Livros Veja mais em Livros

Os 10 livros mais lidos no mundo

 
Os 10 livros mais lidos no mundo
 

O designer americano Jered Fanning produziu um infográfico baseado em uma pesquisa feita com os números de livros impressos mais vendidos nos últimos anos. O estudo leva em consideração somente a quantidade de livros vendidos e não quantas cópias foram impressas, ou a qualidade de tais livros.

O Brasil está representado com o livro “O Alquimista”, de Paulo Coelho, mas o topo da lista é o mesmo há mais de dois mil anos: “A Bíblia Sagrada”. Dos outros, alguns já foram adaptados para filmes hollywoodianos, como é o caso de “Harry Potter”, “Crepúsculo”, “O Código da Vinci” e o “Senhor dos Anéis”. Vamos a lista:

1. A Bíblia Sagrada
2. O Livro Vermelho
3. Harry Potter
4. O Senhor dos Anéis
5. O Alquimista
6. O Código Da Vinci
7. Crepúsculo
8. E o Vento Levou
9. Quem Pensa Enriquece
10. O Diário de Anne Frank

A presença de um livro de auto-ajuda, como o “Quem Pensa Enriquece”, não me causa estranhamento em um mundo onde todos buscam ajuda em todos os lugares possíveis.

E se você pudesse escolher os 10 melhores livros pela qualidade? Qual seria sua lista?

Leia também:

 

25 Comentários para “Os 10 livros mais lidos no mundo”

  1. Rafaela - Tudo em Foco diz:

    Esta lista é muito interessante, mas traz uma certa tristeza, eu diria. Onde foram para os clássicos? Os livros que realmente fizeram história e são de autores mais do que renomados e reconhecidos como tal, como Shakespeare, Goethe, Machado de Assis, entre outros (sim, coloco Machado porque acredito que ele seja um dos melhores autores que já existiu)? Acho que este rol reflete um pouco da nossa sociedade, que quer apenas uma diversão rápida e barata e não precisar pensar a respeito do assunto.

  2. Fernanda diz:

    A lista está muito boa e realmente concordo que esses devem ser os livros mais lidos atualmente.

  3. Thierry Santos diz:

    Já li o “Diário de Anne Frank”, amo esse livro.

  4. Lucas diz:

    Minha lista seria,
    1 – Lord Of The Rings
    2 – Harry Potter
    3 – Percy Jackson e os olimpianos
    4 – Os Herois do Olimpo
    5 – O Codigo da Vinci
    6 – Anjos e Demonios
    7 – As Cronicas dos Kanes
    8 – Manual do Processador (sei que nao é livro, mas ainda é melhor que a bibilia)
    9 – Cardapio da Pizzaria
    10 – Biblia (apenas porque eu li, historia legalzinha mas não me interessa ser homofobico, maxista, entre outras coisas)

  5. Viktor diz:

    Boa tarde
    De certo modo tenho que descordar da senhorita Rafaela (com todo respeito) , se nossa sociedade busca diversão rápida e barata simplesmente não buscam livro algum , vão jogar bola , assistir BBB/Fazenda , ficar no Facebook até tarde etc . Livro (qualquer um que tenha um número razoavel de páginas) necessita de dedicação e tempo por parte do leitor .

  6. Marcelo Oriano diz:

    A Bíblia não é um livro escrito a mais de 2 mil anos…
    Na verdade a Bíblia é um conjunto de 66 livros divididos entre o novo e o velho testamento. Alguns escritos Antes de cristo, e alguns muitos anos depois.
    A Bíblia, aproximadamente como é vendida hoje, não tem pouco mais de 1000 anos!

  7. Luiz Siewerdt diz:

    Não acho o Senhor dos Anéis uma obra fácil de ser compreendida e lida completamente, muito menos considero uma diversão rápida. Isso ficou muito generalizado por causa dos filmes, que são verdadeiras obras de arte também. Mas o livro é um pouco complexo e com um final mais honesto.

  8. Nali diz:

    Achei interessante a lista acima, mas achei as criticas sobre os livros fora do contexto – em redes sociais. A lista é sobre os livros mais lidos, e não sobre os melhores livros já escritos.

    Sobre os melhores livros, vai de cada pessoa e o seu gosto literário. Ainda bem que há diversos títulos para diversos tipos de pessoas. Desde as mais clássicas as mais populares.

  9. Vinicius diz:

    A falta dos clássicos nessa lista é fácil de entender, a literatura de Machado de Assis, Shakespeare e de outros grandes autores é bem mais complexa e de difícil leitura do que estes livros tão populares. O que me surpreende mesmo é a presença do Senhor dos Aneis nessa lista, é um livro de leitura difícil, se não estivesse tão difundido na cultura pop com certeza não estaria aí, apesar de ser ótimo.
    Farei uma lista dos meus dez favoritos ATUAIS, são livros que li recentemente e gostei muito.

