Cinco anos mudaram tudo

 
Cinco anos mudaram tudo
 

O tempo parece que está passando cada vez mais rápido e muita coisa pode mudar em apenas um dia! Mas você já parou para pensar quanta coisa mudou nos últimos 5 anos?

Parece que estamos reconfigurando o planeta! Nossos hábitos estão mudando e, muitas vezes, não nos damos conta disso. Não importa sua faixa etária, a internet já afetou sua vida! Quer ver só?

A palavra compartilhar nunca esteve tão em alta! E quantas outras palavras oriundas do cibermundo já adequamos a nossa rotina? Até passamos a curtir as coisas de uma maneira diferente!

Hoje, nós consumimos informações como nunca pudemos consumir nada antes. E o fazemos de qualquer lugar, através de notebooks, smartphones, tablets, geladeiras, televisores e até relógios com acesso a internet!

Estamos cada vez mais adaptando nossos cérebros a operarem vários dispositivos simultaneamente. E estamos unindo cada vez mais dispositivos em um único. Estamos juntando vários mundos em um só! Criando um novo mundo para nós mesmos!

Quem imaginaria um lugar onde pessoas anonimas se organizariam sem nenhuma liderança para buscar seus objetivos? Hoje vemos isso em todos os lugares!

Não precisamos mais de um televisor para assistir vídeos e nem de grandes produtoras para gravar vídeos e músicas. Novos talentos surgem e desaparecem a cada dia, para a nossa alegria!

O pessoal da HotWords e da Estilingue Filmes fizeram um documentário de 15 minutos que tem como tema as grandes transformações vividas pelo mercado da comunicação nos últimos 5 anos.

Sem dúvida, vale a pena dar uma olhada nessa retrospectiva que trás a opinião de várias pessoas importantes que participaram e ainda participam dessa revolução tecnológica que está longe de ter final.

E o que vem pela frente agora? Opine!

(via Mídia Boom)

Leia também:

 

7 Comentários para “Cinco anos mudaram tudo”

  1. Mal - Educada diz:

    Olá. Adorei isso aqui. Você aparenta ser bem culto e inteligente você vai longe… Tchau

  2. Rafaela - Tudo em Foco diz:

    Realmente as coisas mudaram muito em cinco anos. Incrível como antes era inimaginável fazer o que pode ser feito hoje através dos tablets e celulares. Ter o Orkut já era algo indescritível, mas ninguém sabia o que estaria por vir. E com certeza muito mais será apresentado num futuro próximo, é só esperar.

  3. Antonio Carlos diz:

    De fato as coisas mudaram demais e em um curto espaço de tempo. Pensar que antes, as revoluções demoravam séculos até serem realmente efetivadas e hoje você compra um celular e depois de alguns meses ele já é considerado ultrapassado. Como a Rafaela ilustrou, ter orkut era algo indescritível.
    Acho que o problema disso tudo é a grande questão de “tudo pode na internet” e a coisa da generalização de informação que, de fato, encontra-se de tudo na internet, o que acaba sendo um certo perigo pros usuários mais novos, na minha opinião, porque eles não têm discernimento suficiente para selecionar os sites que vão acessar, essas coisas.
    E também tem aquela velha discussão de que a internet veio para aproximar, mas também para afastar os próximos. Às vezes eu saio com amigos e enquanto uma parte dos presentes está conversando e interagindo outros ficam o tempo inteiro ali, na tela do celular, sem nem se dar conta do que acontece ao redor deles. A tecnologia muda o estilo de comunicação, ou seja, tudo muda, mas não muda tanto assim.

  4. Ana Beatriz Toledo diz:

    “A rede é antes de tudo um instrumento de comunicação entre indivíduos, um lugar virtual no qual as comunidades ajudam seus membros a aprender o que querem saber”.
    (Pierre Lévy)
    É importante esse crescimento tecnológico, porém uma grande ameaça nisso tudo é a cibercultura. “Pode tudo na internet”, “Tem de tudo na internet”, “a rede está em todos os lugares”. As novas tecnologias alteram os processos de comunicação. É um sistema de muitos para muitos.
    A cibercultura é isso, uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e novas tecnologias.

  5. Pedro Amaral diz:

    Cada vez mais as pessoas estão se conectando a internet e se desconectando da vida fora dela. As grandes batalhas de nosso tempo não estão sendo travadas nas ruas, e sim na internet.

  6. Paula Drummond diz:

    Concordo totalmente com você. Chega a ser assustadora a quantidade de informação que está disponível a todos os momentos para qualquer pessoa. Alguém que está do outro lado do planeta tem acesso às mesmas notícias e informações que eu. De acordo com Gutenberg, os conteúdos que encontramos hoje na internet e nos outros meios de comunicação de massa refletem a sociedade na qual estamos inseridos. Uma sociedade caótica. Hoje em dia, uma só pessoa pode ser a receptora e a emissora, ela passa e recebe informação.

  7. Jardson diz:

    É uma loucura em todo os sentidos. Consegui saber de mais coisas, derrubar vários mitos e adquiri conhecimento para solucionar questões pessoais. Como o conhecimento andava represado! É uma revolução muito grande. Agora já estou pensando em comprar um aparelho melhor. Creio que a tv no formato que esta ai não dure muito tempo. A tv massifica muitas ideias que nos são prejudiciais, ela nos faz acreditar em muitas verdades que são mentiras. A internet não tem ainda o domínio de um grupo social específico. Isso a torna mais aberta.

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).