O Mapeamento do Ensino de Jornalismo Digital no Brasil em 2010, um trabalho inédito no País, é o resultado de oito meses de trabalho. Informações coletadas em universidades de todo o Brasil fornecem um panorama não só do ensino do jornalismo online, mas também dos cursos de comunicação como um todo.
O trabalho foi produzido pelo Itaú Cultural, organizado por Alex Primo, e traz resultados que permitem enxergar como o novo profissional de jornalismo está sendo formado. Foram enviados 322 questionários a diversas faculdades de jornalismo do país, com 32% de resposta, um índice expressivo para pesquisas do tipo.
(via Blog do GJOL)
14/12/2010 às 9:57 am
Ainda não li o livro e por isso, a minha opinião pode estar errada, mas acho precária a quantidade de Instituições que aplicam a disciplina de Jornalismo Digital ou algo relacionado ao Jornalismo na Internet nos dias de hoje, principalmente por esse “BOOM” que está tendo.
Muitas vezes, os alunos se formam e mal sabem o que são redes sociais, como funcionam ou para que servem.
Seria interessante, longo nos dois primeiros anos da faculdade, termos aulas teóricas e práticas sobre o assunto, pois o mercado de trabalho para o jornalista está em constante evolução e cada vez mais abrem vagas de emprego nessa área.
Outra coisa que sinto falta, são cursos de pós-graduação focando esse assunto, são poucas opções.
Ótimo post! 🙂