Internet, Livros Veja mais em Internet, Livros

Entenda o que é plágio

 
Entenda o que é plágio
 

O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, con­ceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.

O pessoal da Comissão de Avaliação de Casos de Autoria do Departamento de Comunicação Social – Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) elaborou uma cartilha bem legal explicando o que é plágio, um problema muito presente no ambiente acadêmico.

A cartilha, que explica o que é plágio e informa boas maneiras de combatê-lo, pode ser baixada gratuitamente aqui (em pdf)!

Aqui no blog já fiz um post falando “Como combater o plágio”, onde indiquei ferramentas para localizar cópias integrais ou parciais de textos.

(via Blog do GJOL)

Leia também:

 

5 Comentários para “Entenda o que é plágio”

  1. edivanir diz:

    adorei esse site.. tembastate livros sobre comunicação…

  2. Paulo diz:

    Fiz uma apresentação de TCC e a banca que examinou o meu trabalho nem sequer olhava para mim e para minha apresentação, no curso de Design de Produto. Nem o meu produto tiveram a capacidade de analisar e dar alguma opinião, mas falaram que no meu trabalho tinha vários trechos que eram plágio. Fui analizar e percebi que realmente eram trechos copiados, até porque eram conceitos de determinado autor, mas depois que descrevia vi que colocava o nome do autor e o ano em que o estudo foi feito por aquele autor. Pergunto: Isso é plágio?, inclusive meu orientador recebia meu trabalho e nunca tocou no assunto, e só fizeram críticas do meu trabalho, de forma arrogante, como se quisessem dizer, vc não fez direito, e, como eu disse, não levantaram os olhos para olhar e entender o que eu falava, meu ponto de vista, o que pesquisei, inclusive meu tcc veio com rabiscos como se alguém não tivesse o que fazer, tinha uns círculos e alguns triangulos desenhados com caneta e outros tracinhos soltos, penso, o que ele quis dizer com isso, sabe, tipo, eu estou aqui de bobeira, já fiz isso, mas eu realmente estava de bobeira, será que eles estavam?

  3. Os 11 posts mais lidos de 2011 | oJornalista.com diz:

    […] 11. Entenda O Que É Plágio […]

  4. Alejandro diz:

    Ótima sugestão. Recomendo também este link
    http://www.praticadapesquisa.com.br/search?q=pl%C3%A1gio&submit=Busca

  5. Roseli Ramos diz:

    Gostaria de ter baixado a cartilha do plagio,mais não consegui, se tivesse com mandar por email.
    ficaria agradecida.

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).