Jornalismo Veja mais em Jornalismo

Jornalismo: O público enlutado lamenta e comunica seu falecimento

 
Jornalismo: O público enlutado lamenta e comunica seu falecimento
 

Capa Imprensa - Nº 250

A Revista IMPRENSA do mês de outubro, edição 250, publicou uma reportagem de capa muito boa sobre a já anunciada morte do modelo jornalístico atual. Afinal, “são muitos os sintomas que apontam uma falência múltipla de órgãos jornalísticos: fim da Lei de Imprensa, desregulamentação do profissional diplomado, crescimento vertiginoso das mídias sociais, queda nas circulações de imprenso mundo afora, migração de verbas publicitárias, cerceamento jurídico da liberdade de expressão, influência do Estado nos meios de comunicação… Se há um futuro incerto à espreita, um ‘novo jornalismo’ precisa ser criado”.

Os fatos são nítidos e urgem uma transformação radical do jornalismo, uma completa adequação ao universo digital da web 2.0 e da informação por segundo.

Em sete entrevistas com jornalistas, publicitários, pesquisadores, escritores, empresários, parlamentares, entre outros, a revista lista sete sintomas que indicam a falência do velho e bom Jornalismo

Além disso, na internet, a revista disponibilizou parte das entrevistas. Os entrevistados são (em ordem alfabética):

O ilustrador Gus Morais fez a “Lição de Anatomia do Doutor Gutenberg” que, basicamente, resume a reportagem. Basta clicar na imagem para ver em tamanho maior:

Liçao de Anatomia do Doutor Gutemberg

Conforme eu já disse, a leitura é recomendada para quem gosta, ou precisa gostar, do tema. Não são dadas propostas mirabolantes para uma possível resolução, pois elas ainda não existem, mas a idéia principal é de que um novo Jornalismo se faz necessário e precisa ser reinventado (urgentemente).

Leia também:

 

4 Comentários para “Jornalismo: O público enlutado lamenta e comunica seu falecimento”

  1. Tweets that mention Jornalismo: O público enlutado lamenta e comunica seu falecimento | oJornalista.com -- Topsy.com diz:

    […] This post was mentioned on Twitter by Bruno Cardoso and Raphael Couto, perin1979. perin1979 said: RT @heliopaz: RT @ojornalistacom: Jornalismo: O público enlutado lamenta e comunica seu falecimento – http://migre.me/ckAT […]

  2. Camila diz:

    Muito bom, senhor inexato!
    Acho que a gente já previa o fim do jornalismo desde o dia em que, paradoxalmente, comecamos nosso glorioso curso de Comunicacao Social. Mas voce sabe que eu sou a favor do fim do diploma, né?
    Beijao!

  3. Camila diz:

    Estou lendo um artigo na Harpers de novembro que trata da morte dos jornais impressos norte-americanos. Em breve, comentários por aqui, he.

  4. Imprensa: O Jornal Desaparecendo (desde 1941) | oJornalista.com diz:

    […] "1", {packages: "transliteration"}); Jornalismo: O público enlutado lamenta e comunica seu falecimento Nov […]

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).