Briga Globo x Record: O sujo e o mal lavado

 
Briga Globo x Record: O sujo e o mal lavado
 
Guerra Globo x Record

Arte: Rafel Machado

O título bem que poderia ser: quando o jornal vira notícia, ou quando a rede de notícias é a notícia e deixa as notícias de lado… ou qualquer coisa do gênero.

Provavelmente você já está por dentro da briga entre a Rede Record e a Rede Globo, muito bem abordada pela minha amiga Ariane Fonseca. Caso você não tenha idéia do que estou falando: as duas decidiram que, ao invés de melhorar a qualidade da programação, a melhor forma de brigar pela audiência é arregaçando as mangas (e a ética) e partindo para o ataque (televisionando tudo em primeira mão).

Tudo bem que a única melhoria na qualidade da programação que daria Ibope seria a exibição de cinco BBBs (ou A Fazenda) ao ano, mas, os golpes utilizados pelas duas emissoras estão sendo mais baixos e apelativos que os “reality shows”. Chega a ser quase tão vulgar quanto falar mal da mãe em meio a uma briga de crianças. Quando o argumento acaba, o jeito é gritar: é a sua!

O que me chama a atenção, primeiramente, é que nenhuma das acusações é nova (de ambas as partes)! Todas já foram noticiadas milhares e milhares de vezes, sem nenhum final (feliz ou não) e acabaram em pizza sendo arquivadas. Inclusive, já foi feito até um documentário sobre a Rede Globo, em 1993, chamado “Muito Além do Cidadão Kane/Beyond Citzen Kane”, que já trazia as mesmas críticas feitas hoje à emissora do finado Roberto Marinho.

Outra coisa que percebi é que ninguém se defende. Ao invés disso, buscam mais e mais material para acusar a concorrente! Talvez, na tentativa covarde de esconder a própria culpa e dizer: “olha só, estou errado, mas ele também está”!

Todos sabem que, no Brasil, e em nenhum outro país, existe a tão falada democracia. Que a liberdade de imprensa virou liberdade de empresa. Que a imparcialidade é somente parcialmente imparcial. E, para finalizar, que usar um meio de comunicação de massa para proveito próprio e manipulação, infelizmente, é fato costumeiro.

Mas, eu gostaria muito de ver todo esse empenho desprendido por essas emissoras em causas um pouco mais nobres e úteis. Com notícias que realmente valessem a pena. Talvez assim, o nível do jornalismo (principalmente o televisivo) demonstraria sinais perceptíveis de melhora.

Minha opinião? Sinceramente, ambas as partes estão erradas. Tanto com as acusações batidas, como com a forma de acusação sem ética, com a energia desprendida no caso, que poderia ter sido melhor aproveitada, quanto em seus passados sombrios. Mas brasileiro é um povo sem memória, né?

As emissoras precisam aprender, de uma vez por todas, que o Ibope é a conseqüência e não a finalidade! Se não, acaba acontecendo essas coisas!

Ainda bem que (ainda) existe a Internet.

OBS: Bem que eu queria ter cadastrado esse post na categoria humor, mas realmente aconteceu tudo isso.

Leia também:

 

7 Comentários para “Briga Globo x Record: O sujo e o mal lavado”

  1. Guilherme Pereira diz:

    “Todos sabem que, no Brasil, e em nenhum outro país, existe a tão falada democracia. Que a liberdade de imprensa virou liberdade de empresa. Que a imparcialidade é somente parcialmente imparcial. E, para finalizar, que usar um meio de comunicação de massa para proveito próprio e manipulação, infelizmente, é fato costumeiro.”

    Mas, eu gostaria muito de ver todo esse empenho desprendido por essas emissoras em causas um pouco mais nobres e úteis. Com notícias que realmente valessem a pena. Talvez assim, o nível do jornalismo (principalmente o televisivo) demonstraria sinais perceptíveis de melhora.
    (…)

    “As emissoras precisam aprender, de uma vez por todas, que o Ibope é a conseqüência e não a finalidade! Se não, acaba acontecendo essas coisas!”

    Faço minhas essas suas palavras. Em todos os comentários que eu fiz sobre esse assunto, eu disse que o tempo que as duas emissoras perdem se agredindo é muito grande, tratando-se de telejornalismo. Esses 10 ou 15 minutos poderiam e deveriam ser gastos com o que realmente importa, com notícias de interesse de todos.
    Eu acho que o jornalismo no Brasil precisa melhorar, e muito. Com uma briga dessa quem sai perdendo é o telespectador brasileiro (que por pior que seja, adora essas baixarias).
    Acredito num jornalismo mais justo e melhor. Como estudante de jornalismo é o que eu desejo. Que ambas as emissoras caiam em si e reflitam sobre o que estão fazendo, a fim de melhorar.

  2. Mariely diz:

    Hahaha é por isso que evito ao máximo assistir TV… 😉

  3. Ueritom diz:

    Desculpe, mas peguei o bonde andando. Quais as acusações que estão sendo feitas uma contra a outra?

  4. Escudeiro da Verdade diz:

    Nesta briga, a Globo só fala a verdade, assim como a Record. Numa era carente de criatividade, e ética idem, sobraram apenas as baixarias plenamente aprendidas nos BBBs e Fazendas.
    Todo mundo já sabe das orgias com dinheiro público e INSS dos funcionários praticadas pelos quadrilheiros da Vênus Platinada. Assim como, é público o notória a sodomia praticada pelos bispos da Universal, utilizando o dinheiro dos fiéis idiotas. Globo, Record, SBT, Bandeirtante e outras, são todas farinha do mesmo saco. Que se dane o papel social da comunicação e viva o dinheiro.

  5. Ligia Uliana Pereira diz:

    Na verdade, quem perde é o povo, com o tempo perdido no festival de baixarias, ao invés de uma programação com mais qualidade. Disputar audiência no tapa não dá, né!!!! Uma categoria que sai ganhando muito é a dos políticos, assim esquece-se um pouco os escândalos do senado!

  6. vilson diz:

    Até hoje em nosso país a rede globo deitou e rolou, fez e a conteceu em tudo
    e contra todos.
    Nosso país é democrático e temos que ser respeitados como cidadões.
    Agora que a rede record esta trazendo noticias com uma mentalidade diferente
    a rede globo protesta como se fosse dona do nosso país…
    Sou um homem livre e quero continuar em um país livre.
    São duas empresas comerciais que se utilizam do espaço público – que não é delas, é da sociedade – para resolver pendências comerciais e empresariais. Isso é absolutamente incompatível com o Estado democrático.
    Sem dúvida é uma luta pela audiência. o fato de a Record a cada momento subir mais aceleradamente no Ibope, com resultados que nunca foram obtidos desde o surgimento da Globo. Desde que ela assumiu a liderança, nunca sofreu um abalo de audiência tão grande. Essa, sem dúvida alguma, é a razão central da investida da Globo contra a Record, ampliando e amplificando a manifestação do Ministério Público contra os proprietários da Record.
    Não tenho nada a ver com religião adoro meu país e quero ver nossa nação livre de políticos safados e empresas manipuladoras.

  7. EFS*** diz:

    é por umas dessas aí que prefiro levantar a bandeira de TVs com programações mais alternativas como a Cultura, Integração e até mesmo a Futura que, entre outras TVs regionais, têm um objetivo mais nobre, embora sejam tão marginalizadas.

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).