Livros Veja mais em Livros

Livros de Comunicação Para Download Grátis – Parte 6

 
Livros de Comunicação Para Download Grátis – Parte 6
 

Depois de quase seis meses, eis que surge a sexta parte da coletânea de “Livros de Comunicação para Download Grátis”. Neste post são 20 novos livros.

Se você perdeu alguma lista anterior:

Convém lembrar que a maioria dos livros está no formato PDF, um padrão aberto e que qualquer pessoa pode usar. Há aplicativos gratuitos para Linux, Microsoft Windows e Apple Macintosh, alguns deles distribuídos pela própria Adobe (e que podem ser baixados aqui).

Para não perder o costume, quero deixar claro que todos os livros listados aqui são de distribuição gratuita e respeitam os devidos direitos autorais. Fico feliz que as pessoas sempre peçam livros, porém, muitas vezes eu não posso atendê-las por serem obras com direitos mais restritos, que proíbem a distribuição.

Continuo recebendo muitos comentários no blog, pessoas no Twitter, no Facebook e por email me pedindo uma série de livros que possuem diretos autorais mais restritos e que não podem ser compartilhados na internet. Infelizmente, não poderei atender tais pedidos.


40 Dias para Salvar seu Blog – Marcos Lemos

Mesmo os bloggers mais experientes, em algum momento precisam parar e rever seus objetivos e caminhos trilhados. Reconhecer os erros e buscar formas de melhorar o que se tem feito são uma garantia de que seu blog irá sobreviver a longo prazo.

DownloadDownload


Análise de Discurso Crítica da Publicidade: Um estudo sobre a promoção de medicamentos no Brasil – Viviane Ramalho

Neste livro, apresentamos resultados da pesquisa de doutorado “Discurso e ideologia na propaganda de medicamentos: um estudo crítico sobre mudanças sociais e discursivas”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília. O estudo tem como objetivo geral investigar na propaganda de medicamentos brasileira sentidos potencialmente ideológicos que contribuam para sustentar relações assimétricas de poder, sobretudo entre “leigos” e “peritos”, da saúde e da linguagem.

DownloadDownload


Cidadania Digital – Isabel Salema Morgado e António Rosas (Orgs.)

A cidadania como exercício político que se pratica no médium digital é uma realidade que paulatinamente vai aprofundando a acção participativa dos governados nos regimes democráticos, ou não deixa de ser um simulacro de uma realidade que é apenas visionada por alguns, mas cuja acção e efeitos são irrelevantes para os que efectivamente controlam o poder?

DownloadDownload


Comunicação e Marketing Digitais – Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal (Orgs.)

O livro traz à luz um debate necessário a respeito do ponto em que estamos nessa trajetória de mudanças, de adaptação e recriação de conceitos fundamentais do marketing e da comunicação no universo das organizações, sobretudo, diante da nova dinâmica de relacionamento pautada pela era digital, através da chamada mídia social.

DownloadDownload


Comunicação midiática: Matizes, Representações e Reconfigurações – Dafne Pedroso, Lúcia Coutinho e Vilso Junior Santi

A proposta deste livro surge a partir da ideia de estimular a divulgação e a circulação de pesquisas realizadas por estudantes de pósgraduação. A publicação inclui-se no âmbito das atividades do Grupo de Estudos sobre Imaginário, Sociedade e Cultura (GEISC/PPGCOM/PUCRS), o qual procura estimular a autonomia e a cooperação direta entre os acadêmicos.

DownloadDownload


Desafios do Jornalismo

O livro baseia-se em dados recolhidos após a realização de um inquérito dirigido a jornalistas dos principais meios de comunicação social de Portugal.
O objetivo deste relatório não é somente caracterizar sócio-demograficamente os jornalistas portugueses, mas sim obter uma percepção dos valores, práticas e atitudes que caracterizam o momento atual da profissão. Isso é, compreender a forma como o jornalista olha hoje para a sua profissão e para a envolvente.

DownloadDownload


Ensaios de Comunicação Estratégica – Eduardo J. M. Camilo

Por altura da comemoração do 18º aniversário da sua carreira docente na Universidade da Beira Interior, o autor, homenageia alguns amigos e aproveita para coligir uma amostra representativa de ensaios que é ilustrativa de diversos rumos e preocupações de investigação: a) A comunicação corporativa aplicada às autarquias locais (municípios); b) A análise do discurso político (cartazes político-partidários, Portugal, 1974-1975); c) As teorias da comunicação publicitária e a análise do discurso publicitário (comercial).

DownloadDownload


Estratégias e identidades midiáticas – Matizes da Comunicação Contemporânea – Daiana Staziak e Vilso Junior Santi (org.)

