Livros Veja mais em Livros

Livros de Comunicação para Download Grátis – Parte 3

 
Livros de Comunicação para Download Grátis – Parte 3
 

Esta é a terceira parte da coletânea de livros de comunicação gratuitos que disponibilizo aqui no blog. Nesta relação foram listados 14 livros, sendo 3 deles em inglês.

Se você perdeu alguma das partes anteriores, elas estão disponíveis aqui: Livros de Comunicação para Download Grátis, e Livros de Comunicação para Download Grátis – Parte 2.

O verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler e não lê
Mário Quintana

Esse post apresenta uma novidade relação aos anteriores. No final da página, estou listando três livros em inglês, que ainda não possuem tradução, mas que valem a pena o download.

Os livros estão organizados em ordem alfabética para facilitar a localização dos mesmos.

A maioria dos livros está no formato PDF. Para ler, existem aplicativos gratuitos para Linux, Microsoft Windows e Apple Macintosh, alguns deles distribuídos pela própria Adobe e podem ser baixados aqui.

Uma boa leitura! Se você tiver alguma sugestão de livro, comente! 🙂


A Blogsfera Policial no Brasil

A Blogsfera Policial no Brasil: Do Tiro ao Twitter – Silvia Ramos e Anabela Paiva (Coords.)

Este é o primeiro número da Série Debates em Comunicação e Informação apresentado pela Representação da UNESCO no Brasil. O objetivo central é alimentar a esfera pública de discussões com um conjunto de textos, muitos deles subsidiados por pesquisas empíricas inéditas, que possam estimular reflexões críticas e plurais acerca de temas fundamentais para a extensa agenda da comunicação e da informação para as sociedades contemporâneas, com especial atenção para o contexto brasileiro.

DownloadDownload


 Comunicação e EstranhezaComunicação e Estranheza – Susana Morais

Como são geridas identidade e alteridade em contextos comunicativos, sabendo que a comunicação vive no inescapável paradoxo, por um lado da necessidade de regularidade e partilha de significados, e, por outro, de uma desejável dose de incerteza e diferença para que algo possa ser comunicado? É a estranheza sinônimo de incomunicabilidade ou, ao invés, condição de possibilidade do comunicar?

DownloadDownload


Direitos Humanos na Mídia Comunitária

Direitos Humanos na Mídia Comunitária – UNESCO

Esta cartilha nasceu para quem quer e precisa saber das coisas. De assuntos ligados aos direitos humanos, que ajudam a criar e formar cidadania. Sua função é ajudar a esclarecer, passo a passo e em linguagem fácil, noções básicas sobre direitos civis, políticos e sociais e a importância do reconhecimento desses direitos para a promoção da cidadania, da ética, do respeito mútuo e de atitudes de não-violência.

DownloadDownload


Do Broadcast ao Socialcast

Do Broadcast ao Socialcast – Manoel Fernandes (Org.)

Este livro é fruto de uma inspiração coletiva, um lugar para reunir pensamentos, idéias, visões e conceitos que cada um dos autores tem deste universo em expansão: as redes digitais de relacionamento ou o mundo das mídias sociais, como pode ser interpretado esse fenômeno social, econômico, político e cultural baseado na Internet. Os nomes aqui presentes servem para demonstrar a amplitude que o tema ganhou no mundo corporativo. A chamada Web 2.0, que tem no centro os consumidores produzindo conteúdo e querendo conversar com as marcas, não é mais uma brincadeira, como há quem ainda acredite. O negócio é tão sério que já virou tese de doutorado e integra o planejamento estratégico de grandes corporações.

Download

Download


 Estéticas do digital: Cinema e Tecnologia

Estéticas do Digital: Cinema e Tecnologia – Manuela Penafria, Índia Mara Martins (Org.)

Cinema é, seguramente, uma das formas de expressão mais marcadas pela sua dimensão tecnológica e a sua História está repleta de filmes que manifestam, por vezes com notável evidência, a importância decisiva dos dispositivos técnicos. Assim sendo, de que modo as chamadas “novas tecnologias”, ou “tecnologias digitais”, afectam a produção, a realização, a distribuição e a exibição cinematográficas? E, acima de tudo, e de modo mais específico, que transformações a nível estético são já visíveis, e por que novos caminhos pode o cinema enveredar? Estas questões deram o mote para as Jornadas de Cinema e Tecnologia Digital que tiveram lugar na Universidade da Beira Interior (UBI), dias 30 e 31 de Maio de 2007 encontrando-se aqui reunidos os textos dessas Jornadas.

