Como combater o plágio?

 
Como combater o plágio?
 

Segundo o “pai dos burros virtuais”, a Wikipédia, plágio é “o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original”.

Assim como em diversos países, aqui no Brasil o Plágio é crime de violação de direitos autorais. Porém, infelizmente, é muito comum nos depararmos com cópias integrais ou parciais do material de terceiros em trabalhos escolares e universitários. Até mesmo em periódicos científicos já houve casos de plágio na íntegra de artigos.

Na internet a coisa é ainda mais descarada. Sites e blogs se utilizam do recurso do “Ctrl-C/Ctrl-V” inconsequentemente tomando como próprios textos publicados no ciberespaço e protegidos por direitos autorais.

Porém, para nossa sorte, da mesma forma que a tecnologia facilita o plágio, ela também torna mais simples localizar tais cópias. Hoje, existe uma gama enorme de softwares que se encarregam de buscar por cópias integrais ou parciais de textos na grande rede.

Recentemente foi lançado, ainda em Versão Beta, o Plagium, que é totalmente gratuito e se mostrou bastante funcional para encontrar cópias dos meus textos na internet e gerando gráficos com os resultados localizados. Tomei conhecimento do site através do blog do GJOL.

Outro bom exemplo é o Copyscape, onde você insere a URL de um site ou blog e ele busca na internet por cópias do conteúdo. A busca gratuita exibe somente 10 resultados, mas o site possui opções pagas que são bem mais completas.

Uma opção brazuca é o FDPE, feito pelo pessoal do Curso Técnico de Informática Industrial/Automação do CEFET-MG, porém, é restrito a professores. Outra é o Farejador de Plágios, do Maximiliano Zambonatto Pezzin, que já está em sua 10ª versão e possui uma versão gratuita com algumas limitações.

Quem quiser pesquisar mais sobre o assunto, um bom ponto de partida é o site Plágio.net, onde é possível encontrar uma série de pesquisas e publicações sobre o tema, além de perguntas freqüentes, links relacionados e mais uma série de informações importantes.

Leia também:

 

3 Comentários para “Como combater o plágio?”

  1. Elielron diz:

    adorei essa publicação gostaria de copia-la e posta no meu blog com seu creditos é claro

  2. oJornalista diz:

    Elielron,

    Mantendo os créditos, eu não vejo problemas! 🙂

    Abraços!

  3. Elielton diz:

    Com certeza obrigado, se quiser conferir é só clicar http://ultimoelemento.wordpress.com/

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).