    1. O Guia do Mochileiro das Galáxias (Todos os cinco)
    2. A Guerra dos Tronos
    3. Homem-Máquina
    4. Filhos do Éden
    5. Histórias Extraordinárias (Clássico do Edgar Allan Poe)
    6. Branca dos Mortos e os Sete Zumbis
    7. O Hobbit
    8. Detetive de Florianópolis (Li para o vestibular e achei excelente)
    9. Viagem ao Centro da Terra
    10. As Aventuras de Sherlock Holmes

    Devo lembrar que os livros não estão em ordem de qualidade literária, mas sim em ordem de o que eu mais gostei de ler, quanto eu curti a leitura em si, não a mensagem, no caso.

  10. Junior diz:

    O rapaz quer compara Crepúsculo com Goethe. Só esse comentário já reflete o que a Rafaela disse.

  11. Jair Paulino diz:

    Ja li os 5 primeiros, realmente gostei da lista !

  12. andre diz:

    Rafaela, é por causa de pensamentos como o seu que muita gente não lê, eu mesmo nunca li nenhum clássico na escola pq era obrigação e sempre achei Chato esse vocabulário antigo dos clássicos…aprendi a gostar de ler com livros populares de Sidney Sheldon…Li todos os de Harry Potter…leitura é pra ser divertida e dar prazer.

  13. Rene diz:

    Genial, um livro de ficção científica é o mais vendido!

  14. Lucas Cafiero diz:

    Rafela, agora todos precisam ler livros antigos e com escrita pesada para serem considerados leitores? Mesmo se a pessoa estiver odiando o livro, precisa ler inteiro pelo simples fato de ser um clássico ou antigo? Ah, faça-me um favor. Você por acaso só lê Shakespeare e Machado de Assis? Desde quando um livro precisa ser antigo para ser bom? Tudo bem, é claro que se nao fossem esses grandes autores, a literatura estaria mais pobre hoje em dia, todos eles possuem sua importância na época e na história em geral, e deixaram seus ricos legados, mas isso não define qualidade e diversão ( não, eu não leio um livro se ele não me entretêm ou se fala sobre um assunto que não me interessa). E cá entre nós, tem muito livro moderno que deixa os grandes clássicos no chinelo, essa é a realidade. Bem lá no fundo, Lord of the Rings > Ilíada e Odisseia ( reconhecendo a importância histórica, é claro. )

  15. Pedro diz:

    Realmente o Lucas deve ser um leitor gabaritado,pois julgou um livro com um termo desconhecido até então: ele julgou a bíblia como um livro “MAXISTA “! Bom,desde que aprendi a ler e escrever ao termo “macho” se escreve com “ch” logo,”machista” também recebe esse dígrafo. Confesso que não sou um leitor assíduo da Bíblia, mas tenho certeza que ao lê-la deve-se levar em consideração a época e as circunstâncias na qual foi escrita antes de deixar uma opinião sem embasamento. Segue aqui a minha lista.
    1- Bíblia (pela sua mensagem,influência e contribuição até os dias de hoje)
    2- Harry Potter
    3-A batalha do Apocalipse
    4- Percy Jacson e os olimpianos (saga)
    5- Crônicas de Nárnia
    6- Trilogia Jogos Vorazes
    7-Os Meninos da rua Paulo
    8- o Sofrimento do jovem werther (apesar de um pouco depressivo, é um bom livro)
    9- A arte da guerra
    10 – O gênio do crime (valor sentimental. Adorava quando era criança)

  16. Cristiano diz:

    1º A bíblia do CHURRASCO.
    2º A bíblia do CHURRASCO.
    3º A bíblia do CHURRASCO.
    4º A bíblia do CHURRASCO.
    5º A bíblia do CHURRASCO.
    6º A bíblia do CHURRASCO.
    7º A bíblia do CHURRASCO.
    8º A bíblia do CHURRASCO.
    9º A bíblia do CHURRASCO.
    10º GAME OF THRONES

  17. Rodrigo Forward diz:

    No mínimo Curioso, Bom a Biblia é a Bíblia…A ficção e o entretenimento no TOPO dos mais vendidos, A Varinha e os Anéis fascinam mas devem tudo ao cinema, O Vampirismo moderno com mais libído do que sangue (Vende) Alguns merecidos clássicos nem aparecem na lista ( ou deixaram de ser?) A juventude esta lendo mais ou os adultos continuam jovens? Óbvio que algum auto-ajuda com formulas magicas de enriquecimento Material apareceria entre os anseios e por fim, não é que o Mago tupiniquim da barba branca aparece em 5º, mesmo a Academia dos letrados não o reconhecendo como “O Tal”?Realmente me surpreendi com essa lista e achei no mínimo, curioso!

  18. Danielli diz:

    Até acredito que a Bíblia seja o mais comprado, mas DUVIDO que seja o mais lido.

