Livros Veja mais em Livros

Você prefere e-books ou livros impressos?

 
Você prefere e-books ou livros impressos?
 

No início da semana, a Amazon, fabricante do leitor eletrônico Kindle, afirmou que as vendas de e-books ultrapassaram as vendas de livros impressos na livraria on-line pela primeira vez.

Nos últimos três meses, 143 livros para Kindle foram vendidos para cada cem livros com capa dura. O total das vendas de e-books triplicou da primeira metade de 2009 para a segunda de 2010.

Seriam esses os Novos Tempos?, como disse meu amigo Felipe Morais? O fato de que as novas gerações (X, Y, Z) estão cada vez mais optando por formatos digitais não é mais uma tendência, e sim realidade.

No Brasil, o mercado de livros digitais ainda está engatinhando. Grandes livrarias já possuem livros digitais para venda, como é o caso da Cultura e da Saraiva. Talvez com o barateamento dos leitores de livros digitais (ou e-readers, em inglês), as vendas dos livros digitais aumentem por aqui. A Positivo já anunciou para agosto o lançamento do Alfa, primeiro e-reader brasuca.

Mas o que será que está motivando essa mudança? Listei abaixo algumas vantagens e desvantagens que encontrei em relação aos e-books:

Vantagens:

  • Estoque inesgotável e disponibilidade: os livros sempre estarão disponíveis para venda, no esquema 24/7 (24 horas por dia, sete dias por semana), em um número infinito de cópias.
  • Praticidade: tanto faz você transportar um ou mil livros dentro da bolsa ou mochila, o peso será sempre o mesmo.
  • Busca: possuem ferramentas de busca interna, ou seja, nada de ficar horas folheando as páginas em busca daquele determinado trecho ou palavra.
  • Preço: os e-books são mais baratos que as publicações impressas, pois, obviamente, não há custo de impressão. Além disso, como eu sempre divulgo aqui no blog, existe uma série de livros para download grátis.
  • Sustentabilidade: economizam uma enorme quantidade de papel e, com isso, reduzem o desmatamento de árvores.
  • Atualização: quando uma falha é encontrada, a editora pode lhe enviar outra versão do e-book corrigida.

Desvantagens:

  • Sustentabilidade: o descarte dos aparelhos ainda não é suficientemente eco-friendly.
  • Segurança: mudanças de tecnologia e/ou bugs podem facilmente colocar a perder grandes coleções literárias.
  • Pirataria: e-books são facilmente pirateados e distribuídos pela internet deliberadamente de maneira ilegal.
  • Falta de privacidade: as empresas desenvolvedoras dos aparelhos podem facilmente ter acesso aos dados de leituras de seus clientes e seus livros.
  • Desconforto: algumas pessoas reclamam de desconforto por conta de muitas horas de leitura sobre uma tela luminosa.

E você? Prefere qual plataforma de leitura? Responda a enquete abaixo e comente sobre a sua opinião 🙂

Leia também:

 

8 Comentários para “Você prefere e-books ou livros impressos?”

  1. Giuliana D'Orazio diz:

    Sou fã de livros impressos e acredito que nada vá mudar isso.
    Ler no computador é cansativo e faz mal para os olhos, e os tablets no Brasil ainda são muito caros para a maioria da população.
    Nos últimos meses diversas livrarias online oferecem ótimas promoções em livros impressos e no Brasil essa é a melhor alternativa para inclusão à leitura.

  2. Isadora diz:

    nossa, aqui no Brasil a moda não pegou MESMO: 0% dos votos!
    nesse quesito, ainda sou oldschool: não consigo me dobrar à ideia de ficar ainda mais horas olhando para uma tela luminosa e, por mais que seja mais barato comprar um livro digital do que um livro de capa dura, e o custo do e-reader, que tem que ser importado, até então, dos gringos? acho que aqui no Brasil o preço não tá valendo a pena, por enquanto…

  3. Pri Oliveira diz:

    Eu acho que cada a um a sua maneira possui vantagens e desvantagens como vc mesmo citou. Infelizmente aqui no Brasil a prática de leitura e de adaptação tecnológica é muito lenta, mais alguns brasileiros mais antenados e com uma visão mas ampla já se deixam experimentar. É claro que há aqueles que preferem o fisico, o empilhar livros na estante – isso é legal, mais isso não descarta a opção de utilizar e-books, praticidade e pensar um pouco no meio ambiente – um dia coisas que temos hoje podem ser raras (pós apocaliptico) e as tecnologias estão aí para nos ajudar (essa é a idéia) para essa adaptação. 😀

    Adorei o post..

    Pri.

  4. Carolina Oliveira diz:

    Votei na ‘plataforma’ de livros impresso porque é a que eu prefiro, sem dúvida. E somente pelo fato da outra opção exigir uma tela entre o conteúdo e a sua leitura. Por isso acredito nas vantagens e desvantagens que as coisas carregam em si. As variações são frutos das adaptações exigidas pela cultura mundial e aí são aproveitadas enquanto é tempo. depois muda e assim vai. Mas enfim, já fui crítica em relação às inovações tecnológicas, com muito pouco conhecimento de causa. E, mesmo sem saber nada ainda, eu acredito no uso consciente das ferramentas disponíveis e, hoje, tenho vontade de ter kindle ou ipad, o que for, porque tenho penado com os pdfs dos livros que não têm na biblioteca da faculdade ou que estejam indisponíveis nas livrarias…

    Ótimo blog!
    Abçs,
    Carol.

  5. cynthia diz:

    Os dois podem conviver juntos sem problema, prefiro ter meus livros preferidos em papel (adoro ver minha estante cheia) e os livros da faculdade em e-reader (para não pesar a mochila).

  6. I.C.Lappa diz:

    Cara acho muito legal esse negocio de kindle e creio que os dois possam conviver lado a lado.

    E claro prefiro o impresso.

  7. Joao Paulo Dubas diz:

    Comprei meu SonyReader a pouco mais de um ano, não troco ebook por nada. Concordo que o custo do aparelho ainda seja alto, mas nada paga o fato de você fazer a compra de um ebook agora e poder lê-lo agora, enquanto que na compra do livro impresso sou obrigado a esperar alguns dias ou semanas para tê-lo em mãos. Além disso, a leitura nos eReaders (kindle, sony etc.) é muito agradável e os aparelhos te dão algumas funcionalidades sensacionais, quem nunca sonhou com o livro que tivesse um sistema de busca?

  8. Wendel diz:

    Tenho um kindle paperwhite, adoro ler ebooks, até porque, viajo e mudo muito de cidade e não tenho como transportar uma coleção de livros. Mas vez ou outra é bom ler um livro impresso. A experiência é um pouco diferente.

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).