dicionário de Comunicação – Rabaça e Barbosa
    – Dicinonário de Comunicação – Ciro Marcondes Filho
    – Relações Públicas – Margarida Kunsch
    – Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia, Teoria e Técnica – Jorge Antônio Menna Duarte
    – Curso Básico de Teoria da Comunicação – José Haroldo Pereira

    Estou me preparando para concursos públicos na área de Comunicação Social e estes livros, dentre outros são ótimas leituras.

    Já baixei alguns livros que postou …. excelente material.

    Obrigado!

  6. Bruno A. de Souza diz:

    Bom dia, assim como algumas das pessoas q comentaram eu cai neste link na busca de livros em pdf para download. excelentes postagens, estou a procura do mesmo livro que a Flávia Mendes.
    caso saibas de outros sites que seja possível fazermos download me avisa por favor. pode ser por este email que é o qual eu acesso todos os dias. se caso puderes me auxiliar agradeço muito, caso contrario a contribuição que já estas disponibilizando aqui é de grande valia. vlw 😀

  7. oJornalista diz:

    Agradeço a todos os elogios, porém, os livros que estão sendo pedidos possuem direitos autorais. Portanto, qualquer cópia que apareça na internet é ilegal, o que vai contra a idéia do blog, de divulgar somente livros gratuitos.

    Espero que entendam! 🙂

    Já estou montando a quinta lista de livros. Vocês têm alguma indicação?

    Abraços!

  8. vanessa lodispoto diz:

    Parabéns, seu blog é excelente e a iniciativa é fantástica, inclusive vai me ajudar muito no relatório do meu TCC que é um blog.

    Abs

  9. tatyane brito diz:

    Olá
    Gostaria de saber se você tem o livro Do golpe ao Planalto, de Ricardo Kotscho.

  10. isabelle diz:

    Nossa não sabia o tesouro que estava perdendo, graças ao meu quase vício na internet pude te descobrir, foi amor a primeira vista. Virei fã e nunca mais te largarei….. Parabéns pelas maravilhas aqui divulgadas.

  11. Giselly Azevedo diz:

    Olá,, parabéns pelo blog!!

    Eu gostaria de saber se tem o livro: Curso Básico de Teoria da Comunicação?
    Autor: José Haroldo Pereira

  12. Pedro Cruz diz:

    Estou procurando o livre “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Midia”. Tem nesse site? Obrigado e parabéns!

  13. Gisele Chaves diz:

    Adorei a iniciativa dos downloads, isso facilita as minhas pesquisas e poupa um pouco o meu bolso! (risos)
    Gostaria de ter acesso por aqui ao livro “Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia” do Jorge Duarte…

    Se possível…

    Muito Obrigada!

  14. K diz:

    Oi,
    Desculpa a intromissão, mas é que não encontro o Livro: Comunicação Mundo, de Armand Mattelart, em parte alguma, se alguém o encontrá-lo, me dê um toque,… Obrigado.

  15. Daniela diz:

    Gostaria de Parabenizá-lo pela página. Sou deficiente visual parcial e estudante de Relações Públicas. Sua página apenas vem a me ajudar tendo em vista que é muito díficil encontrar livros em áudio ou e-books para a compra. Tenho um trabalho braçal imenso de xerocar todo o livro para depois escanear tudo porque não tenho acesso a informação. Há um tempo atrás encaminhei um e-mail a um orgâo que me informaram ser o regulador das editoras, mas não obtive retorno.

    Atualmente estou procurando o Dicionário de Comunicação e

    Comunicação Dirigida Impressa e Escrita da Cleuza Cesca

    Um grande abraço
    Daniela

  16. Karina Fernandes diz:

    Ola, teriam o download do livro de jornalismo ”Do golpe ao planalto” ?

  17. Suelem Freitas diz:

    Parabéns Bruno! Agradeço por sua atitude de disseminar a informação!
    Continue assim, afinal são muitos os que precisam, como eu! rsrsrs…

  18. Lucas Nunes diz:

    Vocês poderiam disponibilizar o livro “Comunicação: tecnologia e identidade”, dos autores Iluska Coutinho e Potiguara Silveira Jr….

  19. Marcela diz:

    Gostaria do livro ” de cara com a mídia” Francisco Viana, vocês podem me mandar link para acessá-lo por e-mail?

    Grata

  20. James Moraes diz:

    Parabéns pelo blog. Sou jornalista formado há 2 anos e não conhecia este espaço valioso.
    Gostaria de sugerir livros que abordem as teorias do jornalismo, com autores como Felipe, Mauro wolf entre outros. São de miita valia para formandos e atuantes na área.

  21. Felipe Bern diz:

    Vocês poderiam disponibilizar o livro “Comunicação: tecnologia e identidade”, dos autores Iluska Coutinho e Potiguara Silveira Jr.???

  22. Diogo diz:

    Senti falta de um título – Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Midia do Jorge Duarte

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).