O Ciclo de Formação de uma Tendência

 
O Ciclo de Formação de uma Tendência
 

A revista Época Negócios de setembro publicou na matéria “O que vem por aí…” (restrita à assinantes) uma lista com os principais grupos de pessoas dentro do ciclo de formação de uma tendência.

Tendências

São eles:

CRIADORES – São pessoas extremamente criativas, experts em um assunto específico, e atuam em profissões que exigem atualização.
DISSEMINADORES – Gente bem relacionada, comunicativa e com um poder de influência natural. Suas opiniões são sempre respeitadas.
SEGUIDORES – Absorvem influências facilmente, são antenados, gostam de estar na moda e de experimentar produtos novos.
GRANDE MASSA – Incorporam as novidades em sua rotina somente depois que elas já estão consolidadas e amplamente difundidas.
ANTI-INOVADORES – São aqueles que torcem o nariz para qualquer tipo de novidade, por mais que todo mundo já tenha aderido a ela.

Na teoria, os jornalistas seriam os disseminadores, formadores de opinião. Na prática, encontramos na Internet uma grande maioria de seguidores (vide Twitter) e outro anti-inovadores, que não entendem porque deixaram a máquina de escrever de lado.

Lembro-me que durante minha pesquisa sobre Jornalismo em Tempo Real, encontrei autores que defendiam que aqueles que exercem o ofício deveriam ser criadores de tendências e tentar/conseguir prever o quem vem pela frente.

Não discordo. Mas o que mais me incomoda é a idéia de termos somente “amadores” como disseminadores e os profissionais como seguidores desesperados por já estarem com um pé na grande massa. Talvez os massificadores tenham sido massificados. Viraram concreto!

Leia também:

 

1 Comentário para “O Ciclo de Formação de uma Tendência”

  1. Mariely diz:

    Os disseminadores hoje são aquelas pessoas com blogs superinteressantes e as pessoas que possuem muito seguidores no Twitter.
    Acho que eu estou no grupo dos seguidores.
    Os criadores, bem, eles precisam ser muito bem pagos. 😉

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).