  19. franciele souza diz:

    De todos esses só li a Bíblia, e muitas vezes. Vi os filmes desses livros, mas li outras obras muito boas também. Não me espanta que a Bíblia esteja no topo. Pessoas como o Lucas aí de cima, critica algo que ele próprio confessa não ter lido tudo: “10 – Biblia (apenas porque eu li, historia legalzinha mas não me interessa ser homofobico, maxista, entre outras coisas)”. Não sabe nem do que tá falando por não conhecer realmente a obra, taxando de homofóbico e machista, e ainda escreve “machista” com ‘X’.
    No mínimo, qualquer pessoa realmente culta deveria saber que está lendo um livro não apenas religioso, mas considerar o valor histórico que o conteúdo trás. É muito mais que “história legalzinha”.

  20. Lêda Edna de Souza diz:

    Concordo em quase tudo com as opiniões aqui expressadas.
    Vejo que escolhas é muito pessoal.
    aplaudi as escolhas aprovando a Bíblia como o livro mais lido e vendido, segundo pesquisas, porque na verdade é a base de vida descrita para quem quiser um orientação para sua vida.
    Os outros são mesmo para distração e prazer.
    Existem muitos livros que mereciam estar numa lista dos mais lidos.
    Eu lancei um livro em 2012, chamado “O CAMINHO DE MR SHANKER.
    Historia que em parte fala do Holocausto e do sofrimento e da perseguição de um Judeu.
    Foi premiado como o melhor romance do ano de 2012.
    O livro já me deu várias honrarias.
    Sempre agradando a todos que o leu.
    Mas infelizmente sou uma escritora desconhecida e assim o livro também fica quase no anonimato.
    Quem sabe um dia vai estar na lista dos mais lidos.

  21. vitória diz:

    Minha lista é baseada no livros que já li e em filmes baseados em livros de Ficção meus favoritos !

    1°-Fallen
    2°-A batalha do Apocalipse
    3°-O morro dos ventos uivantes
    4°-Sussurro
    5°-Harry Potter
    6°-Jogos vorazes
    7°-Diários de uma paixão
    8°-O signo dos quatro
    9°-Filhos do Éden
    10°-As mil e uma noites

  22. Marcos Sobrinho diz:

    Gostei da lista, mas confesso que de todos aki relacionados so li a Bíblia.
    e me alegro por ela esta em primeiro lugar. Mas faço uma pergunta a vc que diz ser cristao: Se todos fossem como vc, sem interesse de ler, a Bíblia estaria em primeiro lugar desta lista

  23. Curupira sem pé diz:

    Pessoal falando de Shakespeare. Ele é o autor mais vendido do mundo, com vendas estimadas entre 2-4 bilhões de cópias. Metade dessas vendas são distribuições nas Bibliotecas, Escolas e Teatros. Mesmo assim Shakespeare ainda vendeu 2 bilhões de cópias pelo mundo. Desde 1990 ocorreu um Boom de Shakespeare nos países asiáticos (China, Coreia do Sul, Japão e India), nos anos 80’s Shakespeare vendeu 3 milhões de cópias na China, entre 1917-1939 5 milhões de suas peças foram publicadas na União Soviética, o número de peças vendidas depois da queda da União Soviética já supera os 20 milhões. Na China o número até agora já bate os 15 milhões, na India uns 12 milhões. Isso em países não-ocidentais, onde a procura é menor. Na Europa, de 1800-2000 pelo menos 300 milhões de cópias de Shakespeare foram publicadas, todos em países de língua não inglesa, só na Alemanha foram 40 milhões de cópias, 20 milhões na França, 16 milhões na Itália. Agora quando o assunto é a lingua Inglesa, de onde vem 60% do consumo dos livros, a coisa pega! até o final do século XIX, Shakespeare já era o autor mais vendido do mundo com 90 milhões de cópias! isso há 120 anos atrás, o número total de cópias vendidas nos EUA, UK, Canadá, Austrália e Nova Zelandia possivelmente já passou dos 1.5 bilhões, sendo 1 bilhão EUA, 250 milhões em UK, 150 milhões no Canadá, 50 milhões na Austrália e 40 milhões na Nova Zelandia. O total dá uns 2 bilhões. Com mais 2 bilhões de distribuições grátis, total de 4 bilhões, fazendo dele o autor em mais constante publicação, superando qualquer texto religioso ou político com exceção da Bíblia. Shakespeare é o escritor mais vendido de todos os tempos, todos os dados aqui citados tem como fontes estudiosos de Shakespeare que investigaram a popularidade do bardo em diferentes épocas. O total de 4 bilhões de cópias em 400 anos. Em comparação o Alcorão tem 1.7 bilhão de cópias e as citações de Mao 900 milhões, Shakespeare tem 4 bilhões! William Shakespeare é o número 1.

  24. Ivani Vieira diz:

    É muito lamentável que livros científicos como “A evolução das espécies de Darwim, e alguns livros de cientistas como Carl Sagan não apareçam na relação e interesse da maioria.

  25. Giuliana Fletcher diz:

    E o Pequeno Príncipe? Não é possível que não esteja nessa lista, todos algum dia na vida acabam lendo O Pequeno Príncipe.

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).