Jornalismo Veja mais em Jornalismo

“Nenhum jornalista consegue competir com 500 milhões de fontes”

 
“Nenhum jornalista consegue competir com 500 milhões de fontes”
 

Nesse contexto surge o que eu considero o primeiro desafio do jornalismo: ser um filtro. Filtrar e organizar a informação, priorizando e aprofundando aquelas que são mais relevantes para a população. Trazer o que há de relevante e não mais a novidade. A era do “furo” acabou. Nenhum jornalista consegue competir com 500 milhões de fontes (que é, por exemplo, a população do Facebook) que estão diretamente conectadas às audiências. O novo desafio, que a meu ver cabe ao jornalismo, é organizar o caos informacional, desenhando o espaço social, trazendo as informações relevantes em determinados espaços, contextos e locais (sim, locais, porque o jornalismo precisa ser também hiperlocal).

Trecho extraído do post Desafios para o Jornalismo na Era da Hiperconexão da Raquel Recuero.

Leia também:

 

3 Comentários para ““Nenhum jornalista consegue competir com 500 milhões de fontes””

  1. Carolina Oliveira diz:

    Pois é, cara. A era é da informação, com toda a ppropagação de novas mídias e tecnologias onde a “notícia”, o precioso “furo jornalístico” não existe mais. Existe, sim, o bom e decente jornalista que, como foi citado, consegue filtrar ao mesmo tempo que consegue aprofundar certos fatos e questões. E aí vem esse “caos informacional” que faz confundir o fazer jornalístico hoje em dia. As palavras, aliás, as formas de linguagem/comunicação são tão diversas que o profissional que antes se sustentava prestigiosamente com sua matéria prima que, digamos, disputa com a banalização do mau uso dos livres acessos…

  2. Danniel diz:

    Bem pensado este tema. Além de saber filtrar os conteúdos bons, dos ruins, é necessário, na minha opinião, segmentar os assuntos. Acho que pode ocorrer uma banalização da recepção de informação, caso o sujeito tente dar conta de muita coisa. Isso pode fazer com que as pessoas conheçam muita coisa, mas de forma superficial o assunto.

  3. kika correa diz:

    -amei, estudo joranalismo e pretendoo a primorar meus conhecimentos

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).