DownloadDownload


Manual de Assessoria de Comunicação

Manual de Assessoria de Comunicação – Fenaj

Proposto pelo Encontro de Jornalistas em Assessorias de Imprensa de São Paulo (1984) e abraçado pelo ENJAI – Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa do mesmo ano, o Manual de AI tornou-se a “bíblia” dos jornalistas de assessoria. Passados mais de 20 anos, chegou à terceira (quarta) edição revisada, ampliada e atualizada dentro das possibilidades de um mercado que cresce aceleradamente.

DownloadDownload


Manual de Sobrevivência no Mundo Digital

Manual de Sobrevivência On Line – Leoni

A idéia principal desse manual é ajudar as bandas novas e alguns artistas mais rodados que estão perdidos na rede. Mas tenho certeza de que será muito útil e esclarecedor para todo mundo que anda perplexo com os novos rumos que o mundo tem tomado nesses tempos de Orkut, iTunes, Kazaa, Google, Facebook, Twitter, Torrent, MSN, Skype, Spotify, Freemium, The Pirate Bay etc. etc.

DownloadDownload


Olhares da Rede

Olhares da Rede – Sergio Amadeu (Org.)

Este livro traz o debate sobre as idéias de cinco autores que pensam o universo das redes digitais. Surgiu das rodadas de leitura crítica que realizamos na Cásper Líbero como uma das atividades do Grupo de Pesquisa de Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede. Yochai Benkler, Manuel Castells, Henry Jenkins, Lawrence Lessig e Douglas Rushkoff são utilizados em nossas reflexões sobre a cibercultura e formam um grupo de pensadores cujas idéias inspiram algumas de nossas investigações, de mestrado e de iniciação científica.

DownloadDownload


Redefinindo os gêneros jornalísticos

Redefinindo os gêneros jornalísticos – Lia Seixas

Aprender a fazer jornalismo é aprender a produzir gêneros jornalísticos. O conhecimento mais profundo dos elementos que constituem os tipos mais frequentes de composições discursivas da atividade jornalística pode implicar em maior conhecimento sobre a própria prática. Isso significa conhecimento sobre as competências empregadas para a realização da atividade, desde a produção à publicação do produto.

DownloadDownload


Teoria e Crítica do Discurso Noticioso

Teoria e Crítica do Discurso Noticioso: Notas sobre Jornalismo e Representações Sociais – João Carlos Correia

Este livro ensaia a possibilidade de um diálogo entre conceitos sociofenomenólógicos e a Análise Crítica do Discurso, ambas aplicadas ao campo do texto jornalístico. Assim, inscreve-se na área dos estudos jornalísticos, mais particularmente da Teoria da Notícia.
Destaque-se que “Teoria e Crítica do Discurso Jornalístico” é o resultado de um trabalho pós-doutoral efectuado na sua maioria na Universidad Pompeu Fabra em Barcelona, com a inspiração de Teun van Dijk e de Miquel Rodrigo Alsina.

DownloadDownload


Web 2.0: Erros e Acertos

Web 2.0: Erros e Acertos – Paulo Siqueira

Este eBook tem o objetivo de transferir e compartilhar o conhecimento e as experiências acumuladas no desenvolvimento de um projeto para a web. É um relato prático e real, interessante para estudantes, professores, programadores, analistas, desenvolvedores, gerentes de projeto, executivos de Tecnologia da Informação, blogueiros, jornalistas de tecnologia, enfim, serve para qualquer pessoa que tenha curiosidade, interesse e que saber mais sobre como fazer ou como funciona um projeto para a Web.

DownloadDownload


Cyberpunk 2.0

Cyberpunk 2.0: Fiction and Contemporary – Herlander Elias (em inglês)

Há uma década o termo cibercultura vem se tornando popular na mídia. Esse livro teve sua primeira versão, em 1999, publicada em português, pouco antes do lançamento do filme Matrix. Nesta nova edição, a idéia central é do “Matrix Reloading” da mídia.

DownloadDownload


Pure Design

Pure Design – Mario Garcia (em inglês)

Livro de um dos grandes designers de jornais e responsável pelo redesenho de  mais de 500 veículos pelo mundo, traz dicas variadas e uma série de soluções de design baseadas em sua experiência de décadas na prática de design.  Da concepção, a formatação de páginas, a seleção de fotos,  o uso  e escolha do conteúdo, a definição de uma paleta de cores, a adequação tipológica para jornais, revistas, livros e sites entre outros.

DownloadDownload


Strategy of Giving

Strategy of Giving – Miikka Leinonen (em inglês)

STRATEGY of  GIVING é uma teoria simples e brilhante que explica porque as companies precisam dar mais coisas grátis para obter melhores lucros. Segundo o autor, o livro leva uma hora para ser lido e duas horas para ser compreendido.

DownloadDownload

Leia também:

 

11 Comentários para “Livros de Comunicação para Download Grátis – Parte 3”

  1. Tweets that mention Livros de Comunicação para Download Grátis – Parte 3 | oJornalista.com -- Topsy.com diz:

    […] This post was mentioned on Twitter by Marcelo Bloc and Bruno Cardoso, Fernanda Fabian. Fernanda Fabian said: RT @inexato: Livros de Comunicação Grátis para Download – Parte 3 – http://migre.me/bHPh – Acabou se sair do forno.. rs […]

  2. Recursos online « Apontamentos diz:

    […] Livros de Comunicação para download grátis http://www.ojornalista.com/2009/11/livros-de-comunicacao-para-download-gratis-parte-3/ 23 livros para download sobre social media […]

  3. modesto diz:

    o assunto super delecioso para consumo, por lado, para profisionais da area de comunicacao, por outro, para publico geral. obrigado Bruno

  4. romulo gonçalves junior diz:

    Parabéns pelo belíssimo trabalho…

  5. roger diz:

    preciso muito do livro: “o mundo dos jornalistas” da isabel travancas,se alguem souber de algum site que tenha esse material para download,agradeço.

  6. Lousanne Paiva diz:

    Amei seu blog!! perfeito!!!! livros interessantes para o universo dos jornalistas e comunicólogos em geral!

  7. João Paulo diz:

    O link para o livro Do Broadcast ao social Cast está quebrado. Procurei no 4shared e esse ta funcionando:

    http://www.4shared.com/document/yTJRVWsj/Do_Broadcast_ao_Socialcast.htm

    Espero ter ajudado.

  8. Gisele Pereira diz:

    Parabéns e Obrigada…

    pela oportunidade de degustar livros!

    Por favor, preciso desses livros no momento:

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

    DUARTE, Jorge (org.). Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mí¬dia: Teoria e Técnica. SP. Atlas, 2003. FENAJ. Manual
    Nacional de Assessoria de Imprensa. Rio de Janeiro: FENAJ, 1994, 2a edição
    KOTSHO, Ricardo. A prá¡tica da reportagem. SP. Ática, 2003. LAGE, Nilson. Teoria
    e técnica do texto jornalí¬stico. RJ. Elsevier, 2005. MASSARANI, Luisa; MOREIRA,
    Ildeu de C.; BRITO, Fátima (org.). Ciência e público: caminhos da divulgação
    cientí¬fica no Brasil. RJ. Casa da Ciência, 2002. MEDINA, Cremilda. Entrevista: o
    diálogo possí¬vel. SP.Ática. série Princípios, 2008 OLIVEIRA, Fabí¬ola.
    Jornalismo Cientí¬fico. SÃo Paulo, Contexto, 2005.

    Gostaria de saber se já os disponibilizou
    Se indica algum site que eu possa ler on line ou baixar…
    Obrigada, Gisele

  9. Anderson Peters diz:

    Olá! Tentei encontrar o livro Teoria e Técnica do Texto Jornalístico, do Nilson Lage, porém não encontrei…
    No Google dizia que aqui teria para download, mas não achei…

    PODEM ME AJUDAR?

  10. marcolino alexandre diz:

    Sendo professor Cardoso especialista em comunicação social para a área de tecnologias e situando-se num país em que tais condições estão disponibilizadas, já alguma vez pensou na troca de experiência com países como Moçambique e com estudantes de Mestrado em comunicação social? Penso que seria muito bom porque seria um dos primeiros a dedicar o seu saber a países do 3º mundo e 4º ou 5º em termos de tecnologias, por um lado como também abrir-lhe-ia caminhos para novas descobertas e necessidades de pesquisa e adequação de tais tecnologias e técnicas…

  11. Gabriel Marcelino da Silva diz:

    Muito obrigado por nos ajudar com esses conteúdo.

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).