Jornalismo Veja mais em Jornalismo

O que é Jornalismo em Tempo Real?

 
O que é Jornalismo em Tempo Real?
 

CronômetroApós muita navegação e pesquisas frustradas no Sr. Google, foi realmente complicado achar uma definição que me agradasse de Jornalismo em Tempo Real. Na verdade, acredito que as terminologias associadas aos novos formatos de Jornalismo propiciados pelos avanços das tecnologias ainda é bastante precária. Diversos autores utilizam diversas denominações para tratar de um mesmo formato.

Webjornalismo, Jornalismo Digital, Jornalismo OnLine, On Line ou On-Line, Jornalismo Eletrônico, Jornalismo de Internet etc. São vários os termos e seus significados se confundem de acordo com a interpretação de cada autor, apesar de cada um denominar uma prática diferente do ofício.

Na monografia que estou elaborando, optei por utilizar Jornalismo em Tempo Real, que, em minha opinião, engloba todos os citados acima além do rádio e telejornalismo.

Existe também o livro da Sylvia Moretzsohn, chamado Jornalismo em “Tempo Real”: o Fetiche da Velocidade, porém, não encontrei a definição exata que eu gostaria. Portanto, decidi fazer a minha própria:

A expressão Jornalismo em Tempo Real é uma figura de linguagem utilizada para associar a proximidade da instantaneidade com que a informação que é transmitida, do momento em que ocorre o fato a ser noticiado ao momento em que chega aos receptores, sejam eles leitores, telespectadores ou ouvintes. Para que exista, é necessário que haja concomitância da percepção dos fatos ao momento em que eles acontecem. Em suma, é nível máximo de prontidão relativa à transmissão, processamento e/ou uso das informações.

O Tempo Real é relativo à sua velocidade, que está diretamente associada ao instrumento de transmissão, nunca sendo exatamente real, devido ao tempo gasto com o processamento e difusão da informação. Por isso, alguns autores utilizam o termo “Tempo Quase Real”, porém, por uma questão elusiva, tratar-lo-emos como somente Tempo Real. Porém, é importante frisar que mesmo se tratando de uma transmissão televisiva tida como “ao vivo” (exemplo maior de Tempo Real), há uma diferença de tempo no envio da imagem captada por uma câmera filmadora até chegar a um televisor. Essa diferença pode ser denominada como delay ou lag, e varia de acordo com a distância que a mensagem será transmitida.

A opção pela utilização de Jornalismo Tempo Real em vez de Jornalismo On Line, On-line ou Online, deve-se ao fato destes demais termos transmitirem a falsa sensação de que necessitem da Comunicação Mediada por Computadores (CMC), criada por Castells, para existir, enquanto que, na verdade, o Jornalismo On Line teve início com a invenção do telégrafo de Morse, em 1844. Além disso, apesar de se tratar de um Anglicismo, a tradução literal de On Line para o português seria “em linha” e tal expressão descaracterizaria a idéia do termo original em inglês. Segundo o dicionário Aurélio, On Line significa estar “em conexão com, ou entre, sistemas de processamento ou transmissão de informação”, não deixando claro, portanto, a existência de um computador, microcomputador, ou até mesmo a Internet, como a maioria acredita.

Você concorda? Argumente!

Até a próxima!

Não se esqueça que estamos participando do concurso Peixe Grande na categoria Blogs! Se você ainda não votou, ainda dá tempo! Clique aqui para votar e ajude! Prometo que é rapidinho! 🙂

Leia também:

 

4 Comentários para “O que é Jornalismo em Tempo Real?”

  1. Tweets that mention O que é Jornalismo em Tempo Real? | oJornalista.com -- Topsy.com diz:

    […] […]

  2. Teka diz:

    Achei seu blog numa comunidade do orkut,
    adorei tbm querdo ser reporter..
    seu site e uma boa noção pra quemta crinado um como eu.
    =)

  3. Cezinha Galhardo diz:

    Olá O Jornalista

    No dia 26 de maio de 2012 a Rede Globo divulgou várias chamadas do UFC, luta entre Júnior dos Santos, o Cigano e Frank Mir. Nelas constava o termo “Ao Vivo”. Porém a transmissão só se iniciou 35 minutos após ter sido finalizada em outros canais (Combate, por exemplo). Existe regulamentação para o uso do termo “Ao Vivo” por transmissoras de TV?

    Grato.
    Cezinha Galhardo
    Designer / Publicitário

  4. Wendel diz:

    ‘tratá-lo-emos’

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).