O e-book reúne sete olhares que privilegiam a Comunicação Midiática por meio de dois eixos: as estratégias comunicacionais e a configuração das identidades contemporâneas. Os textos foram extraídos de dissertações defendidas pelos alunos da segunda turma de egressos do Mestrado em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

DownloadDownload


Estudos em Comunicação Nº 8

Última edição da publicação semestral do LABCOM – online Communication LAB

DownloadDownload


Fluzz – Augusto de Franco

Fluzz nasceu a partir de reflexões intermitentes do autor durante a última década. Talvez tenha surgido do espanto com a palavra ‘Entidade’, tal como foi usada – com maiúscula – por Jane Jacobs (1961), em Morte e Vida das Grandes Cidades Americanas: “As inter-relações que permitem o funcionamento de um distrito como uma Entidade não são nem vagas nem misteriosas. Consistem em relacionamentos vivos entre pessoas…” Difícil saber agora, quase cinco anos após sua morte, tudo que ela queria realmente dizer com ‘Entidade’ (com maiúscula) e ‘relacionamentos vivos’ (que é diferente de relacionamento entre vivos). De qualquer modo, isso foi interpretado aqui como ‘viver a convivência’. Quando vivemos nossa convivência (social) produzimos um novo tipo de vida (humana). Essa é a idéia básica.

DownloadDownload


Jornalismo e convergência: Ensino e práticas profissionais- Claudia Quadros, Kati Caetano e Álvaro Larangeira (Orgs.)

O livro Jornalismo e convergência: ensino e práticas pro?ssionais é fruto de uma pesquisa interinstitucional que tem o apoio do Procad/Capes (O ensino do Jornalismo na era da convergência tecnológica. Metodologias, planos de estudo e demandas pro?ssionais). Nesta obra pesquisadores do Brasil, Espanha, Portugal e México discutem novas propostas teórico-metodológicas para o ensino do jornalismo digital. Diversas experiências de ensino também são relatadas, evidenciando problemas, busca de soluçoes, improvisações e criatividade diante de estruturas ainda em desenvolvimento do sistema de ensino.

DownloadDownload


Locast Civic Media: Internet Móvel, Cidadania e Informação Hiperlocal

Este livro é um relato da pesquisa Locast Civic Media, que, em novembro de 2009, esteve realizando o seu teste nas ruas de Porto Alegre. A união da Faculdade de Comunicação da PUCRS (Famecos) e do Mobile Experience Lab (MEL), do MIT, proporcionou este experimento que foi um exemplo de pesquisa aplicada na área da comunicação. O projeto envolveu alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores das duas instituições que em parte estão representados neste trabalho.

DownloadDownload


Mídias Sociais e Eleições 2010 – Paper Cliq

Com 23 artigos de articulistas convidados e selecionados, o ebook “Mídias Sociais e Eleições 2010” é a segunda publicação do tipo lançada pela PaperCliQ. Ano passado o ebook “#MídiasSociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões” movimentou a web brasileira.

DownloadDownload


Narrativa Hipertextual Multimídia – Marcelo Freire

O ebook “Narrativa Hipertextual Multimídia: um modelo de análise” é resultado da dissertação de mestrado do autor defendida no final de 2008 no Programa Pós Graduação em Comunicação e Ciências Contemporâneas da Facom/UFBA sob a orientação da Prof. Dra. Graciela Natansohn. A obra, lançada no final de 201o pela editora da FACOS/UFSM, discute e propõe uma metodologia de análise de reportagens no ciberespaço a partir da criação de linhas narrativas.

DownloadDownload


Para Entender as Mídias Sociais – Ana Brambilla (Org.)

Embora o título aponte para um “beabá” – a fácil compreensão norteou o trabalho dos autores -, este livro está longe de esgotar a amplitude do debate e dos conceitos que permeiam as redes de relacionamento. Na busca constante – e talvez eterna – de avançar nesses entendimentos, é preciso que você continue o debate, crie novas perspectivas. Só assim este livro terá cumprido a sua meta.

DownloadDownload


Partilhar Saberes – Volume 2 – Eduardo J.M. Camilo & FCO. Javier Gómez Tarín (Orgs.)

“Que práticas de comunicação estratégica decorrem da emergência dos novos contextos sociais, culturais, estéticos e éticos decorrentes da contemporaneidade”? Esta é a questão central subjacente ao segundo volume da colectânea de ensaios, editada em versão bilingue (Castelhano/Português) do projecto co-universitário, “Saberes para Compartir/Partilhar Saberes (do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Jaume I, de Castellón, Espanha, e do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior de Covilhã, Portugal).

DownloadDownload


Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas – Samuel Mateus

Já presente na antiguidade clássica, a publicidade – entendida como qualidade daquilo que é público e colectivamente mobilizador – continua a ser um conceito central das sociedades. A reflexão que agora se divulga procura avaliar as suas mutações contemporâneas a partir do seu projecto dramático-expressivo, e estrutura-se em dois momentos. O primeiro tem por referência um entendimento genealógico da categoria de publicidade. São identificados vários modelos históricos de compreensão da publicidade culminando com uma interpretação estético-figuracional das práticas sociais hodiernas. O segundo momento, desenvolvendo um dos elementos principais da figurabilidade pública, relaciona a publicidade com a lógica social do consumo. A abordagem sócio-antropológica do consumo retira-lhe o pendor económico e coloca-o no âmago das sociabilidades enquanto consumação: uma forma comunicativa caracterizada por uma acção material que empenha simbolicamente o indivíduo na reprodução do vínculo social. A consumação interpela publicamente o individual a inscrever-se no colectivo funcionando como uma força centrípeta que fornece ao indivíduo um modo de reconhecimento da pertença.

DownloadDownload


Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica – Debora Cristina Lopez

Telefones celulares, tablets, internet. Com a presença a cada dia mais freqüente de dispositivos multitarefa no cotidiano do público, os meios de comunicação são levados a revisar sua estrutura, suas rotinas e suas estratégias para alcançar o ouvinte. É desta mudança que trata Debora Cristina Lopez no livro “Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica”. Trata-se de uma análise a partir da convergência jornalística e da perspectiva tecnológica, que busca apontar tendências e perspectivas para o novo rádio.

DownloadDownload


Suprassumo MídiaBoom

O pessoal do Mídia Boom lançou essa semana o e-book Suprassumo Mídia Boom. O livro é uma seleção de 14 artigos dos melhores posts publicados no blog entre outubro e dezembro de 2010, que tratam essencialmente de comunicação, marketing, cases, ideias e estratégias digitais.
Para não ser um e-book com conteúdo idêntico ao já disponível no blog, os artigos passaram pela revisão de seus autores – com o auxílio dos editores –, que atualizaram e acrescentaram informações que julgaram relevantes, uma espécie de upgrade. Foram ainda adicionados a cada artigo os comentários agregadores, para prestigiar a interação e conhecimento da audiência.

DownloadDownload


Vitrine e vidraça: Crítica de Mídia e Qualidade no Jornalismo – Rogério Christofoletti (Org.)

A qualidade implica na autocrítica, no estabelecimento de metas e objetivos, no seu alcance e na avaliação contínua de práticas e processos. O jornalismo não apenas oferece produtos informativos, mas também se insere nas sociedades como um importante elo entre os públicos, ajudando a formar opinião, estabelecendo consensos, alimentando-se de controvérsias. Portanto, discutir qualidade no jornalismo está intimamente ligado ao exercício da crítica de mídia, à reflexão sobre democracia e responsabilidade social. Está também atrelado ao debate sobre a ética, a formação dos novos jornalistas, a inovação e a busca da excelência técnica. Tratar de qualidade conjuga preocupações de ordem econômica, política e metodológica, aspectos que auxiliam a construir novas bases para o jornalismo.

DownloadDownload


Boa leitura! 🙂

Depois de quase seis meses, eis que surge a sexta parte da coletânea de “Livros de Comunicação para Download Grátis”. Neste post são 18 novos livros.

Convém lembrar que a maioria dos livros está no formato PDF, um padrão aberto e que qualquer pessoa pode usar. Há aplicativos gratuitos para Linux, Microsoft Windows e Apple Macintosh, alguns deles distribuídos pela própria Adobe (e que podem ser baixados aqui).

Para não perder o costume, quero deixar claro que todos os livros listados aqui são de distribuição gratuita e respeitam os devidos direitos autorais. Fico feliz que as pessoas sempre peçam livros, porém, muitas vezes eu não posso atendê-las por serem obras com direitos mais restritos, que proíbem a distribuição.

Continuo recebendo muitos comentários no blog, pessoas no Twitter, no Facebook e por email me pedindo uma série de livros que possuem diretos autorais mais restritos e não podem ser compartilhados na internet. Infelizmente, não posso atender tais pedidos.

Leia também:

 

3 Comentários para “Livros de Comunicação Para Download Grátis – Parte 6”

  1. Cleson diz:

    Amigo,

    Seria possível disponibilizar para download alguns livros sobre marketing eleitoral?

    Abraço

  2. Os 11 posts mais lidos de 2011 | oJornalista.com diz:

    […] 6. Livros de Comunicação para Download Grátis – Parte 6 […]

  3. Marianne diz:

    Muito legal todos os livros que você conseguiu desponibilizar, mas se você conseguir o seguinte livro: MATTELART, A. Comunicação — mundo: história das idéias e das estratégias. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. Ficarei muitissímo grata